O Hospital de Oliveira de Azeméis reabre hoje em pleno ao início da tarde, após encerramento de vários pisos, transferência de sete utentes internados e desmarcação de consultas devido a uma infestação de baratas.
A informação foi avançada pela administração da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV), que, a partir da sua sede em Santa Maria da Feira, gere o referido hospital do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, tendo detetado o problema na segunda-feira e encerrado parte das suas valências na terça.
“Foram concluídos com sucesso os trabalhos de intervenção técnica, manutenção da rede de saneamento e higienização ambiental nos pisos 2, 3 e 4 do Hospital São Miguel, em Oliveira de Azeméis”, afirmou a administração da ULS.
Ao contrário do que disseram na quarta-feira à Lusa diferentes profissionais do mesmo hospital, a direção da ULS defende que “a intervenção foi intencionalmente agendada para esta época do ano — período que regista a menor taxa de ocupação assistência – por permitir realizar os trabalhos necessários nas áreas intervencionadas sem presença de doentes durante as fases que o exigem”.
Os funcionários contactados argumentavam, contudo, que a operação foi repentina e que o problema dos insetos se deve, no geral, a “falta de investimento” no edifício. “O hospital é muito antigo e ninguém investe lá o suficiente, portanto, com canalizações velhas e tantos campos em volta, não dá para evitar estas coisas”, alegava uma das fontes.
A administração da ULS refere, por sua vez, que os procedimentos de higienização levados a cabo esta semana são habituais e, nesse contexto, agradece aos utentes e profissionais do hospital “a colaboração e a eficiência demonstradas ao longo de um processo que assegura os mais elevados padrões de salubridade e qualidade do ambiente hospitalar”.
Realçando que nunca foi interrompido o serviço de Urgência nem o hospital de dia, a direção da ULS adianta que também vai retomar hoje a deslocação para Oliveira de Azeméis dos doentes entretanto transferidos para os hospitais de Santa Maria da Feira e Ovar, ao ritmo da disponibilidade das ambulâncias utilizadas no transporte desses utentes.
“Concluídas as ações de pulverização, o isolamento regulamentar e os trabalhos de limpeza e higienização geral realizados esta manhã, as equipas técnicas validaram a plena operacionalidade do espaço”, garante a administração.