SAÚDE QUE SE VÊ

Mafra com 1,5ME para apoiar famílias e instituições afetadas

LUSA
27-03-2020 13:11h

A Câmara de Mafra, no distrito de Lisboa, decidiu hoje canalizar 1,5 milhões de euros para o Fundo de Emergência destinado a apoiar famílias ou instituições afetadas no concelho, onde existem 23 casos de infeção por covid-19.

Em reunião de câmara, o executivo municipal aprovou hoje um conjunto de medidas extraordinárias para fazer face à pandemia, entre as quais o Fundo de Emergência Social, com um milhão de euros disponíveis para apoiar famílias.

O município criou também o Fundo de Emergência Institucional, com meio milhão de euros para "dotar a autarquia de condições para dar resposta imediata às necessidades emergentes das instituições do concelho".

No âmbito das medidas extraordinárias aprovadas, o executivo decidiu também isentar o pagamento da fatura da água a todos os consumidores domésticos do primeiro escalão e das rendas das concessões e alugueres em espaços comerciais ou empresariais municipais para empresas ou associações.

A autarquia suspendeu também o pagamento de taxas relativas à ocupação do espaço público e publicidade a todos os estabelecimentos comerciais, com exceção de estabelecimentos bancários, instituições de crédito e seguradoras.

Vai devolver valores pagos para este ano pelos pais, nos diversos serviços prestados pela câmara, em instalações desportivas, nos serviços de Apoio à Família e na creche, e por empresas referentes à ocupação da via pública por esplanadas.

A autarquia criou o projeto "Se não puder sair de casa, vamos por si", de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00, para cidadãos com mais de 65 anos, sem apoio familiar, ou casos em isolamento social, substituindo-os nas suas deslocações ao supermercado ou à farmácia.

Foi também implementada "a linha que nos une", através do número 261 810 261, com atendimento telefónico por psicólogos.

Segundo divulgou hoje a autarquia, existem 23 casos de infeção pelo novo coronavírus no concelho, uma morte, 32 casos suspeitos e 132 cidadãos em vigilância pelas autoridades de saúde.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 112.200 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

MAIS NOTÍCIAS