Portugal vai entrar às 00:00 de terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão.
Os deputados aprovaram hoje, na especialidade orçamental, o reforço proposto pelo PCP das unidades de saúde pública, criando vagas de médicos, enfermeiros e técnicos de saúde ambiental de acordo com os rácios aprovados há mais de 10 anos.
Centros hospitalares, hospitais, unidades locais de saúde e administrações regionais de saúde vão receber 15 milhões euros para a realização de mais análises clínicas e para adaptação de espaços e aquisição de equipamentos de fibroscopia.
Uma proposta do PS para a regulamentação do regime de exclusividade dos profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) no período pós-pandemia foi aprovada hoje no parlamento, tendo sido rejeitadas as do BE e PCP que pretendiam uma implementação mais rápida.
O parlamento aprovou hoje uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) para a abertura de concursos para a contratação de 261 profissionais para o INEM, incluindo o reforço de seis que prestam apoio psicológico.
Os deputados aprovaram hoje uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado para 2021 que insta o Governo a definir um “plano especial de recuperação das listas de espera” nos Centros de Procriação Medicamente Assistida (PMA).
A administração norte-americana começará na terça-feira a distribuir 30 mil doses de anticorpos experimentais para combater a covid-19, os mesmo que Donald Trump recebeu em outubro, quando esteve infetado com o novo coronavírus.
A Madeira registou hoje oito casos de covid-19, todos de transmissão local, e oito recuperações, mantendo-se o total de 166 infeções ativas, indicou a Direção Regional da Saúde, referindo que entre os infetados contam-se três crianças.
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) está hoje com a unidade de cuidados intensivos (UCI) para doentes com covid-19 com "lotação completa", o que acontece pela segunda vez nos últimos dias, revelou fonte hospitalar.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, está “dececionado” com os resultados da cimeira do G20 em relação às questões da dívida e do clima, apesar de se congratular com os compromissos relativamente às vacinas contra a covid-19.
A ministra da Justiça disse hoje à saída de uma audiência com o Presidente da República que a situação da pandemia de covid-19 nas prisões está “completamente controlada” e que aguarda parecer da DGS sobre uso obrigatório de máscara.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou hoje que as autoridades já estão a projetar o que se poderá fazer no Natal e que este será celebrado, “com mais ou menos pessoas”.
A vacinação contra a covid-19 vai ser possível mesmo em cenários de conflito e de crise humanitária, garantiu hoje Christopher Maher, assessor do diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) e antigo responsável pela erradicação da poliomielite.
O movimento Somos Coimbra (SC) desafiou hoje o PS a investir num hospital central polivalente nos Covões e a construir nesse local a nova maternidade da cidade, como defende o executivo municipal.
A taxa de letalidade por covid-19 em Moçambique é a mais baixa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, indica um relatório da análise da situação epidemiológica divulgada hoje pelo Ministério da Saúde.
O PSD/Paredes defendeu hoje a criação de uma segunda linha de cuidados médicos no concelho através da celebração de protocolos com hospitais, clínicas e consultórios médicos devido à incapacidade de resposta do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
O estado brasileiro de São Paulo e o Instituto Butantan confirmaram hoje que o estudo da Coronavac, potencial vacina chinesa contra a covid-19, chegou à fase final e os resultados sairão na primeira semana de dezembro.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que está a trabalhar em “estreita colaboração” com a Direção-Geral dos Serviços Prisionais sobre a utilização de máscaras nas prisões, mas lembrou que a regra geral é o seu uso em ambientes fechados.
A diretora-geral da Saúde disse hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal está a ser preparado “há meses”, sustentando que nenhuma das vacinas em estudo foi ainda aprovada pela Agência Europeia do Medicamento.
O contexto pandémico é, para Óscar Gaspar, o momento certo para pensar o futuro da saúde. Em entrevista ao Canal S+, o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) revela que foi criada, na semana passada, a Aliança Europeia para o Valor na Saúde, uma plataforma que reúne onze associações de doentes, sociedades científicas e profissionais, gestores de saúde, hospitais, autoridades de saúde e indústrias de ciências biológicas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) saudou hoje os mais recentes resultados dos ensaios clínicos das vacinas contra a covid-19 em desenvolvimento, mas salientando que as vacinas terão que chegar a milhares de milhões de pessoas.
Portugal tem hoje 508 surtos de covid-19 ativos, dos quais 182 em estruturas residenciais para idosos, avançou hoje a diretora-geral da Saúde.
Nove concelhos registaram mais de dois mil casos de infeção por 100 mil habitantes, segundo a taxa de incidência de casos acumulados nos últimos 14 dias hoje divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, assegurou hoje que o fim do combate ao novo coronavírus “está à vista”, dando a conhecer aos deputados o plano para, a 02 de dezembro, sair de quatro semanas de confinamento em Inglaterra.