SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Afeganistão regista primeira morte devido ao novo coronavírus

LUSA
22-03-2020 17:55h

O Afeganistão registou hoje a primeira vítima mortal derivada da covid-19 no país, que conta com 34 casos identificados de infeção, avançou o Ministério da Saúde do país asiático.

"O paciente tinha aproximadamente 40 anos e morreu devido a complicações ligadas à covid-19", informou à imprensa o gabinete tutelado por Wahidullah Mayar, especificando que a vítima mortal era oriunda da província de Balkh, no norte do Afeganistão.

Por seu turno, o diretor dos serviços médicos regionais explicou à agência de notícias francesa (AFP) que o doente, que morreu em sua casa, tinha um historial clínico e que a sua família se recusou a colocá-lo em quarentena.

Embora o número de casos registados permaneça relativamente baixo no Afeganistão, que conta com 35 milhões de habitantes, apenas algumas centenas de pessoas foram testadas ao novo coronavírus, devido às limitações do sistema de saúde do país, provocadas por 40 anos de conflitos armados.

Dez casos, incluindo dois diplomatas estrangeiros, foram detetados entre as 97 pessoas testadas nas últimas 24 horas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 308 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 13.400 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal, há 14 mortes e 1.600 infeções confirmadas.

MAIS NOTÍCIAS