Os casos da covid-19 começaram novamente a aumentar na Europa após 10 semanas consecutivas de queda, anunciou hoje a filial europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando para o risco de uma nova vaga.
A generalidade dos países não disponibiliza dados suficientes sobre o bem-estar das crianças, alerta a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) num relatório divulgado hoje, em que sublinha a importância desses elementos para políticas eficientes.
Um estudo da Faculdade de Medicina do Porto revelou que a doença neurológica e reumática, bem como sintomas reveladores de ansiedade e de depressão, têm uma associação direta na ocorrência de quedas acidentais, sobretudo em mulheres e idosos.
A Ordem dos Médicos saudou a comparticipação de testes rápidos de antigénio à covid-19 que entra hoje em vigor e defendeu que a medida deve incluir quem já tem esquema vacinal completo.
O certificado digital europeu de imunização contra a covid-19 ou realização de teste negativo entra hoje em vigor, tendo sido já emitidos mais de um milhão em Portugal.
Os testes rápidos de antigénio (TRAg) à covid-19 passam, a partir de hoje, a ser comparticipados a 100%, uma medida que visa intensificar a sua utilização pela população e reforçar o controlo da pandemia de covid-19.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde defendeu hoje que a covid-19 contribuiu para “democratizar a ciência”, permitindo à população familiarizar-se com expressões científicas ligadas à pandemia.
O Presidente da República defendeu hoje que, apesar da subida de novos casos de infeção com o novo coronavírus, não se justifica um "discurso alarmista fundamentalista", tendo em conta os números de mortes e cuidados intensivos.
Cerca de 86% das pessoas ainda não vacinadas contra a covid-19 querem receber a vacina, mas 6,5% não pretende tomá-la, indica um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, que alerta para o perfil dos resistentes.
O Hospital de Braga retoma na quinta-feira, com algumas restrições, as visitas aos doentes internados, que estiveram temporariamente suspensas devido à pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A presidente da Associação de Farmácias de Portugal (AFP) saudou hoje a aprovação da comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional, considerando que o seu preço era um fator limitativo para muitas pessoas o realizarem.
A Direção Regional da Saúde dos Açores tem estado a integrar os registos de vacinas contra a covid-19 na base de dados nacional para garantir que fiquem validados até à entrada em vigor do certificado digital, na quinta-feira.
O Governo vai aprovar ainda durante o mês de julho o primeiro plano nacional de combate ao racismo e à discriminação, anunciou hoje a ministra de Estado e da Presidência, segundo a qual a consulta pública teve 139 contributos.
Menores de 18 anos estão dispensados de isolamento de 14 dias imposta aos viajantes provenientes do Reino Unido se estiverem acompanhados por adultos com vacinação completa, que também estão isentos, confirmou hoje o Governo português.
A comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional entra em vigor na quinta-feira, sendo que o preço máximo da sua realização não pode exceder os dez euros, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República.
O centro de vacinação ‘drive-thru’ no Porto, a instalar no Queimódromo, já teve ‘luz verde’ do Governo, devendo permitir, quando estiver operacional, a inoculação de 2.000 pessoas por dia, revelou hoje o presidente da autarquia.
A incidência da infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal continental continua a subir, estando hoje nos 176,9 casos por 100.000 habitantes, assim como na totalidade do território que é agora de 172,8, revelam dados oficiais.
Portugal regista hoje 2.362 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, um valor semelhante a dados de meados de fevereiro, quatro mortos com covid-19 e um aumento nos internamentos.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português considerou hoje que o Certificado Digital (CD), que entra quinta-feira em vigor no espaço da União Europeia (UE) é uma medida “cautelosa e prudente”, que vai permitir “abrir gradualmente a economia”.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 30 novos casos positivos de covid-19, dos quais 29 em São Miguel e um na Terceira, e 26 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde.
O Governo vai publicar nos próximos dias o novo estatuto das vítimas, que junta vários estatutos, nomeadamente o de violência doméstica, anunciou hoje a ministra de Estado e da Presidência, segundo a qual a rede nacional acolheu 166 idosas.
O certificado digital, que entra em vigor quinta-feira, pretende facilitar a circulação segura na União Europeia, mas quem o solicitar necessita de cumprir um de três requisitos: estar vacinado, ter um teste negativo ou estar recuperado da covid-19.
Mais de um milhão de portugueses já têm o certificado digital para facilitar a circulação na União Europeia e que entra em vigor quinta-feira, mas que, em Portugal, também permite o acesso a eventos culturais, desportivos e familiares.
A pandemia de covid-19 fez pelo menos 3.940.888 mortos no mundo desde que o vírus foi detetado na China no final de 2019, segundo um balanço realizado hoje pela agência France-Presse a partir de fontes oficiais.