A Agência Europeia do Medicamento (EMA) informou hoje que, depois da atual investigação aos casos de coágulos sanguíneos após toma da vacina contra a covid-19 da Janssen/Johnson & Johnson, decidirá se impõe uma ação regulatória na União Europeia.
Os municípios com mais desemprego são os mais afetadas pela pandemia, segundo um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, que mostra que os mais atingidos são sempre os mesmos 20 concelhos, maioritariamente da região norte litoral.
Mais de 1,5 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e cerca de 630 mil têm a vacinação completa, o equivalente a 6% da população, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Agência Europeia do Medicamento está a “acompanhar de perto” os desenvolvimentos relacionados com a vacina contra covid-19 de dose única da Johnson & Johnson, informou hoje a Comissão Europeia, confirmando o impacto na vacinação na União Europeia (UE).
A nova fase do plano de vacinação contra a covid-19 foi definida para um “cenário de abundância” de vacinas, para seguir o critério das faixas etárias decrescentes e para incluir pessoas com doenças como as neuromusculares e transplantadas.
Uma pessoa morreu devido a uma trombose sanguínea e outra encontra-se em estado crítico nos Estados Unidos depois de terem recebido a vacina da Johnson & Johnson contra a covid-19, indicou hoje fonte oficial norte-americana.
A farmacêutica Johnson & Johnson disse hoje que "tomou a decisão de atrasar a distribuição" da sua vacina contra a covid-19 na Europa, após as autoridades norte-americanas terem recomendado "uma pausa" no seu uso nos EUA.
A Agência Europeia do Medicamento sublinhou hoje que ainda está “a investigar” os casos de tromboembolismo detetados após a administração da vacina da Johnson & Johnson e alertou que, “para já, não se sabe se há relação causa-efeito”.
O matemático Óscar Felgueiras defendeu hoje a criação de um novo indicador, “incidência vizinha”, que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a sobrevalorização de surtos em pequenos concelhos.
O CDS-PP defendeu hoje o alargamento aos alunos da testagem para infeções com o novo coronavírus nas escolas, defendendo que "é profundamente errada" a política de testar "apenas os profissionais" e "não as crianças".
O PS registou hoje que o índice de transmissão do novo coronavírus está a aumentar em Portugal e adiantou que a continuidade do plano de desconfinamento do Governo vai estar em avaliação nos próximos dias.
Uma eventual alteração das medidas previstas para a próxima fase do plano de desconfinamento só será decidida na próxima reunião do Conselho de Ministros, prevista para quinta-feira, disse hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.
O presidente do Conselho Económico e Social (CES) português, Francisco Assis, frisou hoje que "não é possível" uma Europa social sem crescimento económico, pedindo "atenção particular" aos países com ritmos de crescimento mais baixos.
A ministra da Saúde, Marta Temido, considerou ser ainda muito cedo para comentar a recomendação hoje emitida pelas autoridades de saúde dos Estados Unidos para uma pausa na administração da vacina contra a covid-19 da Janssen.
As escolas devem ter um papel relevante na monitorização da pandemia de covid-19 em Portugal, defendeu hoje o epidemiologista Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, que alertou para o aumento da infeção nas crianças.
Um inquérito da Escola Nacional de Saúde Pública revela um aumento do número de inquiridos que diz ter estado num grupo com mais de 10 pessoas e aponta maiores dificuldades na adoção de medidas de proteção contra a covid-19.
A população com mais de 60 anos de idade vai estar vacinada contra a covid-19 até ao início de junho, anunciou hoje o coordenador da ‘task force’ do plano de vacinação, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.
Autoridades de saúde dos Estados Unidos recomendaram hoje “uma pausa” na administração da vacina anti-covid-19 de dose única Johnson & Johnson, para permitir investigar relatos de coágulos sanguíneos potencialmente associados à toma do fármaco.
O CDS-PP propôs a conclusão do registo nacional de doenças raras, a contratualização com instituições de cuidados continuados e paliativos de internamento ou apoio domiciliário para estes doentes, além da emissão de normas de orientação clínica.
Em quase todas as regiões do país têm acontecido “situações graves”, ao longo da pandemia, relacionadas com surtos de covid-19 que vão aparecendo, com áreas críticas nas localidades mais pequenas, segundo uma análise hoje divulgada.
A Comissão Europeia disse hoje estar a trabalhar com a aviação internacional e a Organização Mundial de Saúde (OMS) para tornar o livre-trânsito digital reconhecido no estrangeiro, pedindo rapidez na aprovação pelos colegisladores.
A variante do vírus SARS-CoV-2 identificada na África do Sul está a gerar “alguma preocupação” pelo crescimento recente em Portugal, admitiu hoje o investigador João Paulo Gomes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
A pandemia de covid-19 regista uma “inversão da tendência” de descida em Portugal, que já tem um índice de transmissibilidade (R) de 1,05, podendo atingir os 120 casos por 100 mil habitantes dentro de “duas semanas a um mês”.
A comissária europeia para a Saúde reconheceu hoje a necessidade de acelerar a produção de vacinas contra a covid-19, mas sublinhou que levantar as patentes não é um caminho a seguir e que há outras opções em análise.