SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Centro de rastreio da Feira abre sábado no Europarque com 400 testes por dia

20-03-2020 19:55h

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira anunciou hoje que o centro local de rastreio à Covid-19 começa no sábado a funcionar no centro de congressos Europarque e terá capacidade para realizar 400 testes por dia.

Segundo informa essa autarquia do distrito de Aveiro, a nova estrutura inicia a sua atividade às 08:00 e realizará os referidos exames sob supervisão do Laboratório Germano de Sousa, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte.

A câmara alerta, contudo, que "os testes apenas serão realizados mediante a apresentação de requisição médica do Serviço Nacional de Saúde (SNS)", emitida por um médico de família dos centros de saúde locais, e, nesse caso, o procedimento será gratuito.

Podem também aceder ao serviço os cidadãos que apresentem uma requisição médica emitida por instituição de saúde privada, mas, nesse contexto, a avaliação terá custos para o utente, uma vez que o exame "não tem qualquer comparticipação do SNS" e poderá custar 150 euros.

Segundo o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa, o novo centro de rastreio resulta do trabalho que a autarquia tem desenvolvido com vista à "procura de soluções e definição de estratégias - ao nível municipal e também intermunicipal - para combater esta pandemia e assegurar a segurança e saúde das populações".

A disponibilização do Europarque para o efeito resulta de uma decisão concertada pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, que integra os concelhos de Arouca, Espinho Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra.

O centro de testes irá servir assim a área de influência do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga, que, integrando os hospitais da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, representa uma comunidade na ordem dos 350.000 utentes.

Emídio Sousa nota ainda que a nova estrutura também estará disponível para atender a necessidades "dos concelhos limítrofes" e revela à Lusa: "Todos os procedimentos serão realizados dentro do edifício porque há muito espaço para estacionar e assim será mais confortável para todos. O acesso vai fazer-se pela entrada Norte do Europarque, sempre por um percurso autónomo devidamente sinalizado".

O Centro de Testes da Covid-19 no Europarque funcionará sete dias por semana, entre as 08:00 e as 18:00. A marcação dos testes deverá ser efetuada através do email: covid19.feira@germanodesousa.com ou dos contactos móveis: 930.525.694 ou 930.519.034.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, surgiu em dezembro e já infetou mais de 250.000 pessoas em todo o mundo, provocando mais de 10.400 mortes. Itália tornou-se sexta-feira o país com maior número de vítimas mortais em todo o mundo, registando 3.405 óbitos em 41.035 casos.

Em Portugal, a Direção-Geral de Saúde elevou sexta-feira o número de infetados para 1.020, o que representa mais 235 casos positivos do que na quinta-feira, e o número de mortos subiu para seis.

O país encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira, sendo que na terça ao fim da tarde já fora declarado o estado de calamidade pública no município de Ovar, sujeito a cerco sanitário desde quarta.

MAIS NOTÍCIAS