A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) considerou hoje que “a hora é grave” e que compete ao Ministério da Saúde liderar a resposta à crise, garantir tranquilidade à população e coordenação e ativação de meios no terreno.
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) responsabilizou hoje o Ministério da Saúde, Governo e Presidente da República pela falta “inaceitável” do adequado planeamento da resposta à pandemia de covid-19 e pediu reforço dos meios.
A Sociedade de Emergência Pré-Hospitalar quer que sejam definidos critérios para não transportar doentes para as urgências, quando não se justifique, e relata pelo menos três casos de doentes que morreram nas filas de ambulâncias junto aos hospitais.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) remeteu hoje a decisão sobre o isolamento da equipa de futebol do Benfica para a autoridade de saúde regional, após 17 testes positivos para o novo coronavírus detetados no clube da I Liga.
O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), no distrito de Coimbra, está na última fase do seu Plano de Contingência e caminha para o limite de resposta, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
A GNR de Esposende, no distrito de Braga, regista um surto de covid-19, com 13 militares infetados, mas a “operacionalidade e serviços de segurança não estão em causa”, disse hoje o presidente da Câmara, Benjamim Pereira.
O provedor da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, classificou hoje de "calamidade" a situação do lar Maria Luísa, com 66 utentes infetados com o vírus SARS-CoV-2, sendo que três estão hospitalizados.
Os únicos dois utentes que foram dados como recuperados no surto de covid-19 no Lar da Misericórdia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo (Évora), acabaram por morrer, revelou hoje o provedor da instituição.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria tem uma candidatura aprovada à Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde, no âmbito da pandemia de covid-19, mas não consegue contratar pessoas para apoiar lares.
Investigadores da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto (FCUP) vão desenvolver antídotos para o veneno das serpentes que serão “maioritariamente” distribuídos pelas comunidades rurais e economicamente desfavorecidas de África e da Ásia”, foi hoje anunciado.
O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) disse hoje que é "impossível" respeitar qualquer tempo de espera no atendimento nos hospitais da região face à "enormidade" da afluência de doentes.
A atriz portuguesa Daniela Ruah estreou-se na realização ao comandar as câmaras no 11.º episódio da atual temporada de "Investigação Criminal: Los Angeles", cujas gravações terminam hoje na cidade mais afetada pela pandemia, nos Estados Unidos.
A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, sublinhou hoje que a União Europeia (UE) tem de cooperar no processo de vacinação de outros países, porque a UE “não ficará segura” enquanto os vizinhos “estiverem doentes”.
O ministro das Finanças, João Leão, sublinhou hoje a importância de uma “aprovação rápida e sem problemas” dos planos de recuperação dos Estados-membros da UE, para que o Fundo de Recuperação comece a “ter impacto na economia real”.
Quase 10 milhões de crianças afegãs e cerca de oito milhões de adultos precisam de ajuda urgente para sobreviver após décadas de guerra, agravadas pela pandemia e pobreza endémica, denunciou hoje organização Save the Children.
Doenças infecciosas e problemas de subsistência são as ameaças mais imediatas que inquietam líderes económicos e políticos, um resultado da pandemia covid-19, de acordo com relatório anual sobre riscos globais do Fórum Económico Mundial divulgado hoje.
O diretor médico da Janssen, Manuel Salavessa, estimou hoje que as primeiras 1,25 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson possam estar disponíveis em Portugal no segundo trimestre de 2021.
O primeiro-ministro tem hoje o primeiro debate do ano sobre política geral no parlamento, numa altura em que a epidemia de covid-19 atingiu níveis máximos em Portugal, com o Governo a agravar sucessivamente as medidas de confinamento.
Os votos para as eleições presidenciais dos quase 13 mil idosos em lares e pessoas em confinamento devido à covid-19 que se inscreveram para votar antecipadamente começam hoje a ser recolhidos por todo o país.
O ministro das Finanças, João Leão, preside hoje ao Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), ainda que confinado e desde Lisboa, depois de ter acusado positivo à covid-19 no último sábado.
O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, disseram fontes hospitalares.
Uma dieta rica em alimentos fritos aumenta significativamente o risco de sofrer episódios cardiovasculares graves, como ataques cardíacos ou derrames cerebrais, segundo um estudo publicado na segunda-feira na revista Heart.
O recorde semanal de chamadas atendidas no SNS24 foi ultrapassado na última semana, num aumento da procura para mais do dobro, de 126.860 para 279.279, em relação à última semana de 2020, foi hoje anunciado.
O reforço de algumas medidas adotadas pelo Governo no período de confinamento geral devido ao contexto pandémico são “uma espécie de clarificação” sem “grande inovação”, disse hoje o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANSMP).