Com o número de novos infetados a subir de dia para dia em Portugal, Henrique Barros garante que o cenário era bastante previsível. Em entrevista ao Canal S+, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde mostra-se convicto que “o número de óbitos irá subir” e por tudo isto “devemos perguntarmo-nos porque é que não fomos capazes de modificar o curso das coisas”, sublinha o professor de epidemiologia da Universidade do Porto.
A Comissão Europeia lançou hoje uma plataforma de partilha de informações das primeiras aplicações nacionais de alerta e rastreio de contactos no âmbito da covid-19, que inclui apenas quatro Estados-membros, podendo Portugal aderir em novembro.
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu hoje que a Comissão que o partido propôs, de acompanhamento à pandemia, avalie as possíveis restrições a impor à população no combate à covid-19.
A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (CDHOA) detetou indícios de “violação grave” de direitos humanos no Lar do Comércio, em Matosinhos, e o “incumprimento reiterado” de orientações recebidas em vistorias, indica um relatório hoje divulgado.
A aplicação de rastreio 'Stayaway Covid' conta com mais de dois milhões de utilizadores e de 323 códigos inseridos de utilizadores que testaram positivo para o novo coronavírus, revelou hoje o instituto de engenharia do Porto responsável pelo seu desenvolvimento.
Seis utentes e um funcionário do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, estão infetados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, informou em comunicado a instituição.
O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, reiterou hoje que a pandemia de covid-19 reforça “de forma ainda mais clara” a importância de uma agenda verde, que tem de ser “executada de forma mais rápida”.
O grupo parlamentar de Os Verdes perguntou hoje ao Ministério da Saúde quando prevê realizar um estudo epidemiológico aos antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU) e seus familiares, atendendo às "doenças graves que os afetam".
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.114.836 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
A 2.ª fase da vacinação contra a gripe arrancou hoje em Lisboa com a abertura de vários postos de atendimento na cidade para permitir que a operação decorra de “forma muito mais rápida e seja feita em segurança”.
Investigadores da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) concluíram que as crianças expostas à diabetes das mães durante a gravidez apresentam valores de pressão arterial mais elevados, o que potencia o risco de desenvolverem hipertensão na vida adulta.
O Presidente da República defendeu hoje que "é muito importante ouvir todos, quanto mais melhor" sobre a forma como Portugal está a combater a covid-19 e as suas consequências económicas e sociais, porque todos estão "no mesmo barco".
A Ordem dos Advogados considerou hoje existirem “indícios de violação grave dos direitos humanos e dos direitos de liberdade e garantias consagrados na Constituição” no surto de covid-19 ocorrido no lar de Reguengos de Monsaraz (distrito de Évora).
O Centro Escolar de Gonçalo, na Guarda, não retomou hoje as atividades letivas por duas funcionárias da Componente de Apoio à Família (CAF), estarem infetadas com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, foi hoje anunciado.
A Escola Secundária de Amarante tem 10 alunos que testaram positivo para o novo coronavírus, encontrando-se, atualmente, duas turmas em isolamento profilático, de acordo com a direção do estabelecimento.
A deputada do PCP Diana Ferreira defendeu hoje a criação de duas estruturas de retaguarda, uma no Porto e outra na região do Vale do Sousa, para dar resposta às necessidades de internamento por covid-19 no distrito do Porto.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vacinou-se hoje contra a gripe, na Unidade de Saúde Familiar (USF) Descobertas, em Lisboa, para "dar o exemplo" e incentivar os portugueses a fazerem o mesmo.
Cinco utentes e dois funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel estão infetados com o novo coronavírus, segundo o município.
Nas semanas 10 a 26 de 2020 (março a junho), na primeira vaga de covid-19, registaram-se mais 168 mil mortes na UE do que na média dos quatro anos entre 2016 e 2019, divulga hoje o Eurostat.
O lar de idosos privado Casa de Repouso Afonso, em Macedo de Cavaleiros, tem 12 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, a maior parte dos quais sem sintomas da doença covid-19, informou hoje a direção.
Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver “testes rápidos e de baixo custo” para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).
A Brigada Estudantil denunciou hoje a falta de condições nas residências do serviço de ação social da Universidade de Lisboa onde vivem estudantes infetados com o vírus SARS-COV 2 e exigiu uma resposta que salvaguarde a sua saúde.
Mais de 40 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus foram oficialmente registados em todo o mundo desde o início da pandemia, dos quais 2,5 milhões nos últimos sete dias, o número mais alto declarado numa só semana.
Os idosos que estão nos lares podem receber mais do que uma visita por semana, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), que deixa nas mãos das autoridades de saúde locais a possibilidade de voltar a suspendê-las.