As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Évora devem reforçar as medidas de segurança este fim de semana para prevenir casos de covid-19, porque os próximos dias serão “críticos”, recomendou hoje a união distrital do setor.
Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou 76% dos novos casos de covid-19, concentrando 284 das 375 novas infeções, com o Algarve a apresentar-se como a segunda região do país com mais casos diários.
A Iniciativa Liberal (IL) relativizou hoje as posições da Ordem contra a participação dos médicos no processo de legalização da morte medicamente assistida dado que não pode “obrigar ou proibir qualquer dos seus membros de realizar atos médicos legalmente previstos”.
A ministra da Saúde descartou hoje a possibilidade de uma cerca sanitária no Algarve, na sequência do surto de covid-19 em Lagos, referindo que não é esta medida que impede as pessoas de terem comportamentos de risco.
O doente infetado com covid-19 do Instituto Português de Oncologia (IPO) que morreu num hospital de Lisboa sofria de “doença avançada e múltiplas complicações prévias”, informou hoje a instituição.
O conselho da ilha das Flores quer que o Governo Regional dos Açores melhore os acessos a consultas de especialidade fora daquela ilha, através da "discriminação positiva" dos florentinos.
O número de infetados com covid-19 relacionados com uma festa ilegal em Lagos subiu para 90, casos que são maioritariamente de residentes no concelho, disse hoje a delegada regional de saúde do Algarve.
O papel e a exposição da Organização Mundial da Saúde à pressão e jogos dos países na resposta à covid-19 foram hoje escrutinados por peritos e diplomatas portugueses, unânimes em considerar a pandemia uma “oportunidade” para reforçar a solidariedade.
O presidente do Governo da Madeira declarou hoje que reabrir normalmente os aeroportos da região seria “suicidário”, sublinhando que está a ser montado o equipamento de testes de despiste da covid-19 para garantir o controlo da situação.
Um dos doentes infetado com covid-19 no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa e que foi transferido para outro hospital morreu, confirmou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal.
A Santa Casa da Misericórdia de Évora promove um estendal solidário, entre terça e quinta-feira, para disponibilizar roupa, sapatos e outros artigos aos mais carenciados, após verificar um aumento dos pedidos neste período da covid-19.
A diretora da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), Inês Cordeiro, disse hoje à Lusa existir na instituição um caso de covid-19, numa funcionária que não está em contacto com o público, tendo sido acionado o plano de contingência.
A linha telefónica para denúncia de violência contra crianças e jovens recebeu, no primeiro mês de funcionamento, quase cem chamadas, 24% feitas pelos progenitores e 15% foram encaminhadas para o Ministério Público, informou hoje o Governo.
Portugal regista hoje mais três mortos relacionados com a covid-19 do que na quinta-feira e mais 375 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os testes realizados a 340 funcionários da Câmara Municipal de Lagos para despistar a covid-19 deram negativo, depois de um surto originado numa festa ilegal ter desencadeado uma ação de rastreio no concelho, foi hoje anunciado.
A Volta a Portugal em bicicleta vai decorrer entre 29 de julho e 09 de agosto, assegurando o distanciamento social e sem concentrações com mais de 20 pessoas, disse hoje à Lusa fonte oficial da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O CDS-PP instou hoje o Governo a tornar públicas as medidas que estão planeadas para controlar a evolução da pandemia de covid-19 na região de Lisboa, considerando que este é um surto que está “fora do seu controlo”.
Uma idosa e 12 trabalhadores de um lar em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, testaram positivo para a covid-19, aguardando-se o resultado dos testes de outros funcionários e utentes, informou hoje o presidente da câmara.
O líder do CDS-PP disse hoje em Mafra que vai propor no parlamento a comparticipação social nos medicamentos para idosos carenciados, cujas fragilidades a pandemia veio reforçar.
O presidente do CDS-PP mostrou-se hoje preocupado com o facto de o Hospital Amadora-Sintra ter atingido o limite da sua capacidade no atendimento a casos de covid-19.
O PAN pediu explicações "urgentes" às ministras da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social sobre as condições de funcionamento do Lar do Comércio, em Matosinhos, onde morreram 23 utentes por covid-19.
Os rostos de 10 profissionais de saúde esculpidos pelo artista Vhils na porta de entrada do Hospital de São João, no Porto, formam, partir de hoje, uma homenagem aos "heróis" da "linha da frente" do combate à pandemia.
A ministra do Trabalho estimou hoje que o programa Número de Segurança na Hora (NISS na Hora) permitiu incluir 80.700 pessoas que estariam fora do sistema e excluídas de qualquer apoio social.
Os cinco projetos de lei de BE, PCP e CDS-PP e um projeto de resolução do PAN pela valorização e dignificação da carreira de enfermagem baixaram hoje à comissão da especialidade, sem votação, por 30 dias.