A Piscina Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, foi hoje encerrada temporariamente após análises à água terem confirmado a existência de contaminação por estafilococos, divulgou a câmara.
Num comunicado publicado nas redes sociais, o município de Estremoz disse ter sido “foi detetada a presença de estafilococos em valores superiores aos permitidos por lei”.
“Os procedimentos necessários à normalização irão ser efetuados de imediato, de forma a permitir a utilização da piscina em segurança, após a realização de nova análise”, informou a autarquia na nota.
Contactada pela agência Lusa, a vice-presidente da câmara municipal, Sónia Caldeira, explicou que o município ficou hoje “a conhecer o resultado” da análise realizada, estando agendada para quinta-feira de manhã “a realização de nova análise”.
Entretanto, esclareceu, já foi hoje efetuado na piscina municipal “um tratamento de choque, químico”.
“Retirámos logo alguma água e colocámos nova”, afirmou, a vereadora e vice-presidente, indicando que o resultado da nova análise marcada para quinta-feira deverá chegar dias depois.
“Normalmente, a análise demora quatro a cinco dias a chegar. Caso venha em conformidade, enviamos análise para a saúde pública e é logo reaberta” a piscina, precisou.
No comunicado publicado nas redes sociais, a autarquia estimou que a piscina municipal possa reabrir “no início da próxima semana”, mas não referiu o dia concreto.
A Câmara de Estremoz apelou também a “todos os utentes da piscina para a necessidade de se efetuar a higiene necessária e indispensável no acesso ao tanque, nomeadamente o duche prévio e a utilização de equipamento devidamente higienizado”.
A autarquia pediu ainda desculpa pelo transtorno causado e solicitou a compreensão e colaboração “de todos para que estas situações não ocorram no futuro”.