Quinze por cento dos inquiridos num estudo sobre violência doméstica em tempos de covid-19 reportou a ocorrência deste crime na sua casa e um terço das vítimas disse ter sido agredida pela primeira vez durante a pandemia.
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia reconheceu hoje que, com o teletrabalho, aumentaram as queixas de cansaço ocular, pressão nos olhos, dores de cabeça e vista irritada por causa do tempo que as pessoas passam em frente ao computador.
Longe da agitação de um dia normal, a Escola Básica de Porto Salvo, em Oeiras, acorda para acolher os filhos dos profissionais em funções essenciais durante o confinamento geral e distribuir refeições para as famílias dos alunos mais carenciados.
O Hospital Amadora-Sintra vai transferir 19 doentes para uma enfermaria que irá abrir no Hospital da Luz, além dos 48 pacientes que hoje estão a ser transferidos para outras unidades hospitalares, informou a assessoria do centro hospitalar.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alerta para a pouca eficácia de muitas máscaras faciais caseiras na proteção do novo coronavírus, sobretudo a nova variante, e sugere a obrigatoriedade de utilização de máscaras cirúrgicas.
Cerca de 85.500 bebés nasceram em Portugal em 2020, o valor mais baixo desde 2015, ano em que foram realizados 85.056 “testes do pezinho”, revelam dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
O Hospital Amadora-Sintra vai transferir 48 pacientes para outros hospitais de Lisboa devido a “um conjunto de constrangimentos na rede de fornecimento de oxigénio medicinal ocorrido no início da noite de hoje, segundo nota divulgada pelo centro hospitalar.
A Sanofi vai enfrascar e acondicionar as vacinas contra a covid-19 dos seus concorrentes Pfizer e BioNTech, anunciou hoje o diretor-geral daquela farmacêutica francesa, Paul Hudson.
Trinta e um pacientes do Hospital Amadora-Sintra estão a ser transferidos hoje à noite para outros hospitais de Lisboa devido a problemas no fornecimento de oxigénio, mas não houve colapso da rede de oxigénio, garante o hospital.
Entre 30% e 40% dos diabéticos são considerados prioritários na primeira fase da vacinação contra a covid-19 e devem obter uma declaração médica para serem vacinados nos centros de saúde, segundo a Associação Protetora dos Diabéticos (APDP).
A Madeira registou hoje 160 casos de covid-19, um novo máximo diário, entre os quais 48 foram identificados num lar de idosos, indicou a Direção Regional de Saúde, reportando também mais um óbito associado à doença, totalizando 35.
O mundo atingiu hoje os 100 milhões de casos de covid-19, de acordo com dados independentes da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, país que integra com Índia e Brasil o conjunto de nações mais afetadas pela pandemia.
O lar Silva Soares, uma das duas estruturas residenciais para idosos da Misericórdia da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, tem um surto ativo de covid-19, com 30 dos 47 utentes infetados, foi hoje anunciado.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) anunciou hoje a abertura de uma nova enfermaria para doentes com covid-19 na unidade das Caldas da Rainha e um aumento da capacidade em Torres Vedras, onde a situação pandémica está mais controlada.
O projeto de resolução que recomenda ao Governo Regional dos Açores a aquisição de 250 mil testes rápidos de despiste à covid-19, apresentado pelo CDS-PP, foi hoje aprovado por unanimidade no parlamento açoriano.
A Câmara de Cuba contestou hoje os números da Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre a incidência de covid-19 no concelho e criticou a “enorme disparidade” face aos dados da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.
Nove ex-ministros do Ambiente do Brasil enviaram hoje uma carta aos governos francês, alemão e norueguês pedindo ajuda para “as populações mais frágeis e vulneráveis da Amazónia”, face à pandemia de covid-19 e aos problemas ambientais.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) considerou hoje que o processo de vacinação nos hospitais públicos “tem sido duvidoso” e exigiu um inquérito ao Ministério da Saúde para apurar responsabilidades.
O surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Redondo, no distrito de Évora, com um total de 72 infetados, já provocou a morte de dois utentes, disse hoje o provedor da instituição.
Um surto de covid-19 no lar do Centro Social de Casegas, concelho da Covilhã, regista 30 pessoas infetadas, entre utentes e profissionais, disse hoje à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Casegas.
A ILGA Portugal tem recebido cerca de três denúncias por semana de homens gays impedidos de doar sangue, como aconteceu com Bruno recentemente, apesar de o Instituto do Sangue garantir que não questiona a orientação sexual.
O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para doentes com covid-19, com 137 internados, estando três pessoas na urgência a aguardar vaga, com previsão de instalar na quarta-feira mais seis camas, disse fonte hospitalar.
Os titulares de órgãos de soberania na Madeira vão ser vacinados contra a covid-19, indicou hoje o presidente do executivo, Miguel Albuquerque, sublinhando que a região autónoma pretende cumprir o que foi determinado pela autoridade nacional de saúde.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda está a fazer “todos os esforços” para aumentar o número de camas de internamento para doentes com covid-19 no Hospital Sousa Martins, foi hoje anunciado.