SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Ansião cria banco local de voluntariado

LUSA
30-03-2020 15:39h

O Município de Ansião está a criar um banco local de voluntariado com o objetivo de encontrar pessoas para apoiar idosos, anunciou hoje aquela câmara do distrito de Leiria.

Esta medida foi definida a pensar nos que se encontram sozinhos, isolados e sem apoio familiar, mas também naqueles que estão institucionalizados, que requerem uma particular atenção nesta fase de propagação do novo coronavírus e que necessitam de apoio de terceiros, refere uma nota de imprensa.

O Município de Ansião, liderado por António Domingues, entende ser necessário "angariar recursos humanos disponíveis" para fazer "face a eventuais constrangimentos que venham a verificar-se, privilegiando-se os voluntários que possuam experiência na área social, nomeadamente na prestação de cuidados a terceiros", sobretudo os idosos, um grupo etário especialmente vulnerável à covid-19.

Os interessados podem efetuar a sua inscrição através do preenchimento de um formulário numa plataforma ‘online’ no portal da autarquia.

"No contexto da pandemia de covid-19 e do isolamento social que se exige a toda a população," a autarquia tem já no terreno uma equipa da ação social, no âmbito da iniciativa 'Nós Vamos Por Si', direcionada a pessoas com mais de 65 anos, para entrega ao domicílio de bens de primeira necessidade e de medicamentos.

Está também disponível uma linha de apoio psicológico e emocional para quem, "face às profundas alterações aos hábitos e estilos de vida impostas pela covid-19, se sente mais fragilizado".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 142.300 são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

MAIS NOTÍCIAS