SAÚDE QUE SE VÊ

Maternidade do hospital de Bragança fez mais 91 partos em 2025

Lusa
12-02-2026 15:58h

A maternidade do hospital de Bragança realizou mais 91 partos em 2025, comparativamente ao ano anterior, registando um total de 459 nascimentos nas instalações, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Nordeste.

De acordo com uma publicação nas redes sociais, no ano passado foram feitos 459 partos no hospital de Bragança, ao passo que em 2024 foram feitos 368, verificando-se um aumento de 24,1%.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste acredita que este resultado se deve à melhoria das condições e modernização do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, no valor de 713 mil euros, financiados pelo Programa de Incentivo à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde.

“O aumento do número de nascimentos agora registado constitui um indicador relevante da confiança da comunidade nos cuidados de saúde materna e infantil prestados pela ULS do Nordeste”, lê-se.

A empreitada contemplou a requalificação de pavimentos, tetos e caixilharias, bem como instalação de rede de gases e sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado e ainda substituição do mobiliário e equipamento.

“A intervenção no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia permitiu a ampliação e modernização das salas de parto e enfermarias, a melhoria e criação de novos espaços de vigilância, acompanhamento, tratamento e realização de meios complementares de diagnóstico (…) bem como a beneficiação de instalações de apoio para utentes e de áreas de trabalho e de descanso para profissionais”, acrescentou a ULS do Nordeste.

As obras foram feitas durante o ano de 2025.

MAIS NOTÍCIAS