Os funcionários públicos que discordem da decisão do empregador de não aplicar o teletrabalho podem contestar junto da Inspeção-Geral de Finanças ou inspeções setoriais, disse hoje fonte oficial do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública.
Um estudo internacional, coordenado em Portugal pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluiu, tendo por base o testemunho de 1.500 médicos de família, que a pandemia "agudizou" as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde.
O ministro da Administração Interna defendeu hoje que o Governo nunca teve dúvidas sobre a solidez jurídica das suas medidas mesmo fora do quadro do estado de emergência e pediu mobilização geral no combate à pandemia.
Os autarcas do Tâmega e Sousa pediram hoje à ministra da Saúde um reforço de profissionais, nomeadamente no hospital de Penafiel, porque “quem está a trabalhar está exausto”, somando-se os “infetados ou em isolamento profilático” devido à covid-19.
A deputada socialista Isabel Moreira considera que o decreto presidencial de estado de emergência representa um "desvio de poder constitucional" e adverte que o parlamento deve aprovar rapidamente uma lei que habilite o Governo a atuar.
O parlamento autorizou hoje o Presidente da República a declarar o estado de emergência em Portugal a partir de segunda-feira para permitir medidas de contenção da covid-19, com votos a favor de PS, PSD e CDS-PP.
O líder parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia, recusou hoje aderir ao "unanimismo", mas indicou que o partido vai votar favoravelmente a declaração do estado de emergência, justificando que a situação é de "uma grande gravidade".
A ministra da Saúde, Marta Temido, mostrou-se hoje preocupada com o aumento da letalidade da covid-19, no dia em que Portugal voltou a atingir um novo máximo de casos diários de infeção e registou 52 mortes nas últimas 24 horas.
O número de pedidos de empréstimo para pagamento da renda recebidos pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) ascendeu a 2.932, dos quais 1.001 foram indeferidos devido a desconformidades como inexistência de contrato de arrendamento.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai reforçar “no imediato” a capacidade de internamento para doentes com covid-19 com mais 40 camas de enfermaria, passando de 80 para 120 vagas, um aumento de 50%, anunciou hoje a instituição.
A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje que “o mercado não tem a disponibilidade de outros momentos” no que se refere ao recrutamento de profissionais para acudir à pandemia da covid-19, mas frisou que Portugal “não é exceção”.
A Itália sofreu um novo aumento nos casos de covid-19 e registou 37.809 novas infeções nas últimas 24 horas, elevando o total para 862.681 desde o início da pandemia em fevereiro.
A União de Associações do Comércio e Serviços aplaudiu hoje a criação do programa Apoiar.pt, para micro e pequenas empresas do setor, mas reivindica um novo regime de ‘lay-off’ simplificado e uma análise “detalhada” do teletrabalho obrigatório.
O BE vai viabilizar a declaração do estado de emergência por 15 dias pela abstenção “para que não faltem ao Governo mecanismos para responder à pandemia”, não votando a favor devido à indefinição em matérias como o recolher obrigatório.
O PS defendeu hoje que o projeto de decreto presidencial de estado de emergência caracteriza-se pela proporcionalidade "em todas as suas vertentes", pelo "equilíbrio" em relação aos sacrifícios pedidos e pela razoabilidade face ao atual contexto.
O presidente do PSD defendeu hoje que a situação do país não dá margem de manobra para “retóricas estéreis ou aproveitamento partidário” de descontentamentos, dizendo que cabe ao Governo “a responsabilidade” da utilização seletiva do estado de emergência.
A Assembleia da República cumpriu hoje um minuto de silêncio em “homenagem às vítimas mortais da covid-19” em Portugal.
O líder parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia, questionou hoje a razão da ausência do primeiro-ministro no debate parlamentar sobre o novo projeto de decreto do Presidente da República que declara o estado de emergência.
A secretária de Estado da Administração Interna disse hoje que estão já a funcionar em Lisboa e no Porto duas Estruturas de Apoio de Retaguarda para acolher pessoas com covid-19 sem necessidade de internamento hospitalar e utentes de lares.
A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje que o Hospital de Penafiel, que chegou a registar 10% dos internamentos covid-19 a nível nacional, está no “centro do furacão”, mas assegurou que foram assumidos compromissos para garantir meios imediatamente.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) prevê implementar até março um grupo de trabalho para preparar a resposta dos Estados-membros a emergências em saúde pública, no contexto da pandemia de covid-19, conforme decisão tomada hoje.
Portugal volta hoje a atingir um novo máximo de casos diários de covid-19 ao contabilizar mais 5.550 infeções nas últimas 24 horas e regista 52 óbitos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Polícia Metropolitana de Londres deteve quase 200 pessoas na sequência de protestos anti-confinamento realizados na quinta-feira, quando entraram em vigor as restrições destinadas a travar a pandemia covid-19, revelou hoje.
A área de intervenção da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) tem, atualmente, 416 casos com resultado positivo de infeção pelo novo coronavírus e 13 internados em enfermaria, foi hoje anunciado.