O diretor da organização não-governamental (ONG) Centro para a Democracia e Desenvolvimento considerou hoje que as ajudas que Moçambique recebeu para combater a pandemia foram canalizadas para as elites e não para a população, perpetuando a "governação de corrupção".
O Governo decidiu hoje prolongar a situação de calamidade em Portugal continental até 27 de junho, no âmbito do combate à pandemia da covid-19, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou hoje a "luz verde" do Parlamento Europeu à adoção de um certificado digital covid-19, mas considerou que agora é preciso fazer com que seja aplicado em muitos países.
O primeiro-ministro português, António Costa, manifestou-se hoje “muitíssimo satisfeito” com a aprovação do certificado digital covid-19, “uma das prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, sublinhando, contudo, que é uma ferramenta e não “uma varinha mágica”.
O coordenador da ‘task force’ da vacinação defendeu hoje que tem de haver um “equilíbrio nacional” no ritmo de vacinação, devendo por isso ser reforçado o processo nos concelhos mais atrasados, como é o caso de Sintra.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que Portugal está a finalizar o trabalho para criação do seu certificado verde digital covid-19, adiantando que “em breve” aquele “livre-trânsito” estará pronto.
O Governo revogou o despacho relativo à requisição temporária do empreendimento Zmar, em Odemira, onde foram alojadas pessoas em isolamento profilático no âmbito do elevado número de casos de covid-19 no concelho, segundo um diploma publicado hoje.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou hoje que os concelhos de Lisboa e Braga não vão avançar para a próxima fase de desconfinamento devido ao número de casos de covid-19.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), em parceria com a empresa Take The Wind e o seu simulador de pacientes Body Interact, vai avançar com um curso de formação gratuito sobre o processo de vacinação contra a covid-19 dirigido aos profissionais de saúde.
A confiança na União Europeia (UE) caiu durante a pandemia da covid-19, mas há um sólido apoio à continuação da adesão em todos os países ao bloco europeu, segundo um relatório hoje publicado.
Os Açores contam, nas últimas 24 horas, com 25 novos casos de covid-19, 24 dos quais detetados em São Miguel e um nas Flores, informa hoje o comunicado da Autoridade Regional de Saúde.
A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 3.750.028 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência AFP.
O PSD questionou hoje o Governo sobre que medidas vai adotar para “mitigar o grave problema de saúde pública” que consideram ser a viciação crescente dos portugueses no jogo das ‘raspadinhas’.
Um estudo internacional liderado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC) revelou um novo mecanismo de infeção específico da Salmonella, que pode ser importante para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para travar infeções causadas por esta bactéria.
Perto de 30% dos adultos da União Europeia já consumiu drogas ilícitas pelo menos uma vez na vida, indica um relatório hoje publicado, que avança que em 2019 foram realizadas cerca de 1,1 milhões de apreensões.
Mais de 400 novas substâncias psicoativas foram detetadas no mercado europeu da droga e cerca de 370 laboratórios foram desmantelados em 2019, o que indicia uma estratégia dos traficantes para produzir mais perto dos consumidores.
O tráfico de droga europeu adaptou-se às restrições de mobilidade impostas pela pandemia, com traficantes e consumidores a recorrem a novos métodos, levando à transição desse mercado para o digital, alerta um relatório hoje divulgado.
A região sul de Portugal continental registou no final de maio um aumento da área em seca meteorológica, com o Baixo Alentejo e o Algarve em situação de seca moderada e alguns locais em seca severa, segundo o IPMA.
O Parlamento Europeu aprovou a adoção do certificado digital covid-19, que permitirá aos cidadãos comunitários já vacinados, recuperados de uma infeção ou testados viajar sem restrições dentro da União Europeia a partir de 01 de julho.
O Governo vai reforçar o apoio às vítimas de violência doméstica por causa dos “desafios impostos pela pandemia covid-19” e do período de férias escolares e laborais que se aproxima, lembrando que a casa nem sempre é um lugar seguro.
Todos os distritos do continente e o arquipélago da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, está a digitalizar informações clínicas de doentes, sobretudo dos pediátricos porque são os “futuros utentes adultos”, para diminuir a utilização de papel e facilitar o acesso pelos médicos.
O Parlamento Europeu (PE) vai votar hoje a proposta de criação de um certificado digital covid-19 que, se aprovado, entrará em vigor a 01 de julho, pondo fim às restrições à circulação na Europa a vacinados, recuperados e testados.
A Assembleia da República debate hoje os projetos de lei do Bloco de Esquerda (BE) e da Iniciativa Liberal (IL) para legalização da canábis para consumo pessoal, um agendamento potestativo dos bloquistas.