O Ministério Público e a defesa de uma das vítimas do surto de ‘legionella’ ocorrido em Vila Franca de Xira em 2014 defenderam hoje que os arguidos do processo devem seguir para julgamento, prevendo-se a decisão instrutória para julho.
A ativista moçambicana Graça Machel defendeu hoje que o melhor resultado da cimeira de líderes do G7, esta semana no Reino Unido, seria um compromisso para distribuir rapidamente as vacinas anti-covid-19 que os países desenvolvidos têm “empilhadas”.
O índice nacional de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 desceu de 1,08 para 1,07 e a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes subiu de 69,8 para 72,2, foi hoje divulgado.
O coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos, Filipe Froes, defendeu hoje que Portugal deve “reservar agora” as vacinas da gripe para assegurar as doses necessárias, advertindo que são “escassas” e outros países já estão a adquiri-las.
Portugal registou duas mortes associadas à doença covid-19, 388 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e um aumento no número de internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo Direção-Geral da Saúde (DGS).
O presidente do Governo dos Açores considerou hoje que Portugal assegurou uma “superioridade moral e política” ao dar um “sinal” à União Europeia com a promoção de uma discriminação positiva da vacinação naquela região ultraperiférica.
O Centro de Investigação e Formação Forense da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) inicia hoje em São Tomé e Príncipe um curso de avaliação de crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Os medicamentos antipsicóticos simples passam a ser cedidos gratuitamente aos doentes seguidos em ambulatório no Serviço Nacional de Saúde, sendo a sua administração acompanhada pelos respetivos serviços de saúde mental, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, considerou hoje que o processo de vacinação em massa a decorrer nas cinco ilhas dos Açores sem hospital mantém a “equidade nacional”.
Pelo menos 1.500 jornalistas de 77 países morreram de covid-19 desde que começou a pandemia, disse hoje o grupo Press Emblem Campaign destacando que 200 profissionais foram vítimas da doença em maio.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 26 novos casos positivos de covid-19, todos em São Miguel, resultantes de 959 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A crise pandémica da covid-19 deixou em situação de pobreza extrema mais de 1,3 milhões de crianças em Itália, o que constitui um retrocesso para os níveis económicos registados em 2005, segundo um relatório publicado hoje.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 3.731.297 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
A União Europeia, o Reino Unido, a Suíça e a Noruega estão a tentar travar as negociações na Organização Mundial do Comércio para a suspensão de patentes de vacinas e outras ferramentas contra a covid-19, disse hoje uma organização.
O Ministério Público desencadeou uma ação crime para investigar a legalidade do perdão de 229 mil euros de taxas municipais ao hospital privado que está a ser construído em Bragança envolto em polémica desde o anúncio do projeto.
A Ordem dos Médicos manifestou-se hoje apreensiva com as mudanças na matriz de risco que fundamenta as novas fases de desconfinamento por causa da pandemia e defende a inclusão de critérios de gravidade e da cobertura vacinal.
O concelho de Portimão, em Faro, apresenta hoje um risco máximo de incêndio e mais de 50 em nove distritos estão com um risco muito elevado, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Quase 6.700 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 44 casos de morte comunicados em idosos com várias doenças, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed.
As exportações em saúde subiram 5,4% no primeiro trimestre, em comparação com o período homólogo, para 443 milhões de euros, com destaque para as preparações farmacêuticas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), citados pelo Health Cluster Portugal.
Todos os distritos do continente, o arquipélago da Madeira e a ilha açoriana de São Miguel, apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal de Instrução Criminal de Loures inicia hoje o debate instrutório do processo de surto de ‘legionella’ em Vila Franca de Xira, ocorrido em 2014, para decidir se leva a julgamento duas empresas e sete arguidos.
Um grupo de 230 antigos líderes mundiais, incluindo uma centena de ex-primeiros-ministros, apoiou uma petição promovida pela organização humanitária “Save the Children” para que os países do G7 financiem a vacinação contra a covid-19 nas regiões mais pobres.
O concelho da Ribeira Grande (São Miguel) é o único dos Açores sujeito a medidas de alto risco de transmissão do novo coronavírus na próxima semana, com a redução de casos em Vila Franca do Campo e Nordeste.
Todas as regiões de Portugal continental apresentam um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 acima de 1, com Lisboa e Vale do Tejo a destacar-se com 1,16, indica o relatório do INSA hoje divulgado.