Cento e trinta médicos aposentados foram já contratados para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) entre março e outubro deste ano, por um período inicial de quatro meses, segundo dados fornecidos pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
O surto de covid-19 entre trabalhadores de explorações agrícolas pertencentes a empresas hortofrutícolas de A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras, aumentou de 23 para 32 infetados, segundo o mais recente boletim epidemiológico municipal.
João Araújo Correia garante em entrevista ao Canal S+ que este é um dos grandes problemas da crise pandémica em Portugal. O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna lamenta que “os privados dão-nos camas, mas os médicos e os enfermeiros são os mesmos. Andam a correr de um lado para o outro”, afirma.
O município de Espinho abriu hoje, junto à Nave Desportiva, um centro de rastreio à covid-19 em que os utentes são testados dentro do carro, justificando a criação desta estrutura com o aumento de casos de infeção no concelho.
Sintomas de febre, cansaço e tosse que se transformaram em meses de internamento em cuidados intensivos e em mais meses de reabilitação pós-infeção por covid-19 traduzem-se em “autoridade moral”: “Projetam-se e cuidem uns dos outros”, pedem os doentes.
O Centro de Reabilitação do Norte (CRN), em Vila Nova de Gaia, que recebeu desde maio 22 doentes pós-infeção por covid-19, junta agora à missão de reabilitar a de retirar pressão aos hospitais, descreve a diretora, Sofia Viamonte.
Rui não sabe quando volta a andar, Fernando tinha medo de subir escadas e António treina a escrita com a mão esquerda para colmatar os danos do lado direito: São casos covid-19 que “arrumaram” o vírus mas enfrentam sequelas.
O Hospital de Santa Maria quase esgotou na quarta-feira a capacidade atual de cuidados intensivos para doentes covid-19, com apenas uma cama livre, mas prevê alargar a capacidade para 28 vagas e, se necessário, chegar às 48.
A pandemia de covid-19, a crise económica daí oriunda e as ajudas económicas aos 73 países mais pobres do mundo vão centrar, no próximo fim de semana, a cimeira virtual das 20 economias mais industrializadas do planeta (G20).
Os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, em Lisboa, têm suspensas todas as cirurgias não urgentes que envolvam internamentos, nomeadamente atividade cirúrgica, no âmbito do alargamento da capacidade de resposta à pandemia de covid-19.
A vacina que está a ser desenvolvida pela universidade de Oxford mostra ser segura e provocar uma resposta imunitária em pessoas mais idosas, segundo um estudo divulgado hoje pela revista científica Lancet.
As reuniões sobre a evolução da pandemia da covid-19 em Portugal, que juntam políticos, especialistas e parceiros sociais, vão ser retomadas hoje, a partir das 10:00, no Infarmed, em Lisboa.
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão discutir hoje o bloqueio ao plano de recuperação da economia encabeçado pelo primeiro-ministro húngaro, durante uma cimeira por videoconferência inicialmente convocada para abordar a resposta coordenada à covid-19.
O BE adiantou hoje que o Governo “não tem novas propostas ou respostas a apresentar” na reunião que pediu para quinta-feira sobre Orçamento do Estado para 2021, sendo esta para consultar a posição bloquista em votações na especialidade.
O líder do PSD, Rui Rio, assegurou hoje que “só no limite” não apoiará a manutenção do estado de emergência enquanto durar a pandemia, e acusou o PCP de prepotência por manter o seu Congresso nas atuais condições sanitárias.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma que cria o processo extraordinário de viabilização de empresas, explicita uma nota publicada na página na internet da Presidência, documento que originou de uma proposta do Governo.
Para que se fale mais do que é realmente eficaz no combate à pandemia um médico de medicina familiar lançou uma petição pública “em sentido inverso”, apelando para a cooperação do “único órgão de soberania” capaz de a travar: os portugueses.
O universo das prisões e centros educativos, num total de cerca de 20.000 pessoas, regista hoje 374 casos positivos de covid-19, segundo um ponto da situação divulgado pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
A Madeira regista hoje mais 23 novos casos positivos de covid-19, entre os quais seis crianças com idades até aos dois anos que frequentam dois infantários, totalizando 162 situações ativas, informou a autoridade regional de saúde.
A Autoridade Tributária a Aduaneira (AT), no âmbito da operação “STOP”, apreendeu ou recusou a importação de quase cinco milhões máscaras, 63 mil equipamentos de proteção individual (EPI) e cinco mil termómetros digitais.
O Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) suspendeu hoje temporariamente as férias aos cerca de dois mil profissionais, uma medida válida até 31 de janeiro e que entra imediatamente em vigor.
O PS é favorável à renovação do estado de emergência e concorda com a adoção de medidas "de uma forma gradual", em função do "nível de perigosidade dos diferentes municípios", afirmou hoje o secretário-geral adjunto dos socialistas.
A nova Urgência do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), que permite um aumento de capacidade de atendimento de 50%, abre às 07:59 de dia 27, revelou hoje à Lusa fonte daquela entidade hospitalar.
Uma equipa de neurocirurgia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) implantou um dispositivo inovador numa vítima de AVC hemorrágico, o primeiro em Portugal, foi hoje anunciado.