Em mais de 50 países os níveis da fome continuam “graves” e “alarmantes” e os progressos mantêm-se “demasiados lentos”, indicou a última edição do Índice Global da Fome, alertando ainda para o impacto das várias crises que agitam 2020.
A celebração do Natal este ano na Europa vai “depender muito” das medidas adotadas agora pelos países europeus para combater a pandemia de covid-19, avisa o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) não recomenda a utilização generalizada de máscara no exterior para combater a covid-19, defendendo antes a sua utilização quando não é possível garantir distanciamento, como implementado em Portugal.
O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) defende que o confinamento geral da população deve ser o “último recurso” a adotar na Europa para conter a covid-19, insistindo também que as escolas devem permanecer abertas.
O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o “sério risco” de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve por causa da covid-19, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência.
O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o aumento nos internamentos em Portugal devido à covid-19, avisando que este poderá apenas “o início” se as autoridades portuguesas não atuarem para conter o vírus.
Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes.
A radiação solar ultravioleta (UV) demora entre três a dez horas a eliminar o novo coronavírus das superfícies exteriores no verão, em Lisboa, e mais de 20 horas no inverno, segundo um estudo de investigadores portugueses.
A experiência acumulada nos meses de março a maio com a pandemia já permitiu libertar profissionais de vários procedimentos, mas o Hospital de São João, no Porto, avisa: a rede tem de estar organizada e não existe só covid-19.
As “doenças de inverno” que habitualmente lotam os serviços dos hospitais ainda não chegaram, mas no de São João, no Porto, há alas esgotadas devido à “pressão” da covid-19, algo que os especialistas veem com “muita preocupação”.
O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros.
Carlos Robalo Cordeiro é um dos pneumologistas portugueses mais consagrados. Em plena pandemia da COVID-19 com os internamentos hospitalares a atingirem números cada vez mais preocupantes, o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra garante, em entrevista ao Canal S+, que “é fundamental termos uma vacina e uma terapêutica antivírica” e lamenta que “as autoridades tratem os portugueses como se fossem crianças”.
Investigadoras da Universidade de Oxford sugerem parâmetros padronizados para comparar as candidatas a vacinas contra a covid-19 e depois da sua aprovação recomendam estudos complementares de modo a avaliar a eficácia contra casos de doença grave, num artigo hoje publicado.
O Governo brasileiro informou hoje que o país somou 549 mortes e 29.787 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, num total de 157.946 óbitos e 5.439.641 infetados desde o início da pandemia.
O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar, reiterou hoje a disponibilidade dos hospitais privados em dar resposta à pandemia da covid-19 e a outras doenças, realçando a "relação inexistente" com o Governo.
A Câmara Municipal de Matosinhos decretou hoje o encerramento dos centros comerciais às 21:00 e pede ao Governo que “adote medidas” para os concelhos da Área Metropolitana do Porto “mais afetados” pelo aumento de novos casos de covid-19.
O parlamento informou hoje ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação das autoridades de saúde.
Um grupo de médicos assinou uma carta de resposta à que foi enviada pelo atual e ex-bastonários dos médicos à ministra da Saúde, descrevendo-os como “influenciadores” motivados por interesses pessoais e mercantilistas contrários aos do Serviço Nacional de Saúde.
O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou hoje que é "tempo de unidade no país" e é preciso "falar verdade" quanto à pandemia da covid-19, considerando que um novo confinamento generalizado "seria devastador".
O 'call center' do Grupo Luz Saúde, em Vila Real, tem 13 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, disse hoje à agência Lusa fonte da empresa.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) vão financiar com 200 milhões de euros um programa de 400 milhões para modernizar infraestruturas de cuidados continuados e apoio a idosos em Portugal, divulgou o BEI.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai fazer na quarta-feira um discurso, transmitido pela televisão, para anunciar medidas de combate ao avanço da pandemia do novo coronavirus, anunciaram hoje os serviços da Presidência.
A Ordem dos Enfermeiros Norte denunciou hoje a “situação insustentável” do Hospital Padre Américo, em Penafiel, apontando que às 22:00 de segunda-feira a área respiratória do serviço de urgência tinha 115 doentes, 29 dos quais casos confirmados covid-19.
O Governo divulgou hoje a proposta que apresentou ao Bloco de Esquerda, durante as negociações para a viabilização do Orçamento do Estado, para a contratação de 4.342 profissionais de saúde ao longo do próximo ano.