A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) voltou hoje a registar cerca de 85% dos novos casos de covid-19, com 225 das 266 infeções reportadas desde domingo, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O secretário de Estado da Saúde disse hoje que, em função da situação pandémica atual, “obviamente” não haverá público nos jogos da ‘final a oito’ da Liga dos Campeões de futebol, que vai ser disputada em Lisboa.
Um lar em São Domingos de Rana, em Cascais, registou um óbito e 41 dos 46 utentes estão infetados com o novo coronavírus, revelou hoje o coordenador do gabinete supressão de covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT).
A denúncia foi feita pela delegada espanhola na última reunião do organismo, presidido pelo médico português João de Deus que, em entrevista ao Canal S+, garante que estamos perante uma “desonestidade intelectual”, dado que o governo de Madrid está a assumir apenas metade dos infetados do que tem na realidade.
O número de infetados pela covid-19 subiu para 23 na urgência de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), dos quais 14 são doentes e nove são profissionais, informou hoje a instituição.
O coordenador do Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do IPO/Porto foi eleito co-presidente da HPV Action Network, um grupo de trabalho europeu que pretende, até 2030, implementar estratégias eficazes para eliminar todos os cancros causados pelo HPV.
O secretário de estado da Saúde garantiu hoje que “não há sobrecarga” das unidades de cuidados intensivos na zona de Lisboa, que tem uma ocupação de 66%, semelhante à média do resto do país.
Mais de 80% dos profissionais de saúde infetados com covid-19 recuperaram e estão de novo a trabalhar, segundo dados avançados hoje pelo secretário de Estado da Saúde, que se referia a mais de três mil profissionais recuperados.
O medicamento para a Doença de Parkinson da farmacêutica portuguesa BIAL foi aprovado pelas autoridades regulamentares do Japão, que é considerado o terceiro mercado farmacêutico a nível mundial, anunciou hoje a empresa.
Quatro meses depois do início da pandemia da COVID-19 em Portugal, os médicos apresentam os primeiros sinais de exaustão. O alerta é dado pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM) que preocupada com a hipótese de uma segunda vaga da doença no nosso país decidiu apresentar ao governo 10 medidas para salvar o SNS, como revelou ao Canal S+ a dirigente Guida da Ponte.
Portugal regista hoje mais quatro mortes causadas pela covid-19 do que no domingo e mais 266 infetados, cerca de 85% dos quais na Região de Lisboa e Vale do Tejo, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde.
O presidente do PSD, Rui Rio, considerou hoje que "a Direção-Geral da Saúde não tem estado à altura do problema", numa alusão à forma como tem sido gerida a questão da pandemia de covid-19.
O PPM/Açores solicitou hoje a audição da secretária regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, na Assembleia Regional, sobre o inquérito realizado acerca da alegada "promiscuidade" entre o Hospital de Ponta Delgada e clínica privada do Bom Jesus.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas um novo caso positivo de covid-19 na ilha de São Miguel, relativo a uma mulher, não residente na região, que desembarcou no arquipélago proveniente do território continental.
A secretária de Estado adjunta e da Saúde afirmou hoje que o Governo está em contacto com os países emissores de turistas para que a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal seja encarada como “dinâmica” e sob permanente avaliação.
A pandemia da covid-19 já matou mais de 501.000 pessoas em todo o mundo desde que a doença foi detetada na China, em dezembro, segundo um balanço da agência AFP até às 11:00 TMG (10:00 em Lisboa) de hoje.
Miguel Pavão é o novo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), de acordo com os resultados do escrutínio publicados no ‘site’ da ordem, que indicam um universo de 4.748 votantes, num total que ronda os 11 mil dentistas.
A China aprovou hoje uma vacina contra o novo coronavírus, para uso interno no Exército de Libertação Popular, as forças armadas do país, após resultados positivos nos ensaios clínicos.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), no Porto, vão procurar marcadores genéticos em indivíduos do Norte do país com o intuito de perceber o que os torna mais suscetíveis ou resistentes à infeção pelo SARS-CoV-2.
Treze elementos dos Bombeiros Voluntários de Queluz testaram positivo à covid-19, depois de dois de técnicos da equipa de emergência pré-hospitalar terem acusado sintomas na última semana, revelou hoje à agência Lusa o comandante daquela corporação.
O número de vítimas mortais do surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) subiu hoje para quatro com a morte de uma mulher de 91 anos, informou a câmara municipal.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou hoje que “estigmatizar algumas freguesias” em relação à pandemia não resolve o problema e apresentou propostas “para aumentar a oferta de transportes públicos coletivos” e proteger a saúde das populações.
A Universidade de Évora vai receber quase 2,4 milhões de euros de apoios comunitários, através do programa Alentejo 2020, para contratar 19 doutorados e seis mestres para 13 das suas unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D).
A Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) está a desenvolver um projeto que visa avaliar e comparar o estado inflamatório e a resolução da inflamação em doentes infetados com o novo coronavírus, assim como identificar novos alvos terapêuticos.