O secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores, Clélio Meneses, acusou hoje os deputados do PS, que faz oposição ao Governo Regional, de semearem “pânico” e “alarme” na população sobre a covid-19.
O número de mortes associadas à covid-19 no Lar da Misericórdia de Miranda do Douro, distrito de Bragança, subiu hoje para quatro e todos os 68 utentes estão infetados pelo SARS-CoV-2, disse hoje à Lusa a provedora da instituição.
O presidente do CDS-PP defendeu hoje que o Governo deve dialogar com os partidos e com várias entidades para que "os próximos esforços" face à covid-19 "sejam mais intensos", mas salientou ser importante ter "todos os elementos".
O presidente do Secretariado Regional de Leiria da União das Misericórdias Portuguesas considerou hoje que a pandemia de covid-19 colocou em destaque o trabalho destas entidades e das instituições particulares de solidariedade social, e realçou o papel das funcionárias dos lares.
Portugal contabiliza hoje mais 95 mortes relacionadas com a covid-19 e 9.927 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O número de infetados do surto de covid-19 do lar da Cartaxaria da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, subiu de 16 para 37, disse hoje o delegado de saúde.
O presidente da Câmara da Régua disse hoje que dezembro criou a “tempestade perfeita” para o aumento exponencial de infetados no concelho e lamentou que a Saúde Pública continue a “reagir muito tarde” aos casos positivos.
O presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores, Gustavo Tato Borges, admitiu hoje que o número de casos de infeção pelo novo coronavírus na ilha de São Miguel continue a aumentar nas próximas duas semanas.
O primeiro-ministro, António Costa, descartou hoje avançar no imediato com a suspensão da atividade letiva nas escolas devido à evolução negativa da pandemia de covid-19, mas admitiu medidas mais restritivas a partir da próxima semana.
A maioria dos concelhos do continente português, com exceção de 25, vai ter no próximo fim de semana proibição de circulação entre municípios e recolher obrigatório entre as 13:00 e as 05:00, foi hoje anunciado.
O primeiro-ministro admitiu hoje que na próxima semana o Governo poderá tomar medidas mais restritivas para fazer face ao aumento de contágios e adiantou que vai proceder à audição dos partidos e dos parceiros sociais.
O total de mortes provocadas pelo surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, no Alentejo, subiu para 16, com a morte de mais três utentes, disse hoje à agência Lusa o provedor.
O especialista em Medicina Geral e Familiar Rui Nogueira defendeu hoje apoios para os mais de dois milhões de idosos que vivem fora dos lares e estão isolados devido à covid-19, para garantir que tenham comida, aquecimento e medicamentos.
O surto de covid-19 que atingiu o Serviço de Medicina Interna do Hospital de Santo André, em Leiria, no final de novembro, está ultrapassado, revelou hoje fonte hospitalar à agência Lusa.
O hospital de Évora vai abrir uma nova unidade de cuidados intensivos (UCI) para doentes com covid-19 e aumentar os postos de atendimento no serviço de urgência para infetados ou com suspeitas de infeção do coronavírus.
O líder comunista, Jerónimo de Sousa, questionou hoje a razão de ser das restrições impostas pelo Governo para combater a propagação da pandemia de covid-19, nomeadamente o recolher obrigatório às 13:00 nos fins de semana.
O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que Portugal está “preparado” para uma presidência da União Europeia (UE) presencial e também virtual, dado o agravamento da covid-19 na Europa, razão pela qual concentrou num fim de semana os “momentos-chave”.
Um surto com 22 utentes e 10 funcionários infetados pelo vírus da doença covid-19 foi detetado no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Cuba (SCMC), no Alentejo, disse hoje à agência Lusa o provedor.
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou hoje que o Governo não tem feito um trabalho eficiente na comunicação do risco da covid-19, alertando ainda para a falta de apoios sociais que permitam cumprir as restrições.
Cinco misericórdias do distrito de Coimbra registam cerca de 120 casos de contágio por covid-19, com a instituição de Soure a registar a situação mais grave, informou hoje um dirigente distrital da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).
A distrital de Aveiro do PSD revelou hoje que deu entrada no Parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo a requalificação do Hospital Visconde de Salreu (HVS), em Estarreja, reabrindo o serviço de urgência básica.
O PSD questionou hoje o Governo quando será publicado o despacho de criação de uma ‘task-force’ para doentes não-covid-19, anunciada no final de setembro.
A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Lisboa fez hoje “um balanço muito positivo” da resposta à covid-19, em particular nos lares de idosos, destacando o trabalho “absolutamente fantástico” dos colaboradores, apesar do “extremo cansaço”.
O Hospital das Forças Armadas (HFAR) tratou 506 doentes de covid-19 transferidos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde o início da crise pandémica, em março, informou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).