O bastonário dos médicos defendeu hoje que é preciso passar “uma mensagem muito forte” à sociedade para os doentes não terem medo de ir aos hospitais e se poder recuperar os atrasos nas consultas e cirurgias causados pela pandemia.
Os lares das misericórdias já testaram todos os utentes e colaboradores, com 64 mil testes realizados, mantêm uma taxa de letalidade por covid-19 em 0,4% e registam 901 casos de doentes recuperados, segundo um balanço hoje divulgado.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu hoje que os transpores públicos podem ser reforçados para que seja possível manter no interior o distanciamento social exigido devido à covid-19.
O diretor de serviço de doenças infeciosas do Hospital de São João (HSJ), no Porto, defendeu hoje que as regras associadas à prevenção de contágio pela covid-19 devem ser as mesmas, incluindo nos aviões, sob pena de ficarem "desacreditadas".
O presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), Alexandre Silva, fez hoje um apelo à Direção-Geral da Saúde (DGS) para que crie normas de segurança que permitam o regresso dos doentes às consultas e tratamentos hospitalares.
Os 19 utentes de um lar ilegal no concelho de Santarém que na terça-feira testaram positivo à covid 19 estão já na unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo, disse hoje o presidente do município.
As novas orientações para a utilização das Atividades de Tempos Livres (ATL) devido à covid-19 vão sair hoje, disse a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
O ensaio clínico europeu Discovery, que testa a eficácia de vários tratamentos contra o coronavírus, “suspendeu desde domingo” a inclusão de novos pacientes no grupo que recebia hidroxicloroquina, anunciou hoje o instituto de investigação francês Inserm, que coordena este estudo.
Um estudo internacional que visa perceber como é que a população olha para as habitações e cidades no contexto da covid-19 concluiu hoje que a maioria dos participantes portugueses gostava que a cidade fosse “mais verde e mais pedonal”.
O secretário de Estado da Saúde disse hoje que as duas fases de desconfinamento devido à pandemia de covid-19 “parece que correram bem”, mas ressalvou que é preciso “manter a mensagem de cautela e de prevenção”.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) apelou hoje às pessoas para que "deixem de ter medo" e vão aos hospitais porque estes "asseguram a qualidade do serviço" e "diferentes vias para doentes covid e não covid".
O Bloco de Esquerda entregou hoje um projeto-lei no parlamento que visa a atribuição de um subsídio de risco a todos os profissionais de saúde e a transformação gradual desse subsídio num estatuto de risco e penosidade.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse hoje que a situação atual na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se mantém a tendência de aumento de novos casos de covid-19, “já aconteceu” em outras zonas do país.
Portugal já fez mais de 770 mil testes de diagnóstico de covid-19 desde o início de março e conseguiu "passar a barreira" dos 20 mil em 15 de maio, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai procurar recursos para criar um Centro de Infecciologia no Hospital de São João (HSJ), no Porto, um projeto de 2,5 milhões de euros para tratamento, investigação e formação, foi hoje anunciado.
O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que há 39 pessoas infetadas com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, em 14 das 359 unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) revelou hoje que morreram 128 idosos por covid-19 nos lares da instituição, o que representa 0,4% do total de utentes que vivem naquelas estruturas residenciais.
O Centro de Acolhimento Temporário de Viana do Castelo, destinado à covid-19 e criado na pousada da Juventude da cidade, vai ser desativado no fim do mês sem ter recebido infetados, mas não será desmontado, foi hoje revelado.
O parlamento vai iniciar em breve o debate na especialidade dos projetos de lei da despenalização da morte medicamente assistida ou eutanásia, num grupo de trabalho criado para o efeito.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) defendeu hoje que Portugal deve ter uma “reserva estratégica” de equipamentos de proteção individual, lembrando que no início da pandemia houve profissionais que foram trabalhar com óculos de natação e máscaras de mergulho.
Representantes do setor social e solidário consideram urgente um reforço do apoio domiciliário a pessoas com carências e mais meios humanos para as instituições para fazer face à crise motivada pela pandemia de covid-19.
Portugal regista hoje 1.356 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que na terça-feira, e 31.292 infetados, mais 285, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
Três unidades de saúde do concelho de Ovar estão encerradas e sem data prevista de reabertura devido à falta de condições para criarem circuitos limpos que separem doentes com covid-19 dos restantes, revelou hoje a administração regional.
A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 350.608 pessoas e infetou mais de 5,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais dos países.