Os números de novos casos e mortes diárias com covid-19 baixam na Europa, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu hoje contra “decisões precipitadas” sobre levantamento dos confinamentos, notando os baixos números da vacinação.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar ao país às 20:00 de hoje, na sequência da votação no parlamento do diploma que renova o estado de emergência.
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que estima que 70% da população portuguesa esteja vacinada contra a covid-19 até ao fim do verão, salientando que as regras sanitárias deverão ser mantidas depois da vacinação.
O Movimento Cuidar apelou hoje ao Governo para que os cuidadores informais tenham prioridade na vacinação contra a Covid-19, alertando que se estiverem infetados têm de parar os cuidados que prestam, além de poderem infetar o doente.
O surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, “está resolvido”, depois de provocar 10 vítimas mortais, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição.
Um jovem de 28 anos, de Ansião, decidiu disponibilizar-se para ajudar a sociedade da freguesia de Avelar, na sequência da covid-19, e, em quatro dias, já deu apoio a seis famílias.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) assinala hoje o Dia Europeu do 112, um contacto de emergência que funciona a título gratuito nos Estados-membros da União Europeia e que Portugal atende entre 20.000 e 25.000 chamadas diárias.
A criação de um gabinete técnico que passe a apoiar a comunidade cultural “de forma gratuita ou muito perto disso” no âmbito da sustentabilidade ambiental é um dos objetivos que a plataforma Gerador quer atingir no primeiro semestre.
A farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, que desenvolveu uma das vacinas contra a covid-19, obteve um lucro líquido de 3.144 milhões de dólares (2.592 milhões de euros) em 2020, mais 159% do que no ano anterior.
Cerca de 15.000 bombeiros voluntários, sapadores e municipais começam hoje a ser vacinados contra a covid-19, num processo que se vai prolongar durante as próximas duas semanas.
O parlamento vai votar hoje a renovação do estado de emergência até 01 de março para permitir medidas de contenção da covid-19, que tem aprovação assegurada, com o apoio de PS, PSD, CDS-PP e PAN.
Cerca de 151 milhões de doses de vacinas para a covid-19 foram dadas em todo o mundo, enquanto algumas das principais entidades envolvidas na vacinação analisam a eficácia das vacinas perante novas variantes do vírus.
A vacinação contra a Covid-19 arrancou hoje em Cascais e Carlos Carreiras, presidente da câmara municipal, mostra-se alinhado com a estratégia do novo coordenador da task-force, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.
O secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, reiterou hoje que o plano regional de vacinação contra a covid-19 tinha “orientações claras”, acusando o PS de atacar permanentemente o executivo açoriano.
Os agentes da PSP serão vacinados contra a covid-19 em Lisboa “numa estrutura dedicada” e partilhada com outras entidades, enquanto nos restantes distritos a vacinação será, “em princípio”, executada com o apoio do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, comprometeu-se hoje a acabar com o programa Estagiar L em enfermagem e a criar a figura do enfermeiro de família, como reivindica a Ordem dos Enfermeiros.
O chefe do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, deu hoje parecer favorável à renovação da declaração do estado de emergência, proposto pelo Presidente da República, informou hoje o seu gabinete.
O projeto do Presidente da República que renova o estado de emergência até 01 de março admite que sejam impostos limites ao ruído em certos horários nos edifícios habitacionais para não perturbar quem está em teletrabalho.
O secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, comprometeu-se hoje a pagar os retroativos e atualizações da carreira aos enfermeiros da região, mas sem fixar um prazo limite.
O projeto do Presidente da República que renova o estado de emergência prevê que seja definido um plano faseado de reabertura das aulas presenciais, com critérios objetivos e tendo em conta a proteção da saúde pública.
A Madeira registou hoje três mortes por covid-19, elevando o total de óbitos para 60, indicou a Direção Regional de Saúde, reportando também 82 novos casos, 131 recuperações e 223 situações suspeitas.
O Presidente da República propôs hoje ao parlamento a renovação do estado de emergência por mais quinze dias, até 01 de março, para permitir medidas de contenção da covid-19.
A nova estratégia de testagem no âmbito do combate à pandemia de covid-19 alarga a realização dos testes laboratoriais a todos os contactos com casos positivos, entre outras medidas hoje anunciadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O número de horas de sono no primeiro confinamento aumentou entre as crianças e jovens portugueses, mas também o sedentarismo, a ansiedade e irritabilidade, ainda que menos do que entre os congéneres espanhóis e italianos.