O Governo publicou hoje em Diário da República a portaria que regulamenta as condições e os requisitos para o subsídio extraordinário de risco no combate à pandemia de covid-19, que vai ser pago com retroativos desde janeiro de 2021.
O diretor do Plano Nacional de Saúde Mental defendeu hoje que esta área nunca foi considerada uma prioridade política em Portugal e que a saúde mental tem tido sempre um financiamento, no mínimo, três vezes inferior ao necessário.
A inclusão de professores, investigadores e restantes funcionários do ensino superior nos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19 está a ser equacionada pela ‘task force’, que recentemente incluiu o pessoal das creches, ensino básico e secundário.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) revelou hoje que há enfermeiros com contratos não-covid, mas que trabalharam no combate à pandemia, que estão a ser dispensados no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.
Os doentes crónicos querem que as doenças de que sofrem tenham o mesmo tratamento base e igualdade de direitos e benefícios e vão apresentar hoje uma proposta para um estatuto que permita ao Governo avançar com legislação própria.
Lisboa foi eleita, entre mais de 150 cidades, a nível mundial, como um dos 21 lugares de futuro, destacando-se pela qualidade das universidades, infraestruturas e segurança, segundo um estudo da norte-americana Cognizant.
As autoridades de Macau e de Hong Kong anunciaram hoje a suspensão da administração da vacina da BioNTech após terem sido detetados defeitos na embalagem de um lote.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou hoje ter convidado o Presidente norte-americano, Joe Biden, para participar na cimeira virtual de líderes desta semana, dedicada à resposta à pandemia da covid-19, falando na “reconstrução da aliança transatlântica”.
Os hospitais públicos dispõem de 1.015 camas de cuidados intensivos, mais 134% do que no início da pandemia, no âmbito de investimentos para aproximar esta área dos parâmetros de outros países europeus, anunciou hoje a ministra da Saúde.
O ministro do Ensino Superior revelou hoje o seu apoio à proposta de criação de um centro académico clínico, que irá juntar a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o hospital de Vila Real.
O Parlamento Europeu discute na quarta-feira e vota no dia seguinte se aprova, com urgência, a proposta legislativa para criação de um livre-trânsito digital para facilitar a circulação durante a pandemia, visando a entrada em vigor no verão.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, disse hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 “é para ser cumprido” e que os professores do ensino superior “não devem passar outras prioridades”.
O deputado e médico infecciologista Ricardo Baptista Leite é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Sintra, anunciou hoje o presidente do partido, Rui Rio.
O primeiro-ministro afirmou hoje partilhar o entendimento do Presidente da República no sentido de haver estado de emergência enquanto decorrer o processo de desconfinamento, alegando que todos os passos têm de ser dados com segurança jurídica.
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), perspetivou hoje que o novo centro de Saúde do Catujal possa estar em funcionamento a partir de 2023, para servir cerca de 13 mil utentes.
Vinte e sete técnicos de radiologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), em Viana do Castelo, iniciaram hoje três dias de vigílias e anunciaram dois dias greve em defesa da "estabilidade contratual" e pela “valorização remuneratória".
Todos os utentes e trabalhadores dos lares já receberam a primeira dose da vacina, sendo a exceção os locais onde houve surtos de covid-19, esclareceu hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
As crianças não têm um “papel relevante” nos contágios pelo vírus SARS-CoV-2 nas famílias, defendeu hoje o epidemiologista do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto Henrique Barros, que realçou também o menor risco de infeção neste grupo.
A presidência portuguesa da UE “tudo fará” para que o processo legislativo para a implementação de um certificado sanitário digital relativo à covid-19 esteja concluído até junho, disse hoje em Bruxelas a secretária de Estado dos Assuntos Europeus.
A ministra da Saúde voltou a apelar para o cumprimento das medidas de prevenção contra a covid-19, sublinhando que a mobilidade está a aumentar e o teletrabalho a diminuir, e reiterou a confiança nas vacinas.
Portugal registou hoje 10 mortes relacionadas com a covid-19 e 434 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Quase metade dos portugueses considera que o seu estado de saúde global piorou com a pandemia e um em cada cinco considera que o mesmo aconteceu com a sua saúde mental, segundo os dados hoje revelados.
A AstraZeneca comprometeu-se hoje a dar num prazo de 48 horas dados atualizados sobre os ensaios clínicos da vacina anti-covid-19 ao regulador norte-americano, que esta terça-feira alertou para uma eventual desatualização das informações fornecidas pelo laboratório anglo-sueco.
A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) lançou um abaixo-assinado, pedindo a prorrogação de todas as bolsas de investigação, à semelhança do que foi decidido para os doutoramentos, devido às medidas de contenção da pandemia da covid-19.