As vacinas contra a covid-19 atualmente em uso em Portugal podem ser administradas a pessoas com doença alérgica, embora alguns doentes devam fazer a toma sob vigilância em contexto hospitalar, alertaram hoje especialistas da área Imunoalergologia.
A Comissão Europeia vai fornecer 651 mil doses de vacinas da BioNTech/Pfizer contra a covid-19 aos países dos Balcãs Ocidentais, que serão distribuídas com o apoio das autoridades austríacas, foi hoje anunciado.
As reservas levantadas em alguns países europeus quanto à eficácia das máscaras têxteis penalizaram as exportações portuguesas, mas o Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (Citeve) garante a sua eficácia e adequação em contexto de uso comunitário.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), sediado em Penafiel, está a comunicar a cerca de 60 enfermeiros com "contrato covid-19" que não vai renovar o seu vínculo, denunciou hoje a Ordem dos Enfermeiros.
A associação da indústria farmacêutica de medicamentos veterinários alertou hoje para a importância da vacinação animal para impedir doenças transmissíveis aos humanos e reduzir o uso de antibióticos nos animais.
Mais de 260 organizações não-governamentais apelaram hoje aos países doadores cinco mil milhões de dólares (mais de quatro mil milhões de euros) para as agências das Nações Unidas poderem salvar 34 milhões de pessoas em risco alimentar.
As grandes empresas farmacêuticas não cumpriram o seu compromisso com a União Europeia de produzir e garantir a distribuição de vacinas contra a covid-19 para “chegarem ao mundo inteiro” sem necessidade de “medidas extraordinárias”, segundo um relatório.
Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou hoje aquela instituição.
A dispensa de medicamentos para o tratamento tabagismo contendo nicotina de venda livre aumentou 0,8% em 2020 face ao ano anterior, enquanto o fármaco de vareniclina sujeito a receita médica e comparticipado sofreu uma quebra de 29%.
O Presidente da República considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência externa”.
Portugal é o 9.º país melhor classificado no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa 2021 elaborado pelos Repórteres Sem Fronteiras (RSF), subindo uma posição em relação a 2020, segundo o documento hoje divulgado pela organização.
O Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) assinou segunda-feira um memorando de entendimento com o Governo venezuelano para iniciar operações no país com as crianças nas escolas em situação de vulnerabilidade a serem o alvo prioritário.
O presidente dos EUA, Joe Biden, colocou-se perante o dilema de conseguir um acordo de redução das emissões de gases com efeito de estufa tangível, mas não vinculativo, ao convocar uma cimeira sobre o clima, com 40 líderes.
A Índia vai alargar a vacinação contra a Covid-19 a todos os maiores de 18 anos, a partir de 01 de maio, depois de ter cessado as exportações de vacinas para tentar acelerar a imunização da população.
Com lotes da vacina AstraZeneca contra a covid-19 em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros.
A Fundação Greta Thunberg contribuiu hoje com 100 mil euros para o COVAX, um mecanismo gerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para universalizar equitativamente a distribuição de vacinas contra a covid-19.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou hoje que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma "gradual e faseada", mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes e alunos.
A DGS reforçou junto das escolas e delegados de saúde as medidas de vigilância sobre a circulação de novas variantes de covid-19 e a deteção de surtos nas escolas, que incluem a suspensão de atividades.
Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Governo da Madeira admitiu hoje que na próxima semana se possa aligeirar as medidas restritivas em vigor desde janeiro na região para combater a pandemia da covid-19.
O Brasil autorizou hoje ensaios clínicos de uma potencial vacina contra a covid-19 financiada pela empresa chinesa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, e que será o sexto imunizante a ser testado no país.
O Brasil recebeu hoje um lote de ingrediente farmacêutico ativo para produzir 5 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, cuja produção no país havia sido interrompida devido à falta de consumíveis.
Portugal continua a descer na lista de países com mais novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, um indicador que reduziu de 58,27 para 49,13 na última semana.
Um estudo apresentado hoje pelo Centro de Desenvolvimento Global nos Estados Unidos da América sublinha a gravidade dos impactos sofridos pelas mulheres em relação à pandemia de covid-19 em África, atendendo às áreas económica, de saúde e proteção social.