A vacinação contra a Covid-19 arrancou hoje em Cascais e Carlos Carreiras, presidente da câmara municipal, mostra-se alinhado com a estratégia do novo coordenador da task-force, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.
O secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, reiterou hoje que o plano regional de vacinação contra a covid-19 tinha “orientações claras”, acusando o PS de atacar permanentemente o executivo açoriano.
Os agentes da PSP serão vacinados contra a covid-19 em Lisboa “numa estrutura dedicada” e partilhada com outras entidades, enquanto nos restantes distritos a vacinação será, “em princípio”, executada com o apoio do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, comprometeu-se hoje a acabar com o programa Estagiar L em enfermagem e a criar a figura do enfermeiro de família, como reivindica a Ordem dos Enfermeiros.
O chefe do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, deu hoje parecer favorável à renovação da declaração do estado de emergência, proposto pelo Presidente da República, informou hoje o seu gabinete.
O projeto do Presidente da República que renova o estado de emergência até 01 de março admite que sejam impostos limites ao ruído em certos horários nos edifícios habitacionais para não perturbar quem está em teletrabalho.
O secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, comprometeu-se hoje a pagar os retroativos e atualizações da carreira aos enfermeiros da região, mas sem fixar um prazo limite.
O projeto do Presidente da República que renova o estado de emergência prevê que seja definido um plano faseado de reabertura das aulas presenciais, com critérios objetivos e tendo em conta a proteção da saúde pública.
A Madeira registou hoje três mortes por covid-19, elevando o total de óbitos para 60, indicou a Direção Regional de Saúde, reportando também 82 novos casos, 131 recuperações e 223 situações suspeitas.
O Presidente da República propôs hoje ao parlamento a renovação do estado de emergência por mais quinze dias, até 01 de março, para permitir medidas de contenção da covid-19.
A nova estratégia de testagem no âmbito do combate à pandemia de covid-19 alarga a realização dos testes laboratoriais a todos os contactos com casos positivos, entre outras medidas hoje anunciadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O número de horas de sono no primeiro confinamento aumentou entre as crianças e jovens portugueses, mas também o sedentarismo, a ansiedade e irritabilidade, ainda que menos do que entre os congéneres espanhóis e italianos.
Dois casos da variante com origem no Brasil do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, foram detetados na região da grande Lisboa pela Unilabs, disse à Lusa fonte oficial do laboratório.
O grupo parlamentar do PS/Açores acusou hoje o secretário regional da Saúde de tentar “fugir às responsabilidades” no âmbito do processo de vacinação contra a covid-19 no arquipélago.
A Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 justificou hoje no parlamento a inclusão das pessoas com mais de 80 anos de idade na primeira fase do plano com o agravamento da situação epidemiológica.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus em Portugal está estimado em 0,77, “um dos valores mais baixos observados até hoje”, com Lisboa e Vale do Tejo em “linha com o resto do país”, indicou o epidemiologista Baltazar Nunes.
A antiga cooperativa de ensino Didáxis vai acolher a nova fase de vacinação contra a covid-19 em Vila Nova de Famalicão, que abrange mais de seis mil utentes, anunciou hoje o município, em comunicado.
O hospital de campanha de apoio ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) instalado em Portimão para doentes com covid-19 recebeu no primeiro mês de funcionamento um total de 170 doentes, foi hoje anunciado.
Uma investigação da Federação Europeia dos Enfermeiros em Diabetes demonstrou riscos psicológicos e físicos "preocupantes" nas pessoas com diabetes durante a pandemia, bem como a interrupção nos cuidados de saúde em toda a Europa.
Cerca de 15.000 bombeiros começam na quinta-feira a ser vacinados contra a covid-19, marcando o início da nova fase do programa nacional de vacinação, avançou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).
O PS manifestou hoje apoio a um decreto presidencial para a renovação do estado de emergência, considerou quase certo o prolongamento do atual confinamento até meados de março e defendeu a agilização da testagem e dos rastreios.
O pneumologista Filipe Froes considerou hoje a vacinação como uma das mais importantes soluções para a pandemia, mas alertou que este é um processo que Portugal está agora a “semear para colher os benefícios” a partir de setembro.
A vacinação contra a covid-19 arrancou hoje em Cascais com a administração de vacinas a 144 pessoas e prossegue na quinta-feira com a inoculação de 80 bombeiros, adiantou à agência Lusa o presidente do município.
A Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, aprovou hoje uma moção a exigir “uma rápida concretização do processo de vacinação contra a covid-19” e a abertura de mais um centro de vacinação no concelho.