A Comissão Europeia quer promover uma “forte dimensão social” na cimeira de maio no Porto, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia, defendendo o enfoque nos jovens, que enfrentam um “período difícil” devido à crise da covid-19.
As práticas tradicionais nefastas, como a mutilação genital feminina (MGF), devem integrar os currículos da formação inicial dos profissionais que poderão vir a ser chamados a intervir sobre o fenómeno, defende a responsável pela pasta da Igualdade.
Um projeto internacional de promoção de sistemas alimentares saudáveis está à procura de ideias inovadoras para prevenir a obesidade entre as pessoas mais vulneráveis e as três melhores serão premiadas com mais de 83.000 euros cada.
O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) no continente europeu disse hoje que a Europa deve acelerar a vacinação contra a covid-19, admitindo estar "preocupado" com o impacto das novas variantes do vírus na eficácia das vacinas.
A segunda fase de vacinação contra a covid-19 arranca hoje no pavilhão Multiúsos de Gondomar, no distrito do Porto, com 100 doses de vacinas, informou o presidente da câmara local, apontando para uma operação que se prolongará até sábado.
Cerca de 8.000 farmacêuticos, dos quais perto de 300 exercem no Serviço Nacional de Saúde, ainda aguardam para ser vacinados contra a covid-19, alertou hoje a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF).
A proibição de circulação entre concelhos volta a aplicar-se entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira no continente, apesar de algumas exceções previstas na regulamentação do estado de emergência em vigor até 14 de fevereiro.
Um painel de peritos da ONU afirmou hoje que a pandemia fez aumentar a ameaça de grupos extremistas, como Estado Islâmico e Al-Qaeda, em zonas de conflito, incluindo Afeganistão, Síria, Iraque e Moçambique.
Cientistas mexicanos estão a investigar uma possível nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, que, a confirmar-se, junta-se às estirpes surgidas no Reino Unido, Brasil e África do Sul.
A intensidade da gripe sazonal em Portugal é residual, com uma taxa de incidência de 6,05 por 100.000 habitantes, e sem quaisquer casos detetados entre 25 e 31 de janeiro.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) prevê receber sete doentes covid-19 do Hospital Amadora-Sintra, estando a ser revista, “dia-a-dia”, a disponibilidade de acolhimento, revelou hoje fonte daquele equipamento hospitalar.
A cloroquina, fármaco usado para tratar doenças como malária, pode agravar a covid-19 ao provocar danos em células endoteliais, presentes em todos os vasos sanguíneos do corpo humano, segundo um estudo hoje divulgado por uma universidade brasileira.
O PCP discorda do projeto do PSD para que se autonomize o crime de “vacinação indevida”, pelos sinais errados que pode dar aos infratores, e porque já punível legalmente, disse hoje o líder parlamentar comunista, João Oliveira.
O universo de cuidadores informais duplicou devido à pandemia de covid-19, mas foi executado menos de 1% do orçamento que lhes era destinado em 2020, revelou hoje uma representante da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI).
A Madeira registou hoje 97 novos casos de covid-19, 92 recuperações e 228 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 1.875.
O Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco tem sete camas livres de um total de 40 em enfermaria e, na medicina intensiva, tem quatro livres de um total de 16 camas disponíveis para doentes covid-19, foi hoje anunciado.
A ministra da Saúde admitiu hoje, em Coimbra, que o Plano de Vacinação contra a covid-19 tem dificuldades na sua implementação, mas disse que a revisão das regras para reduzir a aleatoriedade do processo está a avançar.
Cento e cinquenta e sete doentes foram observados pelas equipas do INEM, nos últimos quatro dias, nos pontos de pré-triagem dos hospitais de Santa Maria e Garcia da Orta, dos quais 70% foram considerados graves, divulgou hoje o instituto.
Elisabete Ramos apresenta o balanço ao Canal S+, onze meses depois da pandemia da COVID-19 ter chegado a Portugal.
O vírus que provoca a covid-19 está a “competir com ele próprio neste momento”, gerando novas variantes que vão predominar em qualquer parte do mundo em função da eficácia de disseminação que apresentarem, afirmou hoje o virologista Pedro Simas.
As instituições de solidariedade social estão numa situação próxima da rutura financeira e a precisar que o Estado aumente o valor das comparticipações, que neste momento rondam os 30%, sob pena de se começarem a escolher utentes.
Carlos Antunes, professor de engenharia geoespacial da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa garante em entrevista ao Canal S+ que “já ultrapassamos o pico na Região de Lisboa e vale do Tejo desta terceira vaga da pandemia da COVID-19.
Um robô autónomo vocacionado “para descontaminar” espaços “de grande dimensão” e “combater a pandemia” de covid-19 está a ser desenvolvido em Portugal, graças a uma parceria entre três instituições, duas delas do distrito de Beja.
O epidemiologista Manuel Carmo Gomes defendeu hoje o alargamento do período entre as duas tomas da vacina contra a covid-19 até seis semanas para conseguir vacinar até março os maiores de 80 anos e as pessoas de alto risco.