O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “nada está adquirido para o futuro” e que será preciso “uma luta diária” para não se perder nenhuma das conquistas alcançadas no desconfinamento devido à pandemia.
O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo está seguro da conformidade constitucional das medidas que continuarão a restringir direitos e liberdades para combate à covid-19, invocando as leis de Bases da Proteção Civil e de Saúde Pública.
O Governo vai manter este ano as mesmas regras para o acesso às praias que estabeleceu em 2020 devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião do Conselho de Ministros.
O uso de máscara de proteção contra a pandemia de covid-19 deve continuar a ser obrigatório até ao final do verão, quando se prevê a obtenção de imunidade de grupo, afirmou hoje o primeiro-ministro.
Oito concelhos dos 278 existentes em Portugal continental não avançam para a quarta e última fase do atual plano de desconfinamento, a partir de sábado, no âmbito do estado de calamidade devido à pandemia, anunciou hoje o primeiro-ministro.
O Governo decidiu decretar uma cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e de Almograve, no concelho de Odemira, devido à elevada incidência de casos de covid-19, sobretudo em trabalhadores do setor agrícola, anunciou hoje o primeiro-ministro.
O primeiro-ministro, António Costa, salientou hoje que Portugal conseguiu manter uma “tendência positiva” na pandemia de covid-19 ao longo das últimas duas semanas e que, por isso, o país vai passar de estado de emergência para situação de calamidade.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que há condições para “dar o passo em frente” para a próxima etapa do desconfinamento devido à pandemia.
O Governo decidiu hoje decretar situação de calamidade a partir de sábado devido à pandemia de covid-19, depois de Portugal continental ter passado por 15 períodos de estado de emergência, dos quais 12 vigoraram consecuivamente desde 09 de novembro.
As autoridades da Madeira diagnosticaram 18 novos casos de covid-19 e mais 16 doentes recuperados nas últimas 24 horas na região, informou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).
Quase 140 milhões de doses de vacinas anticovid-19 foram já administradas na União Europeia (UE), de mais de 162 milhões entregues, estando 22,4% da população adulta com a primeira dose tomada, divulgou hoje a Comissão Europeia.
O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira confirmou hoje à Lusa que foi alvo de uma injunção de 2,3 milhões de euros, mas diz que “não reconhece a totalidade do valor”, pelo que “contestou” a ação.
Os criadores da vacina russa Sputnik V ameaçaram processar por difamação a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do Brasil, que se recusou a aprovar o medicamento alegando que continha uma versão ativa de um vírus.
A Índia anunciou hoje que receberá nos próximos dias medicamentos e equipamentos de oxigénio de mais de 40 países, no âmbito de um compromisso internacional para ajudar este país que enfrenta uma devastadora segunda vaga de casos de covid-19.
O Parlamento Europeu manifestou hoje preocupação com o “impacto devastador” da pandemia de covid-19 na América Latina, nomeadamente no Brasil, com alguns eurodeputados a criticarem a gestão do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, culpando-o da “situação catastrófica” do país.
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, congratulou-se hoje com a decisão do Parlamento Europeu aprovar a proposta para a criação de um certificado de vacinação, mantendo a perspetiva de abertura das fronteiras em maio.
A Grécia vai participar na segunda fase dos ensaios clínicos do medicamento israelita Exo-CD24, que promete tratar doentes com sintomas agudos de covid-19, anunciou hoje o Governo helénico.
A situação epidemiológica na ilha de São Miguel, nos Açores, está a “estabilizar”, mas o número de internamentos por covid-19 merece uma “atenção particular”, defenderam hoje as autoridades de saúde regionais.
O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, disse hoje estar “aliviado” com o fim do estado de emergência, que lhe retira a responsabilidade da execução das medidas decretadas, alertando que a “pandemia não acabou”.
Portugal teve nas últimas 24 horas mais 470 casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 e uma morte atribuída à covid-19, num dia em que os internamentos voltam a descer, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Presidente da República defendeu hoje que, no processo de desconfinamento em curso, agora sem estado de emergência, a responsabilidade é sobretudo dos portugueses, a quem pediu disciplina para evitar retrocessos na contenção da covid-19.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 15 novos casos positivos de covid-19, todos em São Miguel, decorrentes de 2.042 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, informou hoje a Autoridade de Saúde do arquipélago.
Um dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse hoje que o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões precisa de, pelo menos, mais 40 a 50 profissionais, uma vez que há muitos, desde o ano passado, praticamente sem folgas nem férias.
Os Açores vão manter as medidas restritivas de controlo da pandemia de covid-19, apesar do fim do estado de emergência, anunciou hoje o secretário da Saúde, alegando que a região tem suporte legal para o fazer.