A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo suspendeu as férias a todos os médicos, enfermeiros e outros prestadores de cuidados primários do distrito de Évora, na sequência do surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz.
A Associação de Proteção e Socorro (APROSOC) reconheceu hoje que “faltaram chefes em Lisboa” para lidar com a pandemia da covid-19, advertindo que o município, como outros, não cumpriu a sua missão de proteção civil.
A ONU denunciou hoje a intimidação exercida pelas autoridades da China e da Rússia no contexto da pandemia de covid-19 e expôs como a realidade desta crise de saúde é negada no Brasil e nos Estados Unidos.
O número de mortos do surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) subiu para cinco, com o óbito de uma idosa, de 89 anos, que estava hospitalizada, informou hoje a câmara municipal.
O Governo vai assinar hoje três protocolos que vão permitir a criação de estruturas de acolhimento no norte, centro e sul do país para mulheres idosas vítimas de violência doméstica, tendo em conta a sua vulnerabilidade.
A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) considera que a aplicação de rastreio para a covid-19 tem riscos e defende que deve se feito um teste piloto para identificar e corrigir falhas de segurança.
O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) alerta que se não forem contratados mais profissionais de saúde “é impossível” os médicos retomarem toda a atividade e ao mesmo tempo darem assistência aos doentes infetados com covid-19.
O presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que é preciso transmitir aos doentes uma mensagem de confiança e dizer-lhes que se os hospitais estão a chamá-los é porque existem condições de segurança para os acolher.
Os médicos de Medicina Geral e Familiar estão “muito preocupados” com o impacto que a paragem durante três meses das consultas e dos tratamentos devido à pandemia de covid-19 pode ter nos doentes crónicos que carecem de um “acompanhamento permanente e cuidadoso”.
A Associação de Medicina Geral e Familiar considera que o “esforço incrível” feito pelos médicos de família e de saúde pública, que controlaram mais de 90% dos casos covid-19 em casa, evitou que os hospitais atingissem o limite.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, considera que o aumento do número de infetados por covid-19 na região se deve a “más chefias” e à falta de profissionais no terreno, exigindo respostas rápidas.
A Agência Internacional de Energia Atómica disse hoje que os ligeiros níveis de radioatividade detetados no norte da Europa não constituem perigo para a saúde e ambiente, mas desconhece a causa que provocou o fenómeno.
As sete praias fluviais do concelho de Seia vão funcionar este ano com regras de segurança extraordinárias, devido à pandemia causada pela covid-19, foi hoje anunciado pela Câmara Municipal.
O distrito da Guarda apresenta hoje um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Violência doméstica, homicídio conjugal, incêndios rurais, cibercriminalidade e ilícitos contra o sistema de saúde são alguns dos crimes de investigação prioritária segundo o diploma que define as prioridades em matéria de política criminal para o biénio 2020-2022.
Quarenta e quatro bombeiros estão atualmente infetados com covid-19 e 265 de quarentena, revelou hoje à Lusa a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, garantindo que está prevista a capacidade de resposta para o combate aos fogos.
A Região Autónoma da Madeira continua com 92 casos confirmados de covid-19, 90 dos quais recuperados e apenas dois doentes ativos, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).
A Assembleia Municipal de Coimbra repudiou hoje o “desmantelamento e destruição de serviços de referência” e a “delapidação de recursos” em saúde e exigiu que a administração do CHUC considere o Hospital dos Covões de “primordial importância”.
O PSD acusa o PS de destruir o SNS em Coimbra, em resultado designadamente da “insuficiência recorrente de meios financeiros próprios” para o Centro Hospitalar e Universitário e da “desqualificação” do Hospital dos Covões.
O PCP/Porto considerou hoje “central” que o Governo invista na habitação pública para dar resposta a pessoas em situação de sem-abrigo, não podendo essa responsabilidade ser transferida para as câmaras municipais.
O deputado social-democrata Maló de Abreu defendeu hoje que o Hospital Geral de Coimbra (Covões) deve ser valorizado no âmbito de uma estratégia para a cidade voltar a ser um grande centro da saúde em Portugal.
A Liga dos Bombeiros Portugueses pediu hoje uma reunião com “caráter de urgência” à secretária de Estado da Administração Interna para analisar as consequências do atual surto de covid-19 nos bombeiros e sua implicação no combate aos incêndios.
O novo presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Carlos Santos, negou hoje que esteja em curso qualquer processo de desqualificação do Hospital Geral (Covões).
O secretário de Estado da Saúde disse hoje estar “relativamente tranquilo” relativamente à capacidade de resposta de profissionais de saúde num período em que muitos iniciam gozo de férias e algumas regiões veem aumentar o número de casos covid-19.