O comissário europeu para a Justiça, Didier Reynders, garantiu hoje que o certificado digital para a covid-19 que permitirá viajar dentro da União Europeia não prevê qualquer partilha de dados entre Estados-membros.
O Movimento Saúde em Dia lamentou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) negligencie a recuperação de doentes não covid-19 e apresenta um conjunto de propostas como identificar as áreas e os doentes prioritários a recuperar.
O primeiro-ministro reúne-se hoje com o Grupo Parlamentar do PS, por videoconferência, sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num momento em que a fase de consulta pública deste documento está em fase de conclusão.
Os pedidos de patentes internacionais aumentaram 4% em 2020, para um total de 275.900, evolução que mostra que a pandemia de covid-19 não travou a inovação embora o registo de novas marcas tenha estagnado, foi hoje revelado.
O pavilhão desportivo da Escola Secundária Soares Basto começa na quarta-feira a funcionar como Centro de Vacinação de Oliveira de Azeméis contra a covid-19, revelou hoje a Câmara, estimando aí receber 240 a 400 pessoas por dia.
A Câmara de Caminha está "preocupada" com uma proposta de desenvolvimento de uma fileira integrada de lítio e fabrico de baterias no território transfronteiriço, prevista no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi hoje divulgado.
O Hospital Júlio de Matos teve de fazer uma “reorganização interna muito grande” para responder à pandemia, nomeadamente a criação de um pavilhão onde os doentes ficam cinco dias internados em isolamento antes de serem transferidos para a enfermaria.
A procura de ajuda por problemas de dependências de álcool, de jogo e de Internet está a aumentar no Hospital Júlio de Matos, em Lisboa, mas a capacidade de resposta é menor devido às restrições de isolamento.
Doentes que já tinham patologia psiquiátrica e estavam estabilizados estão a chegar ao Hospital Júlio de Matos, em Lisboa, com um agravamento de sintomas de ansiedade, depressão, insónia e alguns são internados com situações mais graves impostas pelo isolamento.
Frágil e tímida, Vaida Raposo, 15 anos, aproveitou as restrições impostas pela covid-19 para quebrar uma tradição familiar e se desfazer de um casamento prematuro arranjado pelos tios em Mondoguara, uma aldeia pobre do interior de Manica, centro de Moçambique.
O Twitter anunciou na segunda-feira que pretende intensificar a luta contra a desinformação sobre as vacinas para a covid-19, incluindo a possibilidade de banir utilizadores, após cinco avisos.
Os anticorpos biespecíficos que se unem simultaneamente aos antígenos tumorais e às células T eliminaram células cancerígenas sem danificar as células saudáveis, explicitam várias investigações.
Portugal entrou hoje no 12.º período de estado de emergência para conter a pandemia da covid-19, mas mantendo, até 16 de março, as mesmas regras que vigoraram nos últimos 15 dias em território continental.
O Tribunal de Contas continua a encontrar lacunas na informação sobre o custo das medidas resposta à covid-19 e recomenda ao Governo que quantifique o seu impacto de forma desagregada, incluindo da receita que deixa de ser arrecadada.
Luís Graça, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular (IMM) recorda, em entrevista ao Canal S+, que “a imunidade de grupo depende de mais do que uma variável”.
A cirurgia de ambulatório está a funcionar a 100% no Hospital de Águeda e o bloco operatório central, no Hospital de Aveiro, retoma a atividade plena na segunda-feira, revelou hoje à Lusa fonte hospitalar.
Três cidadãos portadores de documentação falsa foram detetados no domingo no aeroporto de Lisboa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), anunciou hoje este órgão de polícia criminal e fronteiras.
Níveis alarmantes de fadiga pandémica foram detetados num estudo que está a ser realizado junto da população portuguesa e que inclui diferentes fases de confinamento para conter o contágio por covid-19, disse à agência Lusa a coordenadora.
O coordenador do hospital de campanha de Lisboa defendeu hoje que é "mais prudente" manter a estrutura ativa, apesar da diminuição do número de infeções, justificando que, assim, os hospitais podem retomar mais rapidamente a atividade normal.
Portugal registou em fevereiro quase quatro vezes menos casos de infeção com o novo coronavirus face a janeiro, mês em que foram atingidos os valores mais elevados de novos casos diários, mortes e internamentos desde o início da pandemia.
Uma doença não identificada causou a morte de 15 pessoas, com idades compreendidas entre os 60 e os 80 anos, em fevereiro, numa província ocidental da República Democrática do Congo, anunciaram hoje fontes oficiais.
A União das Mutualidades pediu hoje ao Governo que clarifique o regime jurídico das farmácias sociais, alegando que há 18 farmácias à espera de abrir há vários anos, o que poderá trazer situações de desequilíbrio financeiro “irremediáveis”.
O surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Grândola “está resolvido”, depois de causar 21 mortos entre os utentes da instituição, disse hoje à Lusa o provedor, Horácio Pereira.
Perto de 28 mil profissionais de saúde ficaram infetados com o vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de covid-19 em Portugal, dos quais 19 morreram e mais de 16 mil recuperaram, segundo dados hoje divulgados da DGS.