Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam hoje a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas para o Natal.
Mais de 50 chefes de Estado e 39 chefes de governo deverão participar numa sessão extraordinária da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que decorre hoje e sexta-feira, para discutir a resposta à pandemia do novo coronavírus.
A freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, na região autónoma dos Açores, está sujeita a cerca sanitária a partir das 00:00 de hoje e até à próxima terça-feira, devido ao aumento de casos de covid-19.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje que há, “até ao momento”, três pessoas infetadas com o SARS-CoV-2 na sede da organização, e que a diretora-geral, Graça Freitas, “mantém sintomas ligeiros”.
O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou hoje para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19.
Os estados-membros da União Europeia deveriam coordenar as diferentes estratégias de vacinação contra a covid-19, defendeu hoje a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, apesar de reconhecer que pertence a cada país a última decisão.
A Madeira registou hoje 13 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, 10 recuperações e 150 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o arquipélago totaliza agora 207 infeções ativas.
A ministra da Saude disse hoje que a vacina contra a covid-19, que poderá chegar a Portugal já em janeiro, será gratuita, facultativa e administrada no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Ministério Público (MP) acusou um médico do Hospital de Guimarães de homicídio por negligência, por ter dado alta a uma doente que viria a morrer no mesmo dia, em casa, vítima de uma peritonite.
Portugal vai comprar mais de 22 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, o que representa um custo de 200 milhões de euros, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.
O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu hoje que o plano nacional de vacinação contra a covid-19, que será conhecido na quinta-feira, deve ser “credível, responsável” e deve dar “segurança” aos portugueses.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Ronfe, em Guimarães, esteve hoje encerrada por causa de casos de infeção pelo novo coronavírus e a partir de quinta-feira vai funcionar em horário reduzido e de forma condicionada.
A Associação Protetora dos Diabéticos lamentou hoje que as organizações da sociedade civil não tivessem sido ouvidas sobre o plano de vacinação contra a covid-19 e defendeu que devem ser consultadas em “todos os momentos” da estratégia.
O Conselho da Europa, que monitoriza os direitos humanos no continente, admitiu estar “profundamente preocupado” com o estado dos estabelecimentos psiquiátricos e sociais na Bulgária, onde foram detetados “tratamentos cruéis, falta de pessoal e doentes acorrentados às camas”.
Cada vez mais as obras primas da natureza estão em risco, como a Grande Barreira de Coral da Austrália, e a culpa é das alterações climáticas, alertou hoje a União Internacional para a Conservação da Natureza.
Autarcas do Baixo Alentejo pediram hoje ao Governo para "reforçar" as brigadas da Segurança Social e criar outras equipas maiores para substituírem "por mais tempo" funcionários infetados em lares de idosos com surtos de covid-19.
O aumento de casos de covid-19 motivou a implementação de uma cerca sanitária em Rabo de Peixe, mas, na vila piscatória, o mau tempo que impede os homens de pescar preocupa mais do que as restrições.
Os distritos de Bragança, Braga, Porto, Aveiro e Viana do Castelo diminuíram o número de novos casos de infeção entre a terceira e a última semana de novembro e apenas Vila Real aumentou, segundo o relatório da ARS-N.
A diretora-executiva da ONUSIDA, Winnie Byanyma, apelou hoje aos esforços das autoridades na República Democrática do Congo no sentido de estenderem o tratamento antirretroviral a um maior número de doentes com sida no país, em particular mulheres.
A Estrutura de Apoio de Retaguarda para doentes com covid-19 criada pela Câmara de Paços de Ferreira, no antigo hospital da Misericórdia, recebeu 23 doentes na primeira semana de funcionamento, informou hoje a autarquia.
O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, anunciou hoje que a vacinação nacional contra o novo coronavírus SARS-Cov-2 irá iniciar-se em 05 de janeiro, sublinhando que “assim que as vacinas estiverem prontas, o país está pronto”.
O consórcio Termas do Centro congratulou-se hoje com a continuação da comparticipação do Estado nos tratamentos termais plasmada no Orçamento de Estado (OE) para 2021.
As obras no bloco operatório no Hospital de Chaves começaram hoje, envolvendo a reconfiguração e ampliação do serviço e a aquisição de novo equipamento, num investimento total de 1,8 milhões de euros, disse à Lusa fonte do centro hospitalar.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas 18 novos casos de covid-19, sendo 13 em São Miguel e cinco na ilha Terceira, e 71 recuperações, estando atualmente 16 pessoas internadas.