Cinco organizações das Nações Unidas lançaram hoje a iniciativa ‘Education Plus’, que pretende “acelerar ações e investimentos para prevenir o VIH” na África subsaariana, onde, semanalmente, 4.200 jovens mulheres são infetadas com o vírus da imunodeficiência humana.
As autoridades madeirenses reportaram 10 novos casos de covid-19 e 79 situações ativas nas últimas 24 horas na região, permanecendo as unidades dedicadas à doença no Hospital do Funchal sem doentes internados, informou a Direção Regional de Saúde (DRS).
Portugal prevê receber cerca de 1,8 milhões de vacinas contra a covid-19 até ao final deste mês, a grande maioria da Pfizer, anunciou hoje a `task force´, adiantando que mantém uma reserva para as segundas doses.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou hoje o tratamento de doentes com casos graves de covid-19 com os medicamentos 'tocilizumab' e 'sarilumab', considerando que permitem reduzir a necessidade de ventilação mecânica e o risco de morte.
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que as festas ilegais e legais que são feitas um pouco por todo o país são os “principais polos de difusão” desta nova vaga da pandemia de covid-19.
Os profissionais da saúde da Madeira envolvidos no combate à covid-19 vão ser homenageados pela Assembleia Legislativa com uma estátua que salienta a falta de afetos, o abraço, a inaugurar pelo Presidente da República, foi hoje anunciado.
A variante Delta do vírus SARS-CoV-2, associada à Índia e considerada mais transmissível, é responsável por perto de 90% dos casos de infeção em Portugal e registou um forte incremento no Norte, na Madeira e nos Açores.
Portugal registou hoje mais 2.170 casos de infeção do novo coronavírus, num dia sem alterações nos internamentos em enfermaria, que estão nos 613, e em que há menos três doentes em cuidados intensivos por covid-19, num total de 133.
Mais de 232 mil vacinas contra a covid-19 foram administradas até domingo na Madeira, tendo a região atingido 40% da população com vacinação completa, informou hoje o gabinete do secretário da Saúde do arquipélago.
As ações e decisões dos próximos 18 meses vão determinar se os planos de recuperação da pandemia de covid-19 vão colocar o mundo no caminho do crescimento económico, do bem-estar social e da proteção do ambiente.
Os Açores identificaram nas últimas 24 horas 11 novos de casos de covid-19, nas ilhas do Faial, Pico, Flores, São Jorge e São Miguel, tendo sido registado um óbito de um homem com “doença crónica” em Ponta Delgada.
Investigadores do Porto identificaram uma elevada prevalência de pré-fragilidade e de fragilidade nos doentes com insuficiência cardíaca, inclusivamente nos mais novos, defendendo, por isso, que a massa muscular deve ser tida em conta quando são delineados planos de intervenção.
O primeiro-ministro admitiu hoje que as condições de vacinação nas próximas duas semanas serão “mais incómodas”, devido ao esforço de aceleração necessário para enfrentar a quarta vaga da covid-19 que afeta o país, e alertou que a luta não terminou.
Mais de 141.500 doses de vacinas contra a covid-19 foram administradas na segunda-feira em Portugal continental, avançou hoje à Lusa a `task force´ que coordena o plano de vacinação.
A pandemia de covid-19 “aumentou a severidade” dos casos de violência doméstica nos Açores, região com uma elevada taxa de incidência destas situações que podem estar relacionadas com “resquícios bastante acentuados de uma sociedade patriarcal”, segundo especialistas.
O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) distinguiu com o prémio para jovens investigadores um projeto que visa identificar novos marcadores moleculares de prognóstico em pacientes com cancro do estômago avançado.
O bastonário dos Médicos defendeu hoje que há medidas alternativas ao confinamento que devem ser usadas para travar a pandemia como “regras mais restritas” para que as pessoas as cumpram, uma fiscalização efetiva e uma nova matriz de risco.
O Governo estima que o número de novos casos de pessoas infetadas com covid-19 poderá atingir os cerca de 4.000 diários nas próximas semanas, duplicando a tendência de quase 2.000 infetados, alertou hoje a ministra da Saúde.
O Governo e o setor social chegaram a acordo para um aumento de 3,6% no compromisso de cooperação social, ao qual acresce uma verba de oito milhões de euros para as instituições que tiveram mais despesas com a covid-19.
As autoridades da Madeira diagnosticaram nove novos casos de covid-19 e mais 14 pessoas recuperadas nas últimas 24 horas na região, reportando 75 situações ativas, anunciou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS).
Cerca de 80 pessoas com 39 e mais anos que tinham agendamento confirmado para hoje no Centro de Vacinação do Cerco do Porto esperam há três horas pela inoculação, denunciou à Lusa Ana Paiva, companheira de uma delas.
A Câmara de Vila Nova de Gaia prevê abrir, até final do mês, um terceiro centro de testes à covid-19 na modalidade “walk-thru”, possibilitando às pessoas aceder ao mesmo a pé e não de carro, anunciou hoje o vice-presidente.
As pessoas com 27 ou mais anos já podem agendar a vacinação contra a covid-19 na plataforma de autoagendamento da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Presidente da República defendeu hoje que a vida não se limita à pandemia de covid-19, considerando que os atletas portugueses apurados para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 representam a “esperança” numa vida menos condicionada pelas restrições sanitárias.