As novas medidas para combater a covid-19 entram em vigor às 00:00 desta quarta-feira, reforçando as restrições de movimentação de pessoas já previstas no confinamento geral decretado no âmbito do estado de emergência em vigor no país.
Duas instituições de Beja concentram quase 40 casos ativos do total de infetados com covid-19 no concelho, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara, preocupado “sobretudo” com a disseminação do vírus “na comunidade”.
A Madeira regista hoje mais 138 casos novos casos de covid-19, passando a contabilizar 3.777 infeções, refere o boletim da Direção Regional da Saúde (DRS).
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje que tem mais 52 camas em enfermaria para tratamento de doentes covid-19, divididas pela torre nascente do Hospital de Leiria e o Serviço de Medicina Interna do Hospital de Alcobaça.
As limitações dos horários dos estabelecimentos que podem funcionar no âmbito do estado de emergência e das medidas contra a covid-19 não se aplicam a farmácias, clínicas com urgências e funerárias, de acordo com o diploma hoje publicado.
O secretário de Estado adjunto e da Educação justificou hoje a “cautela” do Governo em manter as escolas abertas recordando que quando a escola fecha “há crianças que não comem” e situações de abuso que não são identificadas.
Mais de 4.400 pessoas já foram vacinas contra a covid-19 na Madeira, 100 das quais profissionais da área da proteção civil, revelou hoje o Governo Regional.
A "ala covid" do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, distrito de Braga, está "totalmente preenchida", estando a prestar assistência a 20 pessoas, disse hoje à Lusa o provedor daquela instituição.
A ministra da Saúde sublinhou hoje que não há recursos humanos no Hospital de Miranda do Corvo e apelou aos partidos que parem de “enganar os portugueses” quando dizem que a instalação não está a ser aproveitada.
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, distrito de Castelo Branco, tem todas as camas de cuidados intensivos ocupadas e já aumentou as vagas em enfermaria para doentes covid-19, revelou aquela unidade.
Quase todos os utentes e alguns funcionários testaram positivo ao novo coronavírus, totalizando 35 infetados para o SARS-CoV-2 num surto no lar Conceição Cabral de Vila Flor, no distrito de Bragança, informou hoje a direção da instituição.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou hoje o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) de ter "dois pesos e duas medidas" na autorização de gozo de férias, avaliação que a administração remete para a gestão dos recursos.
Um surto de covid-19 com 55 infetados foi detetado no lar da Santa Casa da Misericórdia da Merceana, em Alenquer, confirmou hoje o delegado de saúde local.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) alertou hoje para a necessidade, mesmo havendo uma pandemia, de se cuidar de “todos os doentes”, e salientou que os cuidados paliativos “não podem deixar de existir”.
O primeiro-ministro, António Costa, revelou hoje que o Ministério da Defesa Nacional mobilizou mais 140 camas para doentes com covid-19, mais do que aquelas disponibilizadas por todo o setor privado, rejeitando assim qualquer “complexo ideológico”.
Um surto de covid-19 nos Bombeiros Voluntários de Beja já infetou 15 operacionais daquele quartel, mas as operações de socorro “estão garantidas”, disse hoje à agência Lusa o comandante da corporação.
O primeiro-ministro, António Costa, revelou hoje que a Segurança Social já apoiou, nas diversas modalidades, mais de dois milhões de pessoas afetadas pela pandemia de covid-19.
A pressão dos ‘doentes covid’ no Hospital de Vila Franca de Xira tem sido “avassaladora” existindo uma ocupação máxima das camas na Unidade de Cuidados Intensivos e superior à prevista em enfermaria, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.
Um surto de covid-19 em dois lares geridos por uma fundação de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, já infetou 64 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.
O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria vai abrir centros de vacinação covid-19 nas sedes dos concelhos que serve, prevendo iniciar a vacinação da população, por grupos prioritários, a partir de fevereiro, disse o diretor executivo.
A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) pediu hoje uma audiência ao Conselho Nacional de Ética e Ciências para a Vida para a alertar para as “lacunas do sistema” e a “situação caótica” que está a atravessar.
A Câmara e a Misericórdia de Vila Nova de Cerveira lançaram hoje um apelo transfronteiriço de recrutamento de voluntários para ajudar a combater um surto de covid-19 que infetou os 66 idosos do lar Maria Luísa.
O lar dos Cerejais, em Alfândega da Fé, tem um surto com 50 casos positivos do novo coronavírus, pouco dias depois de ter recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19, revelou hoje a instituição.