A Fundação Clínica Bairro Pité Lanud inaugurou, com o apoio das autoridades timorenses, um edifício para o tratamento da tuberculose em Timor-Leste, um dos países do sudeste asiático com maior incidência daquela doença, anunciou hoje o Governo.
“A nova infraestrutura visa reforçar as condições de prestação de cuidados de saúde no tratamento da tuberculose, contribuindo para a melhoria da qualidade do atendimento aos doentes e para o reforço da resposta nacional a esta doença”, pode ler-se em informação disponibilizada pelo Governo timorense.
Dados do Relatório Global da Tuberculose 2024 indicam que Timor-Leste apresenta uma das taxas de incidência mais elevadas da região do Sudeste Asiático, com uma taxa de incidência de 498 casos por 100 mil habitantes.
Apesar dos progressos registados nos últimos anos, com redução da mortalidade e aumento das taxas de sucesso do tratamento, a doença mantém uma elevada taxa de transmissão comunitária.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Timor-Leste notificou em 2023 6.171 casos de tuberculose, um aumento em relação aos casos registados em 2022 e anos anteriores, mas reduziu as mortes relacionadas com a doença.
A Fundação Clínica Bairro Pité Lanud, em Díli, trabalha com o Ministério da Saúde timorense há duas décadas e tem tido um papel relevante no tratamento da tuberculose, tendo dado assistência a mais de oito mil doentes.