A Madeira regista hoje mais 138 casos novos casos de covid-19, passando a contabilizar 3.777 infeções, refere o boletim da Direção Regional da Saúde (DRS).
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje que tem mais 52 camas em enfermaria para tratamento de doentes covid-19, divididas pela torre nascente do Hospital de Leiria e o Serviço de Medicina Interna do Hospital de Alcobaça.
As limitações dos horários dos estabelecimentos que podem funcionar no âmbito do estado de emergência e das medidas contra a covid-19 não se aplicam a farmácias, clínicas com urgências e funerárias, de acordo com o diploma hoje publicado.
O secretário de Estado adjunto e da Educação justificou hoje a “cautela” do Governo em manter as escolas abertas recordando que quando a escola fecha “há crianças que não comem” e situações de abuso que não são identificadas.
Mais de 4.400 pessoas já foram vacinas contra a covid-19 na Madeira, 100 das quais profissionais da área da proteção civil, revelou hoje o Governo Regional.
A "ala covid" do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, distrito de Braga, está "totalmente preenchida", estando a prestar assistência a 20 pessoas, disse hoje à Lusa o provedor daquela instituição.
A ministra da Saúde sublinhou hoje que não há recursos humanos no Hospital de Miranda do Corvo e apelou aos partidos que parem de “enganar os portugueses” quando dizem que a instalação não está a ser aproveitada.
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, distrito de Castelo Branco, tem todas as camas de cuidados intensivos ocupadas e já aumentou as vagas em enfermaria para doentes covid-19, revelou aquela unidade.
Quase todos os utentes e alguns funcionários testaram positivo ao novo coronavírus, totalizando 35 infetados para o SARS-CoV-2 num surto no lar Conceição Cabral de Vila Flor, no distrito de Bragança, informou hoje a direção da instituição.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou hoje o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) de ter "dois pesos e duas medidas" na autorização de gozo de férias, avaliação que a administração remete para a gestão dos recursos.
Um surto de covid-19 com 55 infetados foi detetado no lar da Santa Casa da Misericórdia da Merceana, em Alenquer, confirmou hoje o delegado de saúde local.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) alertou hoje para a necessidade, mesmo havendo uma pandemia, de se cuidar de “todos os doentes”, e salientou que os cuidados paliativos “não podem deixar de existir”.
O primeiro-ministro, António Costa, revelou hoje que o Ministério da Defesa Nacional mobilizou mais 140 camas para doentes com covid-19, mais do que aquelas disponibilizadas por todo o setor privado, rejeitando assim qualquer “complexo ideológico”.
Um surto de covid-19 nos Bombeiros Voluntários de Beja já infetou 15 operacionais daquele quartel, mas as operações de socorro “estão garantidas”, disse hoje à agência Lusa o comandante da corporação.
O primeiro-ministro, António Costa, revelou hoje que a Segurança Social já apoiou, nas diversas modalidades, mais de dois milhões de pessoas afetadas pela pandemia de covid-19.
A pressão dos ‘doentes covid’ no Hospital de Vila Franca de Xira tem sido “avassaladora” existindo uma ocupação máxima das camas na Unidade de Cuidados Intensivos e superior à prevista em enfermaria, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.
Um surto de covid-19 em dois lares geridos por uma fundação de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, já infetou 64 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.
O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria vai abrir centros de vacinação covid-19 nas sedes dos concelhos que serve, prevendo iniciar a vacinação da população, por grupos prioritários, a partir de fevereiro, disse o diretor executivo.
A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) pediu hoje uma audiência ao Conselho Nacional de Ética e Ciências para a Vida para a alertar para as “lacunas do sistema” e a “situação caótica” que está a atravessar.
A Câmara e a Misericórdia de Vila Nova de Cerveira lançaram hoje um apelo transfronteiriço de recrutamento de voluntários para ajudar a combater um surto de covid-19 que infetou os 66 idosos do lar Maria Luísa.
O lar dos Cerejais, em Alfândega da Fé, tem um surto com 50 casos positivos do novo coronavírus, pouco dias depois de ter recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19, revelou hoje a instituição.
Análises a águas residuais podem detetar novas variantes do SARS-CoV-2 numa determinada área ainda antes da sequenciação clínica do vírus que provoca a covid-19, indica um estudo da Sociedade Americana de Microbiologia (SAM) hoje divulgado.
O deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, criticou hoje o “irritado” primeiro-ministro por ter “culpado os portugueses” pelo agravamento da epidemia de covid-19, mas apontou essa “culpa” ao Governo e a António Costa.