A Madeira registou hoje cinco novos casos de covid-19, todos importados, elevando para 104 o total de infeções ativas no arquipélago, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), apontando que há também 18 situações em estudo.
Quatro médicos militares das Forças Armadas estão a prestar apoio ao hospital de Beja, desde o passado dia 08, na sequência do surto de covid-19 registado na unidade, que infetou 36 profissionais, foi hoje revelado.
A Escola Básica da Quinta da Granja, em Castelo Branco, foi encerrada, porque a investigação "considerou de risco" todos os profissionais da escola, que foram testados e colocados em quarentena, explicou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
O Presidente da República apelou hoje a que todos os cidadãos sejam responsáveis no cumprimento das regras sanitárias e destacou que “se houver uma parte que não queira fazer” será “um todo que sofrerá”.
O atual e os antigos Bastonários da Ordem dos Médicos decidiram escrever uma carta aberta à Ministra da Saúde para que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) lidere a resposta a dar aos doentes COVID e não COVID-19.
O PSD considerou hoje que o Serviço Nacional de Saúde atravessa uma situação de “caos instalado” que poderá culminar numa “tragédia”, e defendeu que “não é o tempo de esperar por milagres”, mas ouviu críticas de não apresentar propostas.
O presidente da Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC), José Bourdain, considerou hoje “estranhíssimo” a rede destes cuidados ter uma ocupação tão baixa, numa altura em que há “imensas dificuldades” no acesso.
O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, defendeu hoje que na luta contra a covid-19 é urgente um plano operacional de gestão, “coordenação no terreno” e um papel de liderança do Ministério da Saúde.
A ministra da Saúde revelou hoje que estão ocupadas 6% das camas que poderão ser utilizadas por doentes com covid-19 nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e no Porto e 18% das camas em unidades de cuidados intensivos.
A comissária portuguesa, Elisa Ferreira, anunciou hoje, através da rede social Twitter, que entrou em quarentena após um membro da sua equipa ter testado positivo ao covid-19.
Em entrevista ao Canal S+, Carina Freitas, pedopsiquiatra com doutoramento na área das ciências médicas e neurociências no Instituto de Ciências Médicas da Universidade de Toronto, revelou que os estímulos que damos ao cérebro podem levar a uma reabilitação neurológica, dando como exemplo um caso de uma mulher que sofreu um AVC.
O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, testou positivo à covid-19 e vai manter-se em confinamento por indicação das autoridades de saúde, divulgou hoje o autarca.
A Escola Básica da Quinta da Granja, em Castelo Branco, foi hoje encerrada, depois de a Unidade de Saúde Pública ter decretado isolamento profilático a professores e funcionários durante 14 dias.
A ministra da Saúde afirmou hoje ter lido com atenção a carta aberta dos bastonários dos médicos e concorda que este é o momento de o Serviço Nacional de Saúde (SNS) mostrar aos portugueses que “valeu a pena” investir nele.
O Instituto de Toxicologia e Ciências Forenses espanhol detetou um aumento de 900 por cento em intoxicações acidentais com gel hidroalcoólico em crianças durante a pandemia.
O surto nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Bragança tem mais 23 idosos infetados e já atingiu 140 dos cerca de 170 utentes, dez dos quais morreram, segundo dados atualizados hoje pela instituição.
O cérebro é o órgão que torna possível o funcionamento do nosso corpo e por isso é sensível aos estímulos dos sentidos, como a visão, a audição, o olfato ou o tato.
A ministra da Saúde, Marta Temido, esclareceu hoje que o período de isolamento profilático para pessoas infetadas com o novo coronavírus não foi alterado, mas sim o critério da alta clínica.
As regras e orientações sobre a forma como lidar com a pandemia de covid-19 nas escolas estão a ser revistas e "afinadas", anunciou hoje a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.
O presidente do Lisbon Institute of Global Mental Health, José Miguel Caldas de Almeida, alertou hoje que a prevalência de doenças mentais vai agravar-se face à possibilidade de a pandemia provocar dificuldades financeiras com a perda de empregos.
A ministra da Saúde disse hoje que no início da próxima semana a Linha SNS24 vai voltar, tal como já aconteceu no passado, a poder prescrever testes laboratoriais para a SARS-CoV-2.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que vai ser elevado o nível de alerta para situação de calamidade no território nacional, uma decisão acompanhada por um conjunto de novas medidas, visando travar a expansão da pandemia.
A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, inaugurou hoje um canal educativo online em Brazzaville, foi anunciado.
Perto de 11 mil doentes que estavam internados nos hospitais públicos foram colocados em unidades de cuidados continuados e mais de 1.000 idosos em lares, entre março e setembro, para libertar camas nos hospitais.