Os Açores contam com 30 novos casos positivos de covid-19, sendo um na Terceira e 29 em São Miguel, resultantes de 1.059 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, informou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.
O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje uma recomendação para abordagem coordenada relativamente às viagens, propondo que vacinados com pelo menos uma dose e recuperados da covid-19 não sejam submetidos a medidas restritivas como quarentenas ou testes.
A China considerou hoje difamatória a declaração final da cimeira do G7 que pediu a Pequim respeito pelos direitos humanos, especialmente na província chinesa de Xinjiang, e a garantia de um alto nível de autonomia de Hong Kong.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto concluíram que a “ausência do gene da juventude” em células musculares que não se dividem tem “um impacto positivo na regeneração do tecido muscular”.
Os dadores de sangue já podem a agendar a sua dádiva diretamente no ‘site’ do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, através de uma nova funcionalidade lançada hoje pelo hospital, que pretende ultrapassar as 20 doações por dia.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que o certificado covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”, avisando que se devem manter algumas “normas de segurança”.
Cerca de 55% dos estudantes do ensino superior piorou o seu estado de saúde mental devido ao impacto da pandemia de covid-19, de acordo com um inquérito realizado pelas Associações e Federações Académicas de âmbito nacional.
Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou hoje a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre 2011 e 2021.
A organização não-governamental Human Rights Watch considera "pouco provável" que o julgamento Aung San Suu Kyi seja justo e pede a libertação imediata da líder deposta de Myanmar, antiga Birmânia.
Quinze distritos do continente, o arquipélago dos Açores e a ilha do Porto Santo apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de covid-19 superiores aos limites definidos pelo Governo.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães, Henrique Capelas, lamentou hoje a morte do antigo guarda-redes internacional Neno e manifestou eterna gratidão por “tudo o que deu” à instituição.
A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a “pandemia ainda não acabou”.
O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) exortou hoje as farmacêuticas e os profissionais de saúde a relatarem casos de miocardite ou pericardite em pessoas que receberam as vacinas contra a covid-19 aprovadas na União Europeia.
Os internamentos nos hospitais da Região de Lisboa por covid-19 têm vindo a aumentar nas duas últimas semanas, reflexo do aumento dos contágios, mas a média de idade dos doentes baixou deixando de atingir os mais idosos.
Portugal tem hoje 22 concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mais dois do que na última sexta-feira.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que as decisões de controlo da covid-19 na região foram “científica e politicamente validadas", defendendo que o arquipélago está no “bom caminho” no combate à pandemia.
Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve defenderam hoje que os casos covid-19 por 100 mil habitantes na região estão a ser “estatisticamente empolados”, apelando ao Governo uma revisão de critérios para evitar recuos no desconfinamento “sem razão”.
O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, apelou hoje à China “cooperação” e “transparência” sobre a origem da covid-19, enquanto Washington tenta estabelecer se a doença pode ter vindo de um acidente num laboratório chinês.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, instou hoje os líderes do G7 a “retirarem os ensinamentos” dos erros cometidos durante a pandemia covid-19 e da crise financeira de 2008, ao discursar na abertura da cimeira em Carbis Bay, Inglaterra.
O índice nacional de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 subiu de 1,05 para 1,07 e a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes subiu de 74,8 para 79,3, foi hoje divulgado.
Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região do país que apresenta um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 mais elevada, mas este indicador desceu de 1,16 para 1,12 numa semana.
Portugal registou uma morte associada à doença covid-19 nas últimas 24 horas e contabilizou 519 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, metade dos quais em Lisboa e Vale do Tejo, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).