A Comissão Europeia estimou hoje que os Estados-membros da União Europeia (UE) tenham, em breve, condições para administrar três milhões de doses de vacinas anticovid-19 por dia, numa altura em que foram já administradas 117 milhões de unidades.
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, afirmou hoje que a pandemia deu mais razões para acelerar a transição climática e que é fundamental que os Governos deem “o sinal certo” aos investidores.
O Governo disse hoje esperar que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) seja aprovado até final de junho, ainda durante a presidência portuguesa da União Europeia (UE), afirmando que só recorre aos empréstimos mediante procura das empresas.
A apresentação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) por Portugal foi hoje saudada por diversos comissários europeus, que sublinham o facto de ser dado assim início uma nova etapa do plano de reconstrução da economia europeia.
O Programa Alimentar Mundial (PAM) alertou hoje que 3,2 milhões de pessoas estão à beira da fome em Myanmar (antiga Birmânia) nos próximos seis meses, devido à crise provocada após o golpe militar de 01 de fevereiro.
O primeiro-ministro, António Costa, destacou hoje a entrega na Comissão Europeia (CE) da versão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), realçando que Portugal foi o primeiro estado-membro da União Europeia a apresentá-lo.
A presidente da Comissão Europeia saudou hoje Portugal por ter sido o primeiro país a entregar a Bruxelas o seu Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), notando que o documento está “estruturado em torno” das três prioridades europeias.
O Governo português já entregou o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) à Comissão Europeia, através da plataforma informática oficial, tornando-se no primeiro Estado-membro da União Europeia a entregar a versão final, de acordo com o executivo.
O laboratório Valneva anunciou na quarta-feira que a vacina que desenvolveu contra o SARS-CoV-2 vai entrar na terceira fase de ensaios clínicos, a última etapa antes do pedido de comercialização do fármaco.
O ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Queiroga, disse na quarta-feira que o executivo irá realizar um leilão nacional e internacional para tentar repor os estoques de medicamentos para intubação de pacientes infetados com covid-19.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou hoje que atualizou as normas de vacinação contra a covid-19 devido a uma maior disponibilidade de doses e vai começar a vacinar as pessoas entre 16 e 79 anos com doenças de risco acrescido.
Um estudo da Universidade do Minho, hoje revelado, concluiu que o consumo de álcool, tabaco e "comida de plástico" aumentou do primeiro para o segundo confinamento, sendo que o 'stress' e ansiedade tiveram "níveis semelhantes" no início de ambos.
A estirpe de covid-19 detetada na Índia está a degradar rapidamente a situação sanitária naquele país e a provocar preocupação em vários países, que temem que possa ser mais contagiosa e resistente às vacinas.
O Presidente da República e o rei de Espanha defenderam hoje a promoção do diálogo e da cooperação no quadro ibero-americano, designadamente em matéria de combate à pandemia da covid-19 e seus efeitos económicos e sociais.
O Papa Francisco enviou uma mensagem à XXVI Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que decorre em Andorra, a apelar para uma "vacinação extensiva" para acabar com a pandemia da Covid-19.
Quatro em cada 10 notificações de produtos enviadas à DGAV anualmente são de outros Estados-membros que pretendem introduzir produtos no mercado português, adiantou hoje um dos membros desta autoridade, Ana Paula Bico.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) defendeu hoje que os países podem começar, “lentamente”, a relaxar as restrições de combate à covid-19, nomeadamente para vacinados, à medida que a inoculação avança na União Europeia (UE).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve uma assistente administrativa de uma unidade de saúde do distrito de Aveiro suspeita de ter forjado atestados médicos, informou hoje aquele órgão de polícia criminal.
O secretário-geral das Nações Unidas atacou hoje o nacionalismo em torno das vacinas anticovid-19, advertindo que o mundo está perante "a maior prova moral de sempre", num discurso em que apelou ao reforço financeiro do mecanismo Covax.
As empresas são um dos “grandes alvos” do plano nacional de testagem à covid-19 e já “existe total disponibilidade” por parte de muitas para promover a realização de rastreios, disse hoje o coordenador da ‘task-force’ para a testagem.
Portugal vai receber mais 50 refugiados nas próximas semanas, dos quais 24 menores não acompanhados, anunciou hoje a secretária de Estado para a Integração e as Migrações.
O ministro de Estado e da Economia destacou hoje o papel da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) na defesa da qualidade dos produtos, aumentando assim a confiança dos consumidores.
São Tomé e Príncipe é um dos oito novos países identificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como tendo potencial para eliminar a malária nos próximos cinco anos, juntando-se a Cabo Verde e Timor-Leste.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que não haverá falta de profissionais de saúde no processo de vacinação contra a covid-19, sublinhando a existência de diferentes mecanismos legais de contratação.