A ministra da Presidência disse hoje que o estado de emergência decretado para combater a pandemia de covid-19 vai continuar até à fase final de desconfinamento para garantir “a segurança jurídica” de todas as medidas.
A União Europeia (UE) conta, a partir de hoje, com um novo programa comunitário para o setor da saúde, o EU4Health, que prevê a alocação de 5,1 mil milhões de euros para reforçar a resiliência dos sistemas sanitários.
A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, explicou hoje que o teletrabalho se mantém obrigatório até ao final do ano, segundo o regime geral, mesmo que o país não esteja em estado de emergência.
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) arranca, na segunda-feira com a construção do seu novo Laboratório de Biologia Molecular do Serviço de Patologia Clínica, num investimento próximo dos 422 mil euros, foi hoje anunciado.
A ministra de Estado e da Presidência afirmou hoje que o Governo "não abdica de nenhuma das suas prerrogativas" e irá usá-las se for necessário, quando questionada sobre o eventual recurso ao Tribunal Constitucional devido ao alargamento dos apoios sociais aprovado no parlamento.
A regresso dos alunos às escolas depois da Páscoa, a 05 de abril, está dependente da evolução da pandemia em Portugal, alertou o Governo, admitindo que se fosse hoje não haveria recuos no plano de desconfinamento.
O Hospital de Braga contratualizou com entidades externas 11.360 cirurgias para 2021, visando reduzir as listas de espera e assegurar a realização das operações num prazo máximo de um ano, disse hoje o presidente do Conselho de Administração.
A ministra da Presidência pediu hoje aos portugueses para que mantenham durante o período da Páscoa “um desconfinamento a conta-gotas, lento e cauteloso” para garantir que as restantes fases se concretizem a partir de 05 de abril.
A média diária nos últimos sete dias de novas infeções pelo SARS-CoV-2 desceu esta semana para valores que não se verificavam desde setembro de 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje.
O Governo anunciou hoje o prolongamento das atuais regras em vigor no plano de desconfinamento e que só vai definir as regras após a Páscoa na próxima semana, no dia 01 de abril.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) defende que os profissionais de saúde devem recomendar a vacina contra a covid-19 aos seus utentes, evidenciando os benefícios individuais e coletivos e explicando que são largamente superiores ao risco.
O porta-voz do Kremlin rejeitou hoje as acusações do ministro francês dos Negócios Estrangeiros, garantindo que nem a Rússia nem a China usam as suas vacinas anti-covid-19 como “ferramenta de influência” internacional ou propaganda política.
O Governo destacou hoje, na despedida aos profissionais de saúde militares alemães que terminaram a sua missão de apoio no combate à pandemia, o contributo desta colaboração para “uma Europa mais Unida”.
O ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Jean-Yves Le Drian, criticou hoje a Rússia e a China por fazerem propaganda política com as vacinas anti-covid e o Reino Unido por “fazer chantagem” na entrega do medicamento da AstraZeneca.
O primeiro-ministro, António Costa, agradeceu hoje à equipa médica militar alemã que deu apoio ao sistema de saúde português no combate à pandemia de covid-19, sublinhando tratar-se de “um magnífico gesto de solidariedade europeia”.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) considerou hoje “um erro histórico de consequências imprevisíveis” a transferência para o Ministério do Ambiente de competências relativas dos animais de companhia que até aqui eram do Ministério da Agricultura.
Portugal ultrapassou hoje um milhão de vacinados com a primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19 e, em simultâneo, serão atingidas 500.000 segundas doses administradas, segundo fonte da 'task force' do plano de vacinação.
Quase todos os profissionais de saúde do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental seguidos num estudo do Instituto Gulbenkian de Ciência desenvolveram anticorpos “de forma expressiva” três semanas após a segunda dose da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19.
A Ordem dos Nutricionistas (ON)criticou hoje o Governo por não ter ainda avançado com o concurso para a contratação de nutricionistas para as escolas anunciado no ano passado, sublinhando que já constava do Orçamento do Estado de 2020.
Os Estados Membros da UE chegaram a acordo quanto a uma proposta de legislação que prevê um grupo de coordenação responsável pelas avaliações clínicas de medicamentos ou dispositivos médicos e permite acelerar a chegada destas tecnologias aos doentes.
O comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, reúne-se hoje em Lisboa com o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, para abordar a produção de vacinas contra a covid-19.
A circulação entre concelhos em Portugal continental está proibida desde as 00:00 de hoje e as 05:00 de 05 de abril, a segunda-feira após a Páscoa, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de covid-19.
Um grupo de cientistas brasileiros detetou, pela primeira vez, a presença do novo coronavírus nas gengivas de alguns pacientes que morreram em decorrência da covid-19, informaram na quinta-feira fontes académicas.
A Comissão Europeia exigiu hoje que a farmacêutica AstraZeneca, envolta em polémica devido à incapacidade de produção de vacinas contra covid-19 para a União Europeia (UE), recupere os atrasos e honre o acordado antes de exportar para fora.