O Hospital Amadora-Sintra vai transferir 19 doentes para uma enfermaria que irá abrir no Hospital da Luz, além dos 48 pacientes que hoje estão a ser transferidos para outras unidades hospitalares, informou a assessoria do centro hospitalar.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alerta para a pouca eficácia de muitas máscaras faciais caseiras na proteção do novo coronavírus, sobretudo a nova variante, e sugere a obrigatoriedade de utilização de máscaras cirúrgicas.
Cerca de 85.500 bebés nasceram em Portugal em 2020, o valor mais baixo desde 2015, ano em que foram realizados 85.056 “testes do pezinho”, revelam dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
O Hospital Amadora-Sintra vai transferir 48 pacientes para outros hospitais de Lisboa devido a “um conjunto de constrangimentos na rede de fornecimento de oxigénio medicinal ocorrido no início da noite de hoje, segundo nota divulgada pelo centro hospitalar.
A Sanofi vai enfrascar e acondicionar as vacinas contra a covid-19 dos seus concorrentes Pfizer e BioNTech, anunciou hoje o diretor-geral daquela farmacêutica francesa, Paul Hudson.
Trinta e um pacientes do Hospital Amadora-Sintra estão a ser transferidos hoje à noite para outros hospitais de Lisboa devido a problemas no fornecimento de oxigénio, mas não houve colapso da rede de oxigénio, garante o hospital.
Entre 30% e 40% dos diabéticos são considerados prioritários na primeira fase da vacinação contra a covid-19 e devem obter uma declaração médica para serem vacinados nos centros de saúde, segundo a Associação Protetora dos Diabéticos (APDP).
A Madeira registou hoje 160 casos de covid-19, um novo máximo diário, entre os quais 48 foram identificados num lar de idosos, indicou a Direção Regional de Saúde, reportando também mais um óbito associado à doença, totalizando 35.
O mundo atingiu hoje os 100 milhões de casos de covid-19, de acordo com dados independentes da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, país que integra com Índia e Brasil o conjunto de nações mais afetadas pela pandemia.
O lar Silva Soares, uma das duas estruturas residenciais para idosos da Misericórdia da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, tem um surto ativo de covid-19, com 30 dos 47 utentes infetados, foi hoje anunciado.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) anunciou hoje a abertura de uma nova enfermaria para doentes com covid-19 na unidade das Caldas da Rainha e um aumento da capacidade em Torres Vedras, onde a situação pandémica está mais controlada.
O projeto de resolução que recomenda ao Governo Regional dos Açores a aquisição de 250 mil testes rápidos de despiste à covid-19, apresentado pelo CDS-PP, foi hoje aprovado por unanimidade no parlamento açoriano.
A Câmara de Cuba contestou hoje os números da Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre a incidência de covid-19 no concelho e criticou a “enorme disparidade” face aos dados da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.
Nove ex-ministros do Ambiente do Brasil enviaram hoje uma carta aos governos francês, alemão e norueguês pedindo ajuda para “as populações mais frágeis e vulneráveis da Amazónia”, face à pandemia de covid-19 e aos problemas ambientais.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) considerou hoje que o processo de vacinação nos hospitais públicos “tem sido duvidoso” e exigiu um inquérito ao Ministério da Saúde para apurar responsabilidades.
O surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Redondo, no distrito de Évora, com um total de 72 infetados, já provocou a morte de dois utentes, disse hoje o provedor da instituição.
Um surto de covid-19 no lar do Centro Social de Casegas, concelho da Covilhã, regista 30 pessoas infetadas, entre utentes e profissionais, disse hoje à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Casegas.
A ILGA Portugal tem recebido cerca de três denúncias por semana de homens gays impedidos de doar sangue, como aconteceu com Bruno recentemente, apesar de o Instituto do Sangue garantir que não questiona a orientação sexual.
O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para doentes com covid-19, com 137 internados, estando três pessoas na urgência a aguardar vaga, com previsão de instalar na quarta-feira mais seis camas, disse fonte hospitalar.
Os titulares de órgãos de soberania na Madeira vão ser vacinados contra a covid-19, indicou hoje o presidente do executivo, Miguel Albuquerque, sublinhando que a região autónoma pretende cumprir o que foi determinado pela autoridade nacional de saúde.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda está a fazer “todos os esforços” para aumentar o número de camas de internamento para doentes com covid-19 no Hospital Sousa Martins, foi hoje anunciado.
Sete pessoas estão infetadas no espaço de acolhimento de jovens da Casa Pia, na Lourinhã, no distrito de Lisboa, esclareceu hoje o responsável da comunicação da instituição.
O Centro de Bem-Estar Social de Alcanena tem 71 utentes e 22 funcionários infetados com o novo coronavírus, num surto que se iniciou há cerca de duas semanas e que provocou a morte a três idosos, disse fonte autárquica.
O Hospital Garcia de Orta (HGO) acolheu hoje os primeiros 10 utentes numa nova enfermaria para doentes covid, com um total de 33 camas, anunciou unidade hospitalar de Almada, no distrito de Setúbal.