A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) manifestou hoje “alguma preocupação” com o retardar da vacinação das forças de segurança contra a covid-19 e defendeu que o Governo devia dar “um sinal de resolução do problema”.
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião de segunda-feira, uma proposta para reforçar o Fundo Municipal de Emergência Social (FMES).
Um estudo do hospital israelita Sheba, divulgado hoje e publicado na revista científica The Lancet, mostrou que a primeira dose da vacina produzida pela Pfizer reduziu as infeções por coronavírus em 75%, duas semanas depois de ser administrada.
O PSD recomendou ao Governo que crie uma comissão científica permanente de apoio e acompanhamento da resposta à pandemia de covid-19, considerando que em Portugal as decisões têm sido “erráticas e tardias”.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) lançou um concurso público para a instalação e desenvolvimento de uma área de cuidados paliativos de apoio à urgência da unidade hospitalar de Chaves, disse hoje fonte hospitalar.
A Câmara de Baião criou uma estrutura, junto ao centro de saúde local, que vai permitir vacinar a população do concelho contra a covid-19 a partir de terça-feira, informou hoje fonte da autarquia.
Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) estão a colaborar com o grupo MUST-B, criado pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, para estudar o risco integrado de múltiplos fatores de ‘stress’ em abelhas melíferas.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, disse hoje estar “surpreendido” por não ter sido avisado de que a vacinação destes profissionais deixou de liderar as prioridades do plano e exigiu esclarecimentos.
A plataforma de dados estatísticos Eyedata tem a partir de hoje uma nova página em que se cruzam dados da pandemia da covid-19 com variáveis sociodemográficas de cada país do mundo e de Portugal e dos seus municípios.
O laboratório alemão CureVac iniciou a última e terceira fase de ensaios clínicos "em grande escala" da sua vacina contra a covid-19 no Panamá, que deverá envolver cerca de 3.000 pessoas, para demonstrar a eficácia e segurança da imunização.
A vacinação das forças de segurança e bombeiros vai deixar de liderar as prioridades devido à escassez de vacinas, sendo reforçada a administração a pessoas com 80 ou mais anos e entre os 50 e os 79 anos com doenças crónicas.
Cerca de 180 efetivos das forças de segurança em funções no concelho de Gondomar e um segundo grupo de 80 bombeiros locais recebem hoje a primeira de duas doses da vacina contra a covid-19, adiantou o presidente da Câmara.
As exportações em saúde cresceram 150% na última década, atingindo os 1.749 milhões de euros em 2020, o que, para o Health Cluster Portugal, mostra a “resiliência do setor”.
Portugal canalizou, bilateralmente ou através de organizações multilaterais, cerca de um milhão de euros para apoio à resposta de Timor-Leste à covid-19, a que se somaram apoios regionais e globais, indicaram dados hoje divulgados.
A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de covid-19.
Uma mutação na proteína Spike do SARS-Cov-2, existente nas variantes britânica, sul-africana e brasileira, torna o novo coronavírus até oito vezes mais infeccioso em células humanas do que o que surgiu inicialmente na China, revela um estudo científico.
Apenas o desenvolvimento de uma “vacina universal” para os vários tipos de coronavírus, em que se inclui o causador da covid-19, poderá evitar futuras pandemias, alertaram hoje dois epidemiologistas em editorial na revista Science.
Os médicos de família reduziram entre 30 e 50% o encaminhamento de doentes para consulta de especialidade nos hospitais, disse hoje à Lusa o presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), considerando esta situação “dramática”.
Os centros de saúde realizaram menos 11,4 milhões de consultas presenciais em 2020 (-38%), enquanto os contactos à distância duplicaram de 2019 para 2020, passando de 9,1 milhões para 18,5 milhões, segundo dados hoje divulgados.
A comissária do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, Dunja Mijatovic, afirmou hoje que a Covid-19 expôs as debilidades dos sistemas de saúde europeus e apelou ao reforço do financiamento para reforçar a sua capacidade.
É português de Castro Marim, no Algarve, e está, desde março, na linha da frente do combate à pandemia da COVID-19 no Reino Unido. Ao Canal S+, Gonçalo Sabóia, paramédico ao serviço do National Health Service (NHS) afirma ter vivido, na primeira fase da pandemia, momentos muito complicados acompanhados por decisões ainda mais difíceis.
O PAN manifestou-se hoje confiante na constitucionalidade do diploma que despenaliza a eutanásia, mas lamentou que o Presidente da República nada tenha dito na campanha sobre a sua intenção de enviar o texto para o Tribunal Constitucional (TC).
O presidente e deputado único da Iniciativa Liberal considerou hoje que era “expectável” o envio para o Tribunal Constitucional (TC) do diploma que despenaliza a eutanásia, mas disse confiar na conformidade à Lei fundamental.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje por unanimidade atribuir 135.300 euros ao Gabinete de Apoio à Família (GAF) para a elaboração do projeto da residência para idosas vítimas de violência doméstica, orçado em 2 milhões de euros.