O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, suspendeu hoje a compra de centenas de milhões de seringas quando o país necessitará para lançar uma campanha nacional de vacinação contra a covid-19.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) revelou hoje que tem disponíveis sete das 120 camas para tratamento de doentes com covid-19, admitindo suspender a atividade cirúrgica e médica programada e não urgente, para libertar recursos humanos, camas e equipamentos.
O Presidente da República decretou hoje a renovação do estado de emergência por mais oito dias, até 15 de janeiro, para permitir medidas de contenção da covid-19.
A prevalência de anticorpos para o SARS-CoV-2 foi superior nos estudantes da Universidade do Porto (U.Porto) com idades entre os 30 e 34 anos e mais de 40, segundo os resultados divulgados hoje do programa de testes serológicos.
Mais de um milhão de residentes na União Europeia já receberam uma dose da vacina contra a covid-19, com os dinamarqueses, alemães e italianos a liderarem o processo, segundo um relatório divulgado hoje pela agência France-Press (AFP).
O presidente do CDS-PP considerou hoje que a pandemia de covid-19 "está descontrolada" e exigiu ao Governo que tome "medidas urgentes", como a inclusão dos idosos com mais de 80 anos na primeira fase da vacinação.
A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) mandou regressar três enfermeiras cedidas há cinco anos, por serem “imprescindíveis todos os profissionais com vínculo” devido aos funcionários que estão com covid-19 ou em isolamento profilático.
Três pessoas das cerca de 10 que a Associação Social, Cultural e Espiritualista de Viseu apoia com refeições quentes “não estão a ser ajudadas”, devido às “restrições” impostas pela pandemia, disse uma responsável da instituição.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) advertiu hoje que “é provável” que as baixas temperaturas tenham repercussões sobre a mortalidade nos próximos dias, nomeadamente nos idosos, recomendando medidas para evitar os efeitos negativos do frio na saúde.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) defendeu hoje que os estudantes de enfermagem em ensino clínico devem considerados prioritários para a vacinação contra a covid-19, alegando que estão expostos aos mesmos riscos que os outros profissionais de saúde.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses alertou hoje que o Hospital dos Covões, em Coimbra, está "em rutura" e considerou que o aumento de camas para doentes com covid-19 tem de ser acompanhado por um reforço de profissionais.
As primeiras vacinas da Moderna, cuja comercialização foi hoje autorizada pela Comissão Europeia, chegam a Portugal nos “próximos dias”, anunciou o coordenador da “task-force” para o plano de vacinação contra a covid-19.
Quarenta e quatro pessoas estão infetadas com covid-19 no lar de Santa Teresinha, na Ericeira, no concelho de Mafra, confirmou hoje à agência Lusa a delegada de saúde.
Os partidos repetiram hoje as posições contra ou de incerteza em relação à renovação do estado de emergência, desta vez por apenas oito dias, e criticaram "a inação" das Brigadas de Intervenção Rápida para apoiar os lares.
O ministro da Administração Interna considerou hoje essencial a prorrogação do estado de emergência para a preservação da saúde coletiva, num momento em que se atingiram mais de 10 mil casos de infeção com o novo coronavírus.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) revelou hoje que tem 103 doentes internados devido à infeção causada pelo vírus SARS-CoV-2, 94 dos quais em enfermaria e nove em cuidados intensivos.
A ocupação das camas dedicadas à covid-19 nos hospitais do Norte era na segunda-feira de 78,3% nos cuidados intensivos, de acordo com dados da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) a que a Lusa teve hoje acesso.
O Presidente da República testou hoje negativo à covid-19 depois de um contacto com um elemento da sua Casa Civil infetado, tendo as autoridades de saúde decidido que não terá de cumprir isolamento profilático por ser um contacto de baixo risco.
Mais de uma centena de organizações que recolhem animais pediram hoje ao governo que cumpra a intenção de transferir a tutela dos animais de companhia e errantes do Ministério da Agricultura para outra entidade.
O elevado número de surtos ativos de covid-19 em lares de terceira idade no Alentejo é um reflexo dos níveis de infeção na comunidade, disse hoje o presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora.
Vinte e quatro utentes e sete funcionários do Lar Residencial de Évora de Alcobaça, no distrito de Leiria, estão infetados com o novo coronavírus, informou hoje a direção técnica da instituição.
O presidente da Câmara de São João da Pesqueira disse hoje que os mais de 60 utentes e funcionários do lar Pesqueira Amiga estão todos com teste positivo para o novo coronavírus e “todos assintomáticos”.
A Assembleia da República aprovou hoje a renovação do estado de emergência por mais oito dias, até 15 de janeiro, com votos favoráveis de PS e PSD, para permitir medidas de contenção da covid-19.
O Alentejo contabiliza hoje 16 surtos de covid-19 em lares de terceira idade, com cerca de 750 utentes infetados, que centram as preocupações das autoridades de saúde, disse o presidente da Administração Regional de Saúde da região.