SAÚDE QUE SE VÊ

Mau tempo: Câmara de Ourique ativa planos municipais de emergência e proteção civil

Lusa
04-02-2026 20:41h

A Câmara de Ourique, no distrito de Beja, ativou dois planos de emergência e proteção civil, para fazer face aos impactos causados no concelho pela depressão Leonardo neste concelho, revelou o município.

Em nota publicada na sua página oficial na rede social Facebook, a autarquia alentejana indicou que foram ativados o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, assim como o Plano Especial de Emergência e Proteção Civil de Garvão/Funcheira.

A decisão foi tomada na tarde de hoje, após uma reunião de coordenação realizada na sede da Junta de Freguesia de Garvão.

De acordo com o município, “foram ativados os respetivos planos de emergência e reforçado o dispositivo municipal de proteção civil, com monitorização contínua da situação e mobilização coordenada de meios”.

"A proteção das pessoas, dos bens e do ambiente é a prioridade deste dispositivo, que privilegia a antecipação dos riscos, a articulação operacional e a capacidade de resposta rápida”, esclareceu.

A Câmara de Ourique adiantou igualmente que, “caso a situação o justifique, poderá ser determinada a evacuação preventiva da localidade da Funcheira ou de outras áreas onde se venham a verificar condições de risco”.

No concelho de vizinho de Odemira, igualmente no distrito de Beja, também foi ativado, durante a manhã de hoje, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, devido a “fortes condicionantes e prejuízos provocados” pelo mau tempo.

Nesse âmbito, o Serviço de Urgência Básica de Odemira foi transferido, pelas 17:00, para as instalações da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia, no ponto mais alto desta vila.

Já no concelho de Aljustrel, no mesmo distrito, a Associação de Beneficiários do Roxo (ABR) anunciou que “vai efetuar descargas pelo descarregador de superfície” desta barragem “nas próximas horas”, o que “poderá causar constrangimentos em vias e zonas junto ao leito da ribeira do Roxo”.

“Esta situação pode agravar a situação de inundações de vias de comunicação, principalmente na Estrada Nacional 383”, que liga a localidade de Montes Velhos a Aljustrel, revelou.

Também a Estrada Municipal 526, que liga Jungeiros a Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, e a Estrada Municipal 526-2, que liga Montes Velhos a Corte Vicente Anes, poderão ser afetadas por estas descargas, acrescentou a ABR.

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, devido à passagem da depressão Leonardo, segundo o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou na terça-feira em comunicado que as ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão afetar o estado do tempo em Portugal continental até sábado, com períodos em que a precipitação será persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima forte.

Portugal enfrenta hoje a chegada de uma nova tempestade, ainda com populações privadas de eletricidade e a precisar de ajuda, após uma semana de chuva intensa e ventos fortes que causaram 10 mortes e deixaram 68 concelhos em calamidade.

MAIS NOTÍCIAS