O Governo cabo-verdiano anunciou hoje que vai pagar os funerais das 25 vítimas do despiste de um autocarro na ilha do Fogo, bem como as deslocações para a ilha das famílias afetadas pelo acidente ocorrido no sábado.
A informação foi avançada hoje pelo ministro da Saúde, Lúcio Miranda, citado pela Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress), após uma reunião do gabinete de crise criado na sequência do acidente.
Além dos funerais, o Estado vai suportar as despesas de deslocação de familiares de primeiro grau que tenham de viajar da cidade da Praia para o Fogo e a trasladação de uma das vítimas para a capital, segundo o governante.
"Temos de dar o maior apoio possível nos próximos dias", afirmou Lúcio Miranda, acrescentando que o Governo está a trabalhar com a Câmara Municipal de São Filipe para identificar as necessidades das famílias.
O ministro confirmou 25 mortos e 14 pessoas internadas no Hospital Regional São Francisco de Assis, quatro das quais em estado grave.
Lúcio Miranda considerou tratar-se do acidente "com maior número de vítimas mortais registado num único dia em Cabo Verde", destacando que a maioria das vítimas são adolescentes.
O Governo mobilizou para o Fogo uma equipa médica especializada, com elementos provenientes das ilhas de São Vicente e Santiago, para reforçar os profissionais do hospital regional.
A equipa integra especialistas em neurocirurgia, cirurgia, cuidados intensivos, anestesiologia e cardiologia, entre outras áreas, além de enfermeiros com experiência em cuidados intensivos.
Segundo o ministro, a equipa deverá reforçar a assistência aos doentes, permitir diagnósticos mais precisos e avaliar os casos que necessitem de evacuação médica para Santiago ou outros centros com maior capacidade de resposta.
Cabo Verde decretou dois dias de luto nacional.
A Cruz Vermelha de Cabo Verde também mobilizou uma equipa de emergência pré-hospitalar, constituída por médicos, enfermeiros e tripulantes, que já se encontra na ilha para apoiar as operações de socorro e prestar assistência às pessoas afetadas.
O autocarro, que transportava alunos que regressavam de um passeio, saiu da estrada e caiu de uma altura de cerca de 30 metros, na localidade de Campanas de Cima, no município de Santa Catarina do Fogo.
A maioria das vítimas são crianças e jovens.
O delegado do Ministério da Educação em São Filipe, José Pedro Gonçalves, esclareceu à Inforpress que o passeio não foi organizado no âmbito das escolas.
Segundo explicou, tratava-se de uma atividade que o condutor habitualmente organizava todos os anos com alunos que transportava durante o período letivo, geralmente no final do ano escolar ou antes do início de um novo ano letivo.
A Inforpress adiantou que, das 25 vítimas mortais, 20 morreram no local do acidente e cinco no Hospital Regional São Francisco de Assis.
Sete das vítimas foram sepultadas durante a noite, enquanto os funerais de outras vítimas decorrem hoje.
O Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde manifestou profundo pesar pelo acidente e afirmou estar a articular com as autoridades nacionais para apoiar a resposta às necessidades das vítimas e das pessoas afetadas.
"As Nações Unidas estão operacionais e continuarão a articular com o Governo de Cabo Verde e as autoridades locais, colocando à disposição a sua capacidade técnica e apoio financeiro através das suas agências, contribuindo para uma resposta coordenada na sequência desta tragédia", acrescentou.