A Associação das Empresas Lutuosas (ANEL) quer que a Direção-Geral da Saúde (DGS) emita uma norma sanitária que uniformize o ritual dos funerais para retirar pressão aos hospitais que “lutam por espaço para mortos como por camas para vivos”.
A equipa responsável pelo processo de vacinação dos utentes e funcionários dos lares do concelho de Oeiras, que decorre entre quinta e sexta-feira, vai ser reforçada com 16 enfermeiros, anunciou hoje a Câmara Municipal.
A Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa (FBDL), que reúne 56 corporações, assegurou hoje a operacionalidade de todas as estruturas, apesar de um acréscimo de operacionais infetados e de um aumento do transporte de doentes covid-19.
A ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou hoje que o Governo quer mobilizar no imediato todos os meios possíveis para enfrentar a pandemia de covid-19, mas reconheceu o “contexto de recursos limitados” no país.
Portugal já terá cerca de 20.000 pessoas infetadas com a variante inglesa do coronavírus SARS-Cov-2, disse hoje à Lusa um dos autores de um estudo realizado pelo laboratório Unilabs para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
O Estado deve repensar as necessidades de lares e verificar, no terreno, onde é necessário alargar a resposta, para acabar com os ilegais, defendeu hoje à Lusa o presidente das Cooperativas de Solidariedade Social (CONFECOOP), Rogério Cação.
O sono profundo tem a capacidade regeneradora de limpar “resíduos do cérebro”, como a eliminação de proteínas tóxicas que podem levar a doenças neurodegenerativas, concluiu um estudo da Northwestern University, nos Estados Unidos, hoje divulgado.
A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) considera ter condições para alargar os internamentos em enfermaria, informou hoje aquela entidade.
Os presidentes de câmara do distrito de Évora apelaram hoje ao “reforço possível” do pessoal para as unidades de saúde e de cuidadores para lares e outras estruturas, devido ao agravamento da pandemia de covid-19 na região.
O Governo da Madeira vai manter as aulas presenciais em vários níveis de ensino, porque o número de infetados pelo novo coronavírus não justifica a sua suspensão, indicou hoje o chefe do executivo.
O escritor moçambicano Mia Couto apelou hoje ao cumprimento das recomendações das autoridades de saúde face à covid-19, alertando para implicações “profundíssimas”, após testar positivo para o novo coronavírus.
O Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, aumentou em 12 camas a capacidade de internamento covid-19, mas já transferiu cinco doentes para Portimão, disse hoje à Lusa uma fonte daquela unidade local de Saúde.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 93 novos casos de covid-19, dos quais 92 em São Miguel e um na Terceira, enquanto que 101 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, Adérito Gomes, alertou hoje para a forma “galopante” como os contágios estão ocorrer nos lares de idosos, com uma dimensão de casos superior a fases anteriores da pandemia covid-19.
O Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), que apoia crianças e adultos com deficiência e doença mentais, lançou o projeto “Zoomas-me uma história?”, no qual voluntários fazem companhia virtual, para combater o isolamento social devido à pandemia.
A escalada diária dos números da pandemia, seja de óbitos, seja de novas infeções por COVID-19 em Portugal, está a preocupar, de forma crescente, a comunidade escolar.
O secretário regional da Saúde dos Açores disse hoje que a situação epidemiológica de Rabo de Peixe, em São Miguel, exige maior atenção do que a de Ponta Garça e que serão tomadas novas medidas para controlar a pandemia de covid-19.
O Presidente da República afirmou que o Governo vai ponderar, entre hoje e quinta-feira, o eventual encerramento das escolas, podendo tomar uma decisão antes da sessão alargada com epidemiologistas marcada para terça-feira.
Portugal está a falhar no rastreio epidemiológico da covid-19, defendeu hoje o infecciologista Jaime Nina, que entende que “não houve o cuidado de reforço de mão-de-obra” nesta matéria.
O primeiro-ministro, António Costa, admitiu hoje, em Bruxelas, que os números de infeções de covid-19 em Portugal “são particularmente dramáticos”, mas insistiu que não se deve “tomar decisões conforme as pressões”, quando questionado sobre o eventual encerramento das escolas.
A proporção de casos da variante inglesa do SARS-CoV-2 está a “aumentar significativamente” em Portugal, revela um relatório do INSA, que calcula em 70% a taxa de crescimento entre o início de dezembro de 2020 e o início deste mês.
A escassez de enfermeiros, alguns infetados pela covid-19, está a obrigar o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) a adiar a abertura de uma nova ala de internamento para outras doenças no hospital de Peniche, admitiu hoje a administradora.
A Câmara de Tábua estimou hoje que o número de contágios por covid-19 no concelho ronde os 300 casos ativos, o que levou o presidente, Mário Loureiro, a pedir prudência e responsabilidade à população.
As ministras de Estado e da Presidência e da Saúde reúnem-se com epidemiologistas hoje, ao fim da tarde, numa altura em que aumenta a pressão para o encerramento das aulas presenciais do terceiro ciclo e do Secundário.