O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) pediu hoje uma "ação urgente" para enfrentar a oposição às vacinas contra a covid-19 na Europa, e denunciou um aumento nos ataques à infraestrutura e funcionários da saúde.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.771.320 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
A última fase do levantamento das restrições impostas para a controlar a pandemia entra em vigor em Portugal continental na sexta-feira, com a reabertura de bares e discotecas e o fim das limitações de ocupação para lojas e restaurantes.
O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna lança na sexta-feira a campanha “Vacinação é Proteção”, com o objetivo de sensibilizar os idosos para as vantagens das vacinas, como as da gripe e pneumonia.
O YouTube removeu mais de 130 mil vídeos desde outubro do ano passado por violarem as políticas covid-19 relativas à informação sobre vacinas e alargou as diretrizes sobre outras vacinas já aprovadas, divulgou hoje a plataforma.
A Ordem dos Médicos enalteceu hoje o vice-almirante, Henrique Gouveia e Melo, e respetiva equipa pelo trabalho realizado no plano de vacinação contra a covid-19.
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou hoje a descer quer no continente quer a nível nacional, registando-se, por outro lado, uma ligeira subida no índice de transmissibilidade.
O uso obrigatório de máscara mantém-se nos espaços comerciais com área superior a 400 metros quadrados, incluindo centros comerciais, esclarece o diploma que prevê o alívio das restrições associadas à pandemia e que entra em vigor na sexta-feira.
O Governo dos Açores vai deixar de pagar, a partir de outubro, os testes à covid-19 feitos pelos laboratórios nacionais para quem pretenda viajar para a região, anunciou hoje o secretário da Saúde, Clélio Meneses.
A Comissão Europeia lançou hoje cinco estruturas de missão para atingir até 2030 objetivos como tornar pelo menos 150 regiões e comunidades europeias resistentes às alterações climáticas e melhorar a vida de três milhões de pessoas com cancro.
Portugal regista hoje seis mortes atribuídas à covid-19, 755 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e uma redução nos internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.762.596 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
A Madeira atingiu 81% da população residente com a vacinação completa contra a covid-19 e 83% com a primeira inoculação, segundo o boletim semanal sobre a administração de vacinas no arquipélago, divulgado hoje pelo Governo Regional.
Cerca de 200 médicos de família devem aposentar-se este ano, segundo a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que diz que o saldo negativo entre as aposentações e entradas destes profissionais no SNS deve inverter-se em 2023.
Os Açores registaram 20 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e 11 doentes internados, mais sete do que na terça-feira, segundo o boletim de hoje da Autoridade de Saúde.
A assistência no Serviço Nacional da Saúde (SNS) recuperou os níveis pré-pandemia, anunciou hoje o Ministério, indicando que foram realizadas este ano, até agosto, 24 milhões de consultas, mais três milhões do que em 2019.
Um grupo de médicos do Centro Hospitalar do Algarve (CHUA) alertou para a “alarmante situação de falência” da urgência pediátrica do hospital de Faro, considerando que a falta de profissionais está a colocar em risco a assistência aos doentes.
Uma equipa de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a procurar novos biomarcadores para detetar e monitorizar o cancro do estômago de forma rápida e muito menos invasiva, foi hoje anunciado.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) defendeu hoje que é preciso encontrar os doentes oncológicos que ficaram por identificar devido à pandemia, mas alertou que esta tentativa de recuperação não pode prejudicar diagnósticos e tratamento futuros.
A equipa de investigadores que venceu a 2.ªedição da Bolsa de Investigação em Leucemia Linfocítica Aguda quer compreender alguns mecanismos de progressão da doença para poder encontrar soluções para casos em que os tratamentos não são curativos.
Um estudo das Faculdades de Medicina e de Enfermagem da Universidade da Cantábria, em Espanha, mostrou que as vacinas contra o novo coronavírus não causaram efeitos adversos às mulheres em fase de amamentação, informou a instituição, em comunicado.
Investigadores da Universidade de Cambridge defendem num estudo publicado hoje um novo modelo para aferir a evolução da pandemia de covid-19, em vez do indicador atualmente utilizado para apurar a transmissão de infeções.
O vice-almirante Gouveia e Melo vai ser proposto pelo Governo ao Presidente da República para substituir o atual Chefe do Estado-Maior da Armada que vai ser exonerado, adiantou à Lusa fonte próxima do processo.
Portugal registou nas últimas décadas uma evolução “bastante favorável nos indicadores da desigualdade na mortalidade”, aproximando-se dos restantes países da Europa, de acordo com um estudo hoje divulgado pela Universidade de Coimbra (UC).