A generalidade de Portugal continental entrou hoje às 00:00 em situação de alerta devido à pandemia de covid-19, com exceção da Área Metropolitana de Lisboa, onde 19 freguesias continuam em situação de calamidade e as restantes passam a contingência.
O pneumologista Filipe Froes considerou hoje que o país teve uma estratégia no confinamento devido à pandemia de covid-19, mas faltou “uma estratégia clara” no desconfinamento.
O ex-ministro da Saúde Correia de Campos alertou hoje para os “dias difíceis, até mais que os atuais”, nos próximos meses, devido à covid-19 e a 1,5 milhões de pessoas que vão andar pelo país até setembro.
A ministra da Saúde, Marta Temido, recusou-se hoje a comentar críticas do presidente da Câmara de Lisboa sobre a gestão da pandemia de covid-19 na região, mas disse compreender a preocupação de todos no momento atual.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Jordão, do Centro de Saúde da Lourinhã reduziu o horário de atendimento por ter metade dos profissionais em quarentena, após um médico se encontrar infetado pela covid-19, disse hoje fonte da direção.
A Madeira continua com 92 casos notificados de covid-19, 90 dos quais recuperados e dois infetados ativos, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).
A vice-presidente da administração regional de saúde de Lisboa afirmou hoje que já há equipas conjuntas a trabalhar nas freguesias mais afetadas pela covid-19, alertando que os resultados não aparecem de um dia para o outro.
O administrador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência afirmou hoje que, após um parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados, está a ser revisto o projeto da aplicação de rastreio da covid-19.
O Comando Nacional da GNR indicou hoje que 29 militares afetos a cinco Postos Territoriais do distrito de Bragança foram colocados em isolamento, por terem estado em contado com um outro miliar que testou positivo para a covid-19.
As propostas do BE, PCP, Chega e de Joacine Katar Moreira para a implementação de suplementos remuneratórios a profissionais de saúde que combatem a covid-19 foi hoje chumbado no parlamento.
Foi desta forma que a Ordem dos Médicos respondeu ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina que afirmou ontem na TVI que “com maus chefes e pouco exército, nós não conseguimos ganhar esta guerra”.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) realizou desde maio mais de 11 mil consultas não presenciais num total de 42 mil, evitando a deslocação dos utentes às unidades hospitalares durante a pandemia, anunciou hoje.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) exigiu hoje à revogação imediata da suspensão das férias dos clínicos do distrito de Évora, até ao dia 10 de julho, "imposta" pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.
A comunidade Alcoólicos Anónimos (AA) adotou “com sucesso” o esquema de reuniões ‘online’ para ultrapassar o impedimento das reuniões presenciais devido à pandemia de covid-19 e chegou a receber novos elementos por essa via.
Enfermeiros de cinco países, incluindo Portugal, lançaram um manifesto a reivindicar às instituições empregadoras adequadas condições de trabalho, equipamentos de proteção individual apropriados, ambientes de trabalho saudáveis e seguros e justa remuneração.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou hoje a iniciativa do Centro Português de Serigrafia (CPS) de oferecer uma serigrafia coletiva a hospitais e outras entidades de saúde para agradecer o combate à pandemia covid-19.
O Governo dos Açores vai proceder à majoração extraordinária dos apoios às Casas de Saúde em 60 euros do valor mensal por utente, face ao acréscimo de custos para prevenção da infeção por covid-19.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) reclamou hoje medidas de fixação destes profissionais no país, afirmando que está a ser diretamente confrontada, “com muita insistência”, com pedidos de recrutamento por parte de outros países.
Os deputados aprovaram hoje uma proposta do PCP que prevê o reforço da contratação de profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da abertura de concurso no prazo de três dias.
O ministro das Infraestruturas afirmou hoje que “é inviável” cumprir com o distanciamento social dentro dos comboios devido à pandemia da covid-19, manifestando-se preocupado com a perda de 12 milhões de euros por mês na CP-Comboios de Portugal.
A nova unidade de cuidados continuados de média duração e reabilitação do Hospital da Misericórdia de Valpaços entra em funcionamento dia 02 de julho e é uma “mais-valia para toda a região”, disse hoje à Lusa o provedor.
O Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Aveiro retoma a prestação de cuidados durante 24 horas a partir de quarta-feira.
Os bombeiros voluntários que atuam nas 19 freguesias em situação de calamidade da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão realizar testes de diagnóstico à covid-19, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).
Associações de profissionais de proteção de dados ouvidas pela Lusa saudaram o parecer cauteloso da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) sobre a aplicação de rastreio de contactos para a covid-19, divergindo sobre a utilidade dessa tecnologia.