O Hospital Amadora-Sintra já está a receber doentes respiratórios em ambulâncias desde as 08:00 de hoje, depois de se ter verificado um alívio nos serviços, disse à agência Lusa fonte hospitalar.
A Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) anunciou hoje um plano para imunizar 500 milhões de pessoas vulneráveis contra a covid-19, alertando que a distribuição atual de vacinas é injusta e põe em perigo mesmo os já vacinados.
As estimativas revelam um aumento na União Europeia do número de meninas oriundas de países com mutilação genital feminina (MGF) em risco de serem sujeitas à prática, segundo o Instituto Europeu para a Igualdade de Género.
O Hospital de Braga superou em 2020, apesar do contexto pandémico, as metas na atividade assistencial contratualizada com o Estado, designadamente em termos de consultas, disse hoje a administração.
O presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal lamentou hoje o encerramento da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Oliveira do Conde, que fechou na quarta-feira por ordem da direção nacional.
O presidente da Câmara de Benavente quer que a vacinação da população seja feita de forma planeada, alertando que “o país não é citadino” e que a convocatória aleatória pode deixar de fora muitos dos que se querem vacinar.
O PSD entregou hoje no parlamento um projeto de lei que autonomiza o crime de “vacinação indevida”, propondo a punição com pena de prisão até três anos ou multa.
As autoridades de saúde dinamarquesas e norueguesas recomendaram hoje a não administração da vacina AstraZeneca contra o novo coronavírus em maiores de 65 anos devido à falta de informações sobre a sua eficácia e segurança em idosos.
O cancro de mama ultrapassou o do pulmão como o mais diagnosticado no mundo, segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro, e as estimativas indicam que os novos casos de cancro serão 50% superiores em 2040.
A pandemia levou os hospitais portugueses a produzirem em 2020 mais 31% de resíduos com risco biológico do que no ano anterior, maioritariamente equipamentos de proteção individual e material médico de tratamento de doentes de covid-19.
Um dos investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em busca de pistas sobre a origem do novo coronavírus na cidade de Wuhan, centro da China, disse hoje que o lado chinês ofereceu um alto nível de cooperação.
A vacinação contra a covid-19 de 10.180 pessoas do concelho de Viana do Castelo vai iniciar-se no dia 15 e dura cerca de duas semanas, no pavilhão desportivo da Meadela, anunciou hoje o vereador da promoção da saúde.
Os municípios com maior incidência acumulada de covid-19 no Algarve lamentaram hoje a falta de recetividade das autoridades de saúde ao apoio oferecido para o rastreamento de contactos, mas as autoridades alegam que “nunca houve atrasos” no seguimento epidemiológico.
O Governo lançou hoje uma linha financeira de 50 mil euros para apoiar as organizações da sociedade civil portuguesa com projetos de prevenção e combate à mutilação genital feminina (MGF).
A farmacêutica chinesa Sinovac solicitou à Administração Nacional de Produtos Médicos da China "autorização comercial condicional" para a sua vacina contra a covid-19, designada CoronaVac, informou hoje a empresa em comunicado.
Indivíduos que herdaram de antepassados europeus o gene ApoE4, causador de Alzheimer, têm maior probabilidade de desenvolver esta doença do que aqueles que o herdaram de antepassados africanos, segundo a Universidade de Miami (UM).
Um homem de 22 está há seis meses a recuperar de um transplante de rosto e de mãos, uma operação raríssima e que, neste caso, está a ser considerada um sucesso por causa da recuperação positiva do paciente.
O governo britânico defendeu hoje que um estudo da Universidade de Oxford sobre a vacina AstraZeneca para a covid-19 valida a decisão de retardar a segunda dose, estratégia rejeitada pela União Europeia e Estados Unidos.
O presidente do Hospital de São João, Porto, Fernando Araújo, elogiou hoje o anterior coordenador da ‘task force' para a vacinação contra a covid-19 pela “enorme dignidade” em “assumir responsabilidades, mesmo quando não se tem responsabilidade direta nos erros”.
Os casos de vacinação indevida em Portugal continuam a aumentar e a provocar demissões, incluindo hoje a do coordenador da ‘task force’ para o Plano de Vacinação contra a covid-19.
O presidente do Hospital de São João garantiu hoje “disponibilidade total” para continuar a receber doentes de outros hospitais, isto numa noite em que estão a chegar ao equipamento do Porto 15 doentes covid-19 do Amadora/Sintra.
O novo coordenador da ‘task force' para o plano de vacinação contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, assegurou hoje que vai apertar as regras e o controlo do processo, além de exigir uma maior consciencialização dos envolvidos.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) revelou hoje que mantém Francisco Ramos na presidência da comissão executiva do Hospital da Cruz Vermelha, no mesmo dia que este se demitiu da coordenação do plano de vacinação contra a covid-19.
A Madeira regista hoje mais 90 novos casos positivos de covid-19, passando a contabilizar 5.428 infeções, 1.870 das quais ativas e mais duas mortes elevando para 49 o número de óbitos, refere a Direção Regional da Saúde (DRS).