A Madeira registou quatro novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e 11 recuperados, contabilizando 80 casos ativos, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).
Com 246 beneficiários a integrar o programa municipal de apoio a cuidadores informais, a Câmara de Gaia pretende, a partir de novembro e em articulação com instituições sociais e hotéis, incluir no programa a valência de “internamento de alívio”.
O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, afirmou hoje que o Hospital de São Bernardo, do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), “está a funcionar e com qualidade", apesar do pedido de demissão de 87 médicos.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos acusou hoje o Ministério da Saúde de prejudicar a contratação e formação médicas na região Centro, considerando que as “difíceis condições” das instituições de saúde “não permitem uma melhor formação médica”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje que as alterações climáticas são "a maior ameaça à saúde da Humanidade", apelando aos governos para saírem da pandemia de uma forma "saudável e verde".
A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje para a falta de médicos e de condições de trabalho no hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, onde há doentes em observação na garagem.
O teste positivo à covid-19 de uma segunda funcionária da Escola Básica da Quinta de S. Gens, Matosinhos, vai obrigar ao prolongamento por dois dias do isolamento de parte das 314 crianças que estão em casa desde dia 06.
A Ordem dos Médicos (OM) recusou hoje que Portugal enfrente um problema de formação de especialistas, acusando o Ministério da Saúde de “incapacidade” para manter estes clínicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Ordem dos Farmacêuticos apelou hoje aos partidos que “ponderem seriamente” a sua posição quando votarem a proposta de lei do PS para a revisão da Lei das Ordens, alertando que o diploma sustenta “um modelo de instrumentalização das ordens profissionais”.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) começou a avaliar um pedido de introdução no mercado de uma combinação de anticorpos para prevenir e tratar a covid-19 em pessoas a partir dos 12 anos.
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias continua a descer, fixando-se hoje nos 82,9 casos por 100 mil habitantes a nível nacional, mas o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a subir.
Portugal regista hoje mais 327 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes associadas à covid-19 e um aumento no número de internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas defendeu hoje que “30% do imposto sobre bebidas açucaradas” deveria ser alocado à saúde oral.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, sete novos casos de infeção por SARS-CoV-2, todos na ilha de São Miguel, e a Região contabiliza hoje 177 casos positivos ativos, informa a Autoridade de Saúde Regional.
A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver um projeto que visa avaliar a imunidade à covid-19 e a sua evolução temporal na população da Cova da Beira, foi hoje anunciado.
O programa ‘+Visão’ vai ser alargado na Madeira para que todas as crianças e jovens até os 14 anos possam usufruir de um apoio de 150 euros na aquisição de óculos graduados, foi hoje anunciado.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.847.904 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Os nitratos em excesso continuam a poluir a água na União Europeia (UE), segundo o relatório hoje divulgado sobre a aplicação da Diretiva (lei comunitária) Nitratos que se baseia em dados entre 2016 e 2019.
A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto pediu hoje a intervenção da Entidade Reguladora da Saúde para “repor a legalidade” nas maternidades que ainda proíbem a presença do acompanhante em consultas, exames e no parto.
O parlamento começa hoje a funcionar com menos restrições devido à covid-19, destacando-se o fim dos limites da presença de deputados no plenário, mas continua a ser obrigatório o uso de máscara nas áreas comuns.
O grupo parlamentar do BE vai hoje entregar um projeto-lei na Assembleia da República para proceder à alteração das carreiras dos enfermeiros, de maneira a valorizar estes profissionais de saúde e melhorar as “condições remuneratórias”.
Os idosos com 80 ou mais anos e os utentes de lares e de unidades de cuidados continuados começam esta semana a receber a terceira dose da vacina para reforçar a sua imunidade contra o vírus SARS-CoV-2.
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou hoje a descer, fixando-se agora nos 86,5 casos por 100 mil habitantes a nível nacional, mas o índice de transmissibilidade (Rt) registou uma subida.
Portugal regista hoje mais 841 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 e oito mortes associadas à covid-19, assim como uma diminuição no número de internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).