A Comissão Europeia (CE) vai investir 416 milhões de euros para aquisição das vacinas contra o SARS-CoV-2 da Valneva e da Novavax, elevando para oito o número de fármacos disponíveis para os Estados-membros da União Europeia (UE).
A ministra da Saúde disse hoje que o Governo aguarda que a Agência Europeia do Medicamento se pronuncie sobre a eficácia da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, que alguns países não recomendam a idosos.
A Madeira registou hoje 61 casos de covid-19 e mais uma morte associada à doença, elevando o total de óbitos para 46, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o número de infeções ativas no arquipélago é de 1.893.
A costureira e a mãe do presidente do Centro Social e Paroquial de Alfena (CSPA), em Valongo, foram vacinadas em janeiro juntamente com utentes e funcionários na instituição, confirmou hoje à Lusa o responsável.
Pelo menos duas das quatro unidades de cuidados intensivos (UCI) de covid-19 dos hospitais do Alentejo estão com 100% de ocupação, disseram hoje à Lusa várias fontes das unidades locais de saúde da região.
A equipa de profissionais de saúde e o material clínico disponibilizados pela Alemanha para ajudar Portugal na resposta à pandemia de covid-19 vão chegar na próxima quarta-feira, anunciou hoje o Governo português.
O Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), para prestar cuidados de saúde mental até aos 18 anos, começou hoje a funcionar, anunciou aquela unidade.
O hospital de Beja iniciou hoje a transferência de doentes covid-19 para a Estrutura de Apoio de Retaguarda na Base Aérea n.º 11, disse à Lusa uma fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que as entregas “mais lentas” na UE das vacinas contra o covid-19 se deveu designadamente à recusa dos europeus em dar autorizações de urgência, como fizeram os britânicos.
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que o Governo está empenhado em que casos de vacinação indevida contra a covid-19 não se repitam e disse que o incumprimento do plano de vacinação merece “veemente repúdio”.
A presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, foi vacinada contra a covid-19 como “condição essencial” para poder fazer voluntariado no hospital de campanha instalado naquela cidade, foi hoje divulgado pelo município.
O número de infetados nos surtos de covid-19 em três lares do concelho da Lourinhã aumentou e ultrapassa já uma centena e meia de casos, segundo dados divulgados hoje pela delegada de saúde deste município do distrito de Lisboa.
A vacinação de idosos com 80 anos ou mais e de pessoas com comorbilidades de risco entre os 50 e os 79 anos abrange cerca de 900 mil pessoas, adiantou hoje a ministra da Saúde em conferência de imprensa.
O Governo dos Açores adiantou hoje, em resposta a um requerimento enviado pelo BE, que o Plano Regional de Vacinação para a covid-19 vai ser alterado, de forma a prever a imunização da população do Corvo.
Os medicamentos genéricos dispensados nas farmácias portuguesas permitiram uma poupança superior a 462 milhões de euros ao Estado e às famílias no ano passado, o valor mais alto de sempre, segundo dados hoje divulgados por duas associações.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) iniciou hoje uma revisão contínua do tratamento com uma combinação de anticorpos desenvolvido pela empresa Regeneron e que foi usado para tratar Donald Trump durante a sua recuperação da covid-19.
O Pavilhão das Pedras, localizado no centro de Vila Nova de Gaia, vai acolher a segunda fase de vacinação contra a covid-19 neste concelho, revelou hoje a câmara, que vai disponibilizar apoio logístico ao hospital e centros de saúde.
A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, criticou hoje as farmacêuticas por não estarem a cumprir os prazos de entrega das vacinas contra a covid-19 e defendeu uma produção generalizada da vacina para permitir um acesso universal.
Duzentos e sessenta e cinco médicos aposentados foram contratados para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2020, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
O Ministério Púbico abriu inquéritos em relação a casos que envolvem o INEM de Lisboa e do Porto, a Segurança Social de Setúbal e outras instituições na vacinação contra a covid-19 de casos não prioritários.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, reafirmou hoje no Algarve que haverá “tolerância zero” para vacinações indevidas e que o plano de vacinação contemplará listas suplementares para as vacinas sobrantes.
O embaixador da Áustria em Lisboa avançou hoje à Lusa que Viena está a fazer um levantamento junto das várias províncias daquele país para saber quantas camas de cuidados intensivos têm disponíveis para receber doentes covid-19 de Portugal.
À semelhança de outros grandes hospitais do país, com destaque para a região de Lisboa e Vale do Tejo e a região Norte, o Hospital de Braga não é exceção e regista uma “sobrecarga de doentes”, como revelou ao Canal S+, António Oliveira e Silva.
A secção regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros denunciou hoje que várias pessoas, incluindo um padre, foram vacinados indevidamente contra a covid-19 numa instituição de Valongo do Vouga, Águeda, distrito de Aveiro.