A presidência portuguesa da União Europeia (UE) vai promover, na próxima semana, uma discussão sobre as limitações às viagens no espaço comunitário devido à pandemia de covid-19, numa altura em que Bélgica e Alemanha reimpõem medidas restritivas.
O número de mortes no surto de covid-19 no Lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), subiu de oito para 10, estando cinco idosos hospitalizados, foi hoje revelado.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 4,7 milhões de máscaras de proteção contra o vírus da covid-19 numa ação de fiscalização num distribuidor do Seixal, no distrito de Setúbal, foi hoje anunciado.
Cerca de 900 vacinas contra a covid-19 vão começar a ser administradas, esta semana, em cinco concelhos do distrito de Évora, a pessoas com 80 e mais anos e acima dos 50 com doenças associadas.
O projeto “Vizinhos à janela”, uma iniciativa de bairro de combate ao isolamento e solidão durante o confinamento devido à pandemia de covid-19, recebeu hoje o prémio “Solidariedade Civil” do Comité Económico e Social Europeu (CESE).
Especialistas da Universidade de Coimbra (UC) estão a desenvolver, em parceria com a Universidade de Oslo (Noruega), um projeto de investigação para “promover a saúde mental materna durante o período perinatal”, anunciou hoje aquela instituição portuguesa.
Perante a atualização da norma da Direção Geral de Saúde (DGS) sobre os funerais de vítimas da COVID-19, que permite agora a “abertura do caixão por instantes para reconhecimento visual do corpo por um familiar próximo”, a Associação Nacional de Empresas Lutuosas (ANEL) mostra-se indignada, como revelou ao Canal S+ o presidente da ANEL, Carlos Almeida.
O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, explicou hoje que está a ser estudado "um conjunto de recomendações" para viajar sem restrições no verão, incluindo um certificado de imunidade ao coronavírus ou um teste rápido.
Um investigador português propõe um algoritmo que pode ajudar os médicos a decidir o momento em que devem iniciar, descontinuar e interromper cada terapia respiratória não invasiva no tratamento da insuficiência respiratória aguda provocada pela covid-19.
A Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) defende a prorrogação do prazo de limpeza de terrenos até 31 de maio, considerando as condições meteorológicas “mais adversas” e o confinamento geral devido à pandemia de covid-19.
Os proprietários florestais têm ainda um mês para assegurar a limpeza de terrenos, inclusive à volta de habitações, cumprindo com o prazo de "até 15 de março", que se mantém inalterado apesar do confinamento geral devido à covid-19.
Testes à covid-19 a cada 14 dias em escolas, prisões, fábricas ou na construção civil, nos concelhos com mais casos, e rapidez de rastreio de contactos são algumas das normas em vigor a partir de hoje.
A Madeira vai aplicar, entre hoje e sexta-feira, medidas mais restritivas por causa do Carnaval, estando imposto o recolher obrigatório entre as 18:00 e as 05:00 e o encerramento às 17:00 das atividades comerciais, industriais e de serviços.
O Governo aprovou um conjunto de medidas que regulamentam o novo estado de emergência, entre hoje e 01 de março, entre as quais a manutenção do confinamento e do ensino à distância, e a permissão, com limites, para vender livros.
Portugal entrou hoje num novo período de estado de emergência para combater a pandemia, que se prolonga até 01 de março, mantendo-se as regras de confinamento obrigatório que estiveram em vigor nos últimos 15 dias.
Três semanas depois da vacinação contra a COVID-19 ter começado em lares de terceira idade do concelho com 1600 idosos inoculados, Isaltino Morais afirma ao Canal S+ que “naturalmente que toda a gente estará preocupada e insatisfeita” com o processo.
A vacinação contra a COVID-19 arrancou, esta sexta-feira, em Almada, para pessoas com mais de 80 anos e com mais de 50 com patologias associadas, como revelou ao Canal S+, a presidente da Câmara Municipal, Inês de Medeiros.
O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira alertou hoje para tentativas de burla por parte de "indivíduos bem vestidos" que se intitulam médicos, mas que apenas pretendem extorquir dinheiro.
Vinte mil agentes de forças policiais vão ser vacinados nas próximas três semanas, adiantou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI), acrescentando que o processo de vacinação começa no sábado.
A Ordem dos Médicos criou uma petição dirigida ao primeiro-ministro a exigir a “vacinação imediata” de todos os clínicos contra a covid-19, que tinha recolhido, ao final da tarde de hoje, mais de 9.100 assinaturas.
O Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE considera que a lista de entidades abrangidas pelo alargamento das inscrições aos contratos individuais “tem omissões importantes”, deixando de fora a maioria das universidades e das empresas municipais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém a orientação da toma de duas doses das vacinas para a covid-19, apesar de a autoridade sanitária francesa ter recomendado hoje a administração de uma às pessoas que já estiveram infetadas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou novas recomendações para a atividade física e comportamento sedentário, com planificação individualizada para cada grupo etário desde as crianças aos idosos, foi hoje divulgado.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje que vai reduzir o número de camas de nível I na enfermaria covid-19 do Hospital de Santo André, tendo em conta a diminuição da procura.